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    Políticas Públicas de Inclusão no Ensino Superior: análise das estratégias da Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas da Universidade Federal de Viçosa
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-05-17) Julião, Cassiano Roberto Ferreira; Pereira, Luiz Ismael; http://lattes.cnpq.br/0710602664094816
    Este estudo objetiva compreender a implementação de estratégias institicuionais para a promoção de políticas de inclusão na universidade pública brasileira. Para atender a essa finalidade, elegeu-se como recorte empírico a Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusiva s, da Universidade Federal de Viçosa, em 2014. Para tanto, utilizou-se como procedimentos de análise a Revisão Bibliográfica; Documental; Análise de Conteúdo e Lexical com apoio do Software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). A utilização desses procedimentos bem como a escolha da metodologia desta pesquisa se justificam pelo fato de seu desenvolvimento ocorrer em um período de pandemia mundia l causada pelo novo coronavírus denominado COVID-19. Os resultados dessa pesquisa mostram que a criação da UPI-UFV proporcionou um crescimento expressivo no número de estudantes com necessidades educacionais no período de 2014 a 2020 de 1.625%, decorrente das Políticas Inclusivas garantidoras do acesso e da permanência desses estudantes nas IFES. Outro fator primordial na implementação da Política, é o Atendimento Educacional Especializado (AEE), através dos docentes, monitores e técnicos administrativos, que contribuíra m para que os estudantes rompessem com o sentimento de incapacidade e as diversidades encontradas no caminho (adaptação na nova rotina, desenvolvimento nas atividades, realização das provas, etc.) auxiliando na obtenção de êxito na conclusão de disciplinas da graduação. A Resolução CONSU nº 2, de 15 de fevereiro de 2022, que aprova a Instituição da Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusiva s da Universidade Federal de Viçosa e seu Regimento Interno, tratando assuntos sobre a estrutura da Unidade, direitos e responsabilidades dos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) e avaliação da Unidade. Essa Resolução representa uma grande conquista, podendo servir de exemplo para a implementação de Políticas de Inclusão em outras IES. Além disso, o fornecimento de informações inerentes às despesas mais utilizadas na UFV em relação ao Programa Incluir de 2014 a 2020 não foram disponibilizadas de modo que fosse possível ao agrupá-las, torná-las inteligíveis e as informações relacionadas aos gastos gerais de 2014 a 2020 não foram disponibilizadas para análise. Por fim, acredita-se que este estudo contribua não só para a melhoria no processo de ensino-aprendizado de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE) mas, também, seja visto como um caminho para uma discussão contínua cujos avanços sejam fundamentais para a ampliação do conhecimento acerca da inclusão na UFV e maior divulgação de suas ações nos meios acadêmicos e científicos. Palavras-Chave: Políticas Públicas. Políticas de Inclusão. Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. Implemenação. Ensino Superior.