Álgebras de Boole e aplicações

2021-04-23

Em diversos momentos da prática docente, os professores costumam ser questionados pelos alunos a respeito da utilização prática de alguns assuntos matemáticos que compõem o currı́culo básico. Muitas vezes os questionamentos se dão pelo fato do aluno não compreender a utilização desses assuntos em sua vida profissional. O curso médio técnico proporciona uma oportunidade de aplicação prática de alguns conceitos. Este trabalho visa apresentar os fundamentos das álgebras de Boole e suas aplicações por meio das portas lógicas em cursos técnicos de eletrônica e informática. A apresentação será feita a partir de planos de aula elaborados com o objetivo de informar e familiarizar os alunos sobre o tema. Palavras-chave: Matemática. Álgebra de Boole. Ensino médio técnico.
At various times in teaching practice, teachers are asked by students about the use of some mathematical subjects that make up the basic curriculum. Often the questions arise because the student does not understand the use of these subjects in his professional life. The technical school offers an opportunity to apply some concepts. This work aims to present the fundamentals of Boolean algebras and their applications through the logic gates in technical courses in electronics and informatics. The presentation will be made from lesson plans designed to inform and familiarize students on the topic. Keywords: Mathematics. Boolean Algebra. Secondary Technical Education.

Matemática, Álgebra de Boole, Ensino médio técnico, Funções algébricas

FRANÇA, Fernanda Joyce de Almeida. Álgebras de Boole e aplicações. 2021. 69 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Florestal. 2021.