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    Contribuição da Universidade na Geração da Inovação no Ensino e Prática Gerencial: Desenvolvimento de um Sistema de Apoio a Decisão
    (Universidade Federal de Viçosa, 2013-02-25) Andrade, Lícia Felix de; Gomes, Adriano Provezano; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798666H9; Ferreira, Marco Aurélio Marques; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760230Y0; Abrantes, Luiz Antônio; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762361A7; http://lattes.cnpq.br/0001538265306784; Faria, Adriana Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/2061974461207641
    Este estudo mostra como a universidade pode contribuir para gerar um modelo de inovação no ensino e em processos gerenciais, visto que sua atuação, ancorada no tripé ensino, pesquisa e extensão, tem a capacidade de entender e agir na solução de problemas e contribuir para a formação de profissionais qualificados, com pensamento crítico e criativo na busca de soluções. Para tanto, investigou-se até que ponto a junção do conteúdo teórico e prático das disciplinas da área contábil-financeira pode contribuir para aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem e melhorar a qualidade das informações, a fim de fundamentar o processo decisório e facilitar o planejamento e gestão das organizações. Desse modo, cumpriu-se o objetivo de desenvolver e validar um sistema de apoio à decisão e sua utilização no processo de ensino das disciplinas da referida área. Os resultados simulados permitiram identificar mudanças nas políticas tributárias e efeitos substanciais no desempenho das organizações, reforçando a importância do orçamento e do planejamento na avaliação patrimonial e de resultado. A ferramenta computacional desenvolvida incorpora aspectos inovadores, possibilitando análise dos impactos das políticas públicas em diferentes modalidades tributárias, como o Simples, Lucro Real e Lucro Presumido. Assim, esse sistema permite avaliar políticas tributárias em contexto integrado com todas as opções de enquadramento tributário, permitindo ao usuário efetuar o planejamento tributário e optar pelo cenário que melhor reflita o resultado econômico-financeiro da organização. Atende, ainda, ao foco do problema de investigação, que é a dificuldade de aprendizagem integrada em disciplinas na área contábil-financeira, em cursos superiores, contribuindo para auxiliar professores, alunos e profissionais da área sobre a melhor compreensão do tema melhorando o desempenho no processo de ensino-aprendizagem. O sistema foi avaliado através dos construtos Inovação, Sinergia, Decisão, Usabilidade e Planejamento, conjuntamente, e obteve avaliação positiva por todas as categorias (Estudante, Profissional e Professor) participantes da pesquisa. Numa escala variando de 6 a 48, os escores medianos de avaliação situaram-se entre 37 e 44. A principal contribuição deste trabalho reside na importância da simulação de resultados em processos de ensino e gestão para a compreensão dos potenciais efeitos das políticas tributárias sobre os segmentos empresariais.