Administração
URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/201
Navegar
Item Dinâmica da Universidade Federal de Viçosa para a inovação tecnológica(Universidade Federal de Viçosa, 2012-06-15) Suzuki, Jaqueline Akemi; Faria, Adriana Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/2061974461207641; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777096T7; Gava, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/1863489842661064; http://lattes.cnpq.br/6051260154847913; Soares, Cláudio Furtado; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787521A0; Silva, Edson Arlindo; http://lattes.cnpq.br/2119731279726612O conhecimento científico e tecnológico tem se tornado cada vez mais um insumo para o desenvolvimento econômico. Neste contexto, é natural que a universidade, enquanto espaço institucional de geração e transmissão de conhecimento tenha um papel de destaque. Considerando a necessária interação entre governo, universidade e empresa para se dinamizar o processo de inovação, o objetivo deste estudo foi analisar como acontece na Universidade Federal de Viçosa as ações de estímulo para a inovação tecnológica, em meio às demandas de interação das políticas de inovação no Brasil. Para tanto, primeiramente por meio de uma análise das suas missões institucionais foram identificados os órgãos internos da UFV relacionados à dinâmica de inovação tecnológica, são eles: Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PPG), Comissão Permanente de Propriedade Intelectual (CPPI), e Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CENTEV) que congrega entre outros órgãos a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e o Parque Tecnológico de Viçosa. A partir desses órgãos foram identificados os financiamentos públicos recebidos, bem como as principais ações realizadas relacionadas à inovação tecnológica. Os dados foram obtidos por uma pesquisa documental, visitas a esses órgãos e entrevistas com o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, diretora executiva do CENTEV/UFV, presidente da comissão permanente de propriedade intelectual e empreendedores de spin-offs acadêmicas da UFV. Além disso, foi realizada uma análise dos principais resultados locais destes órgãos, relacionados à inovação, que foram: as pesquisas científicas e tecnológicas, a propriedade intelectual, a transferência de tecnologia, e a geração de spin-offs acadêmicas. Com o desenvolvimento do estudo, foi possível observar que as ações realizadas pelos órgãos relacionados à inovação eram isoladas. Por isso, ao final do estudo foi proposto um processo de dinâmica de inovação para a UFV com o objetivo de interligar estes órgãos buscando oferecer suporte às atividades inovadas.Item A dinâmica local alterada pelo turismo no distrito de Lavras Novas, Ouro Preto MG(Universidade Federal de Viçosa, 2013-02-28) Silva, Patrícia Rosvadoski da; Emmendoerfer, Magnus Luiz; http://lattes.cnpq.br/0919407313173824; Gava, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/1863489842661064; http://lattes.cnpq.br/6416551041578427; Tavares, Bruno; http://lattes.cnpq.br/3257997009955172; Menezes, Raquel Santos Soares; http://lattes.cnpq.br/6161206547111991Neste trabalho o objetivo foi compreender o desenvolvimento de uma fração territorial do município mineiro de Outro Preto, o Distrito de Lavras Novas, enquanto território marcado pela dinâmica da atividade turística que o atinge e a relação com o processo de desenvolvimento local. Questionou-se sobre a participação dos atores locais no processo de alteração do espaço local tendo como objetivo descrever a dinâmica do desenvolvimento local do Distrito de Lavras Novas a partir dos seus atores locais. Buscou-se como aporte teórico a literatura sobre desenvolvimento local destaque aos conceitos de território e de identidade, e o turismo enquanto potencial atividade propulsora ao desenvolvimento local. A pesquisa classificou-se como qualitativa e utilizou-se de entrevistas para coletar os dados junto às empresas turísticas, representantes das entidades representativas do Distrito, comunidade local e representantes públicos. A análise dos resultados foi realizada a partir do confronto entre os resultados de campo e a teoria estudada. Desta forma, os resultados foram apresentados a partir de três variáveis de pesquisa que buscasse compreender os atores no território e a dinâmica local alterada pelo turismo, sendo estas os atores e a expressão do território, a partir de locais e não locais, seguido de uma análise sobre a identidade e a alteração da dinâmica local e por fim a participação e a alteração da dinâmica local. Concluindo, o