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    Estudo do hiato atitude-comportamento no consumo de água entre populações universitárias do Brasil e Canadá
    (Universidade Federal de Viçosa, 2017-02-17) Martins, Andréia de Fátima Hoelzle; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938256100728225
    Considerando a relevância da água como um recurso natural escasso e essencial à manutenção da vida na terra, faz-se necessário avançar nos estudos relacionados ao entendimento do comportamento do consumidor de água. Neste sentido, objetivou-se nesse estudo analisar o hiato entre a atitude e comportamento na população da Universidade de Regina (Canadá) comparando-o com o hiato identificado na Universidade Federal de Viçosa (UFV - Brasil). Pretendeu-se enfatizar como as variáveis contextuais têm potencial explicativo para as escolhas relacionadas ao consumo sustentável de água. Especificamente, propôs-se a confirmação da existência do hiato atitude-comportamento, a exploração da formatação do hiato nas duas populações (UFV e UR) verificando os principais fatores que influenciaram as atitudes e os comportamentos dos consumidores de água em cada contexto; e ainda, a identificação das variáveis demográficas que caracterizam o hiato na população da UR, comparando com os resultados da UFV. Para tanto, recorreu-se às teorias do comportamento do consumidor e estudos que já haviam se dedicado ao entendimento do hiato para elencar as variáveis que representavam a atitude e o comportamento do consumidor, bem como as variáveis contextuais e demográficas que mais haviam apresentado relação com o comportamento sustentável. Questionário e entrevistas foram os métodos selecionados para a coleta de dados quantitativos e qualitativos, respectivamente, em ambas as populações. A análise dos dados obtidos pela aplicação dos questionários se deu por meio de métodos estatísticos que tiveram o intuito de confirmar a existência do hiato, verificar o comportamento das variáveis que formaram o hiato e visualizar a relação entre as variáveis demográficas e a formatação do hiato. A partir da análise de conteúdo dos dados qualitativos pôde-se complementar o entendimento da influência das variáveis contextuais no comportamento do consumidor de água. As variáveis que mais influenciaram a formação dos hiatos foram a Informação e Campanhas (UR) e Informação e Leis e Regulamentos (UFV), os resultados confirmam a relação das variáveis contextuais com o comportamento do consumidor de água. Dentre as variáveis que demonstraram mais favoráveis ao consumo sustentável estão a disponibilidade de água, a confiança nas informações repassadas pelo governo, a existência do lócus de controle interno na população e a infraestrutura para conservação do recurso. Destaca-se a importância de estudos comparativos para elencar soluções em diferentes contextos. Além disso, estes são interessantes caminhos para compreender o quanto o contexto é relevante para a adoção ou não de determinado comportamento, sendo os aspectos climáticos, culturais, sociais, econômicos e legais importantes para a escolha pelos comportamentos pró-ambientais.