Administração
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Item Orientação empreendedora na administração pública: análise da trajetória e das implicações da criação e manutenção do cargo de empreendedor público em Minas Gerais - Brasil(Universidade Federal de Viçosa, 2013-01-31) Valadares, Josiel Lopes; Soares, Jeferson Boechat; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760231A4; Gava, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/1863489842661064; Emmendoerfer, Magnus Luiz; http://lattes.cnpq.br/0919407313173824; http://lattes.cnpq.br/4460783445382011; Protil, Roberto Max; http://lattes.cnpq.br/2752435119365984; Silva, Edson Arlindo; http://lattes.cnpq.br/2119731279726612O objetivo desta pesquisa é analisar a trajetória e as implicações da criação e manutenção do cargo de empreendedor público para a administração pública do Estado de Minas Gerais - Brasil. Esta análise insere-se num campo de estudos incipiente na área de administração pública no Brasil, o campo do empreendedorismo no setor público. Para tanto, utilizou-se diferentes técnicas de coleta de dados associadas ao modelo de Skowronek, que possibilitou explicar o surgimento de novos arranjos institucionais