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    Políticas Públicas de Inclusão no Ensino Superior: análise das estratégias da Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas da Universidade Federal de Viçosa
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-05-17) Julião, Cassiano Roberto Ferreira; Pereira, Luiz Ismael; http://lattes.cnpq.br/0710602664094816
    Este estudo objetiva compreender a implementação de estratégias institicuionais para a promoção de políticas de inclusão na universidade pública brasileira. Para atender a essa finalidade, elegeu-se como recorte empírico a Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusiva s, da Universidade Federal de Viçosa, em 2014. Para tanto, utilizou-se como procedimentos de análise a Revisão Bibliográfica; Documental; Análise de Conteúdo e Lexical com apoio do Software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). A utilização desses procedimentos bem como a escolha da metodologia desta pesquisa se justificam pelo fato de seu desenvolvimento ocorrer em um período de pandemia mundia l causada pelo novo coronavírus denominado COVID-19. Os resultados dessa pesquisa mostram que a criação da UPI-UFV proporcionou um crescimento expressivo no número de estudantes com necessidades educacionais no período de 2014 a 2020 de 1.625%, decorrente das Políticas Inclusivas garantidoras do acesso e da permanência desses estudantes nas IFES. Outro fator primordial na implementação da Política, é o Atendimento Educacional Especializado (AEE), através dos docentes, monitores e técnicos administrativos, que contribuíra m para que os estudantes rompessem com o sentimento de incapacidade e as diversidades encontradas no caminho (adaptação na nova rotina, desenvolvimento nas atividades, realização das provas, etc.) auxiliando na obtenção de êxito na conclusão de disciplinas da graduação. A Resolução CONSU nº 2, de 15 de fevereiro de 2022, que aprova a Instituição da Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusiva s da Universidade Federal de Viçosa e seu Regimento Interno, tratando assuntos sobre a estrutura da Unidade, direitos e responsabilidades dos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) e avaliação da Unidade. Essa Resolução representa uma grande conquista, podendo servir de exemplo para a implementação de Políticas de Inclusão em outras IES. Além disso, o fornecimento de informações inerentes às despesas mais utilizadas na UFV em relação ao Programa Incluir de 2014 a 2020 não foram disponibilizadas de modo que fosse possível ao agrupá-las, torná-las inteligíveis e as informações relacionadas aos gastos gerais de 2014 a 2020 não foram disponibilizadas para análise. Por fim, acredita-se que este estudo contribua não só para a melhoria no processo de ensino-aprendizado de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE) mas, também, seja visto como um caminho para uma discussão contínua cujos avanços sejam fundamentais para a ampliação do conhecimento acerca da inclusão na UFV e maior divulgação de suas ações nos meios acadêmicos e científicos. Palavras-Chave: Políticas Públicas. Políticas de Inclusão. Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. Implemenação. Ensino Superior.
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    Políticas públicas e turismo sustentável: uma análise em Capitólio-MG
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-06-30) Leonel, Camila Silveira; Faria, Evandro Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/0606946037766688
    O presente estudo tem o propósito de compreender o papel da administração pública local no desenvolvimento do turismo sustentável em Capitólio. Esta pesquisa está fundamentada nas teorias Butller (1980) e Scott (2011), procurando a relacionar a atuação pública à sustentabilidade. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa possui a natureza quantitativa, classificada como descritiva e a sua fonte de dados é primária com a aplicação de 315 questionários aos residentes do município de estudo. Para a análise dos dados, foram utilizadas a seguintes técnicas: Alfa de Cronbach, Análise de Clusters e Modelagem de Equações Estruturais. De forma geral, constatou-se que o turismo sustentável pode ser influenciado de forma positiva pela participação social, política pública do turismo, desenvolvimento econômico, qualidade da cidade, meio ambiente, cultura local e apenas negativamente para o desenvolvimento social. Mostra que o desenvolvimento social tem a necessidade de uma dedicação maior por parte da administração pública para que os moradores mudem a sua percepção em relação a essa categoria. A não inserção da dependência econômica demonstra que em Capitólio, o apoio ao turismo independe dos benefícios econômicos recebidos pelos residentes. Mostra que a não inclusão da dependência econômica pode ter um lado positivo, pois a população valoriza a atividade turística, independentemente se ela possui ganhos financeiros ou não diretos com a atividade. Os resultados demonstram que para o turismo ser promovido de forma satisfatória para os seus moradores e os turistas, a administração local deve incentivar a participação social nas tomadas de decisão, de forma que a atividade seja feita de forma planejada e controlada, minimizando os impactos negativos, principalmente para os residentes. Palavras-chave: Turismo sustentável. Políticas públicas do turismo. Sustentabilidade.