trabalho se assenta na dimensão temporal, espacial e da ação. Na dimensão temporal buscou-se a relação entre dinâmica da atividade turística e desenvolvimento local compreendida na transição entre a fase comunitária e a fase turística de Lavras Novas. Na dimensão espacial buscou-se esclarecer delimitações entre o que seria local e extra local ao Distrito estudado. Na dimensão da ação abordou-se o sistema dos principais atores, suas relações e suas influências situadas no tempo e no espaço pertinente ao fenômeno estudado.Item O Polo de Excelência em Florestas no Processo de Geração de Inovação a partir da ótica do Estado(Universidade Federal de Viçosa, 2013-11-29) Lage, Mariana Luísa da Costa; Tavares, Bruno; http://lattes.cnpq.br/3257997009955172; Gava, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/1863489842661064; http://lattes.cnpq.br/1840728922760990; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777096T7; Souza Neto, Bezamat de; http://lattes.cnpq.br/8764436041780217A inovação tecnológica vem assumindo destaque por manifestar-se como a mais importante força do crescimento econômico. Observa-se que a influência cultural que emerge em meio às inumeráveis relações sociais e institucionais acaba se tornando determinante para construir o nível de predisposição do Estado e da sociedade para a inovação tecnológica, variando de um país para outro. Assim, tem-se debatido sobre a necessidade de o Estado criar condições para que essas inovações tecnológicas se desenvolvam. O presente estudo teve por objetivo descrever o processo de elaboração e implementação do Polo de Excelência em Florestas, com vistas a compreender seu papel na geração da inovação a partir da ótica do Estado. Esta investigação é baseada em um estudo de caso único sobre o Polo de Excelência em Floresta, um arranjo governamental criado por meio de um termo de cooperação técnica assinado entre diversos atores - governo, setor privado, associações e instituições de ensino e pesquisa diretamente envolvidos no fortalecimento das estruturas geradoras de conhecimento, tecnologias, formação de recursos humanos e prestação de serviços para a promoção do desenvolvimento setorial florestal. A metodologia empregada é eminentemente qualitativa, por meio de documentos, observação e entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora do Polo de Excelência em Florestas. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa apontam que a inserção na agenda de governo aconteceu de forma parcial, onde se liberou recursos financeiros e humanos para as atividades, porém não foi conquistou o prestígio e prioridade na gestão. Com isso, a implementação acabou sendo fragilizada por falta de continuidade de prioridades na troca de mandatos de governantes. A redução de investimentos teve relação direta com as ações desenvolvidas, principalmente os projetos de pesquisa científica. Ademais, o Polo não conseguiu alcançar a autonomia financeira e administrativa, como proposto em seu plano de negócio. Ainda assim, o Polo de Excelência em Florestas obteve R$ll.37l.844,33, investidos em torno de 125 ações diversas, entre elas projetos de pesquisa, publicações e treinamentos. Em relação às atividades específicas de inovação, foram identificados quatro projetos: dois deles envolvendo fornecimento de tecnologia através de know-how e outros dois envolvendo pedidos de propriedade intelectual por meio de patentes. Foi identificado ainda que a maior contribuição do Polo de Excelência em Florestas, até o momento, que o aproxima do alcance de seu objetivo de tomar-se referência no setor florestal, refere-se ao projeto Sistema de Informação Florestal. Respaldado pela visão dos entrevistados e pela dificuldade de sustentar um sistema de inovação, acredita-se que o Polo de Excelência em Florestas não seja prejudicado pela falta de atores para exercerem funções básicas de um sistema de inovação, e sim pela falta de articulação entre esses atores. Assim, o Polo de Excelência em Florestas caminha em sentido à Hélice Tríplice de uma maneira diferente daquela encontrada na literatura, em que há uma articulação entre universidade e governo consistente com relações ainda tímidas com a iniciativa privada. Por f1m, o caso do Polo de Excelência em Florestas confirma uma das principais críticas à New Public Management, ao evidenciar um aspecto administrativo e economicista desconsiderando o aspecto da dinâmica política. Não obstante, o Estado não conseguiu avançar democraticamente ao restringir a participação de outros atores, seja na elaboração da política pública, seja na implementação de ações essencialmente top down.