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    Os efeitos da atividade turística na formação socioespacial do município: o caso de Tiradentes - MG
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-02-23) Nonato, Fabiana Aparecida dos Santos; Xavier, Wescley Silva; http://lattes.cnpq.br/6405657015979956
    Este estudo objetivou compreender os efeitos da atividade turística na formação socioespacial de Tiradentes – MG. Foi realizada uma revisão de literatura sobre a concepção de lugar, espaço e território; sobre a relação da produção do espaço e o turismo; os efeitos da atividade turística na formação socioespacial; a Política Pública de Turismo no Brasil e a relação com a dimensão espacial. Face aos seus objetivos, a pesquisa classifica-se como qualitativa e descritiva. A coleta de dados correspondeu à pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas, utilizando-se de um roteiro dividido em cinco blocos, de acordo com a natureza dos respondentes: técnicos do IPHAN da subseção de Tiradentes, representantes do poder público municipal, empresários, população local e Conselho Municipal de Turismo. Para a seleção dos entrevistados foi utilizada a técnica “bola de neve”. A técnica empregada para a interpretação dos dados foi a análise de conteúdo, baseada em Bardin (2011). Quanto ao método da investigação, utilizou-se o estudo de caso, sendo a cidade de Tiradentes- MG adotada como o caso particular. Assim, a pesquisa de campo possibilitou a compreensão dos efeitos da atividade turística na formação socioespacial de Tiradentes, tornado-se evidentes como aspectos negativos: a gentrificação turística, especulação imobiliária, desterritorialização e (re)territorialização, novos usos dos espaços e das edificações, perda de parte da identidade cultural, segregação socioespacial, saudosismo e recriação de valores, e como aspectos positivos: emprego e renda para a população e preservação do patrimônio edificado. Observa-se que a população local não participa de forma ativa das decisões políticas de turismo, sendo necessário seu maior envolvimento. O empresário e poder público local são atores dominantes que exercem influência nas decisões tomadas. Esta situação reflete na estruturação das políticas de turismo, bem como nas diretrizes preservacionistas do patrimônio que estão pautadas para o consumo e desenvolvimento do turismo na cidade. Por fim, identifica-se a necessidade de uma governança local forte e atuante na estruturação de políticas de turismo pautadas nas questões territoriais, minimizando os efeitos socioespaciais do turismo em Tiradentes. Palavras-chave: Turismo. Política Pública. Formação socioespacial. Turistificação. Gentrificação. Tiradentes (MG)
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    Cooperação na rede de implementação de políticas públicas para crianças e adolescentes no ambito local
    (Universidade Federal de Viçosa, 2020-02-20) Castro, Brenda Souza de; Tavares, Bruno; http://lattes.cnpq.br/3023634456138677
    O trabalho abordou as redes de implementação de políticas públicas como atuantes, por meio da cooperação, nas situações em que crianças e adolescentes se encontrem em vulnerabilidade. Teve como objetivo geral compreender como se dá o mecanismo de cooperação na rede de serviços públicos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Viçosa-MG. Os principais conceitos teóricos que fundamentaram este estudo foram Rede de Políticas Públicas e Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes, Implementação de Políticas Públicas e Redes de Implementação de Políticas Públicas e Análise de Redes de Implementação de Políticas Públicas: Propostas Analíticas. A pesquisa qualitativa foi de cunho descritivo e utilizou-se de pesquisa documental, por meio de resoluções e protocolos de atendimentos que, atrelados ao software UCINET, puderam identificar os “nós”, as “posições”, as “ligações” e os “fluxos” da rede. Foram identificados treze equipamentos públicos que fazem parte da rede SGD. Os resultados apontaram os protocolos de atendimento como ponto forte da rede, servindo de norteador no acionamento dos equipamentos públicos certos de acordo com as demandas, evitando assim um desgaste pra criança ou adolescente durante seu processo de busca por solução de algum direito violado. Os gargalos da rede, pela ótica dos protocolos de atendimento, podem ocorrer pela falta de disponibilidade imediata e exclusiva quando se chega alguma demanda, uma vez que, excluindo Conselho Tutelar e CMDCA, os demais equipamentos públicos atendem a outras diferentes demandas para além da causa da criança e do adolescente e tal fato pode gerar morosidade nos processos. Em suma, a cooperação é um mecanismo vigente na rede SGD e têm se mostrado atuante em sanar ou, pelo menos, amenizar os possíveis infortúnios que afetam a devida defesa e promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes à nível municipal. Palavras-Chave: Cooperação. Rede de Implementação de Políticas Públicas. Criança e Adolescente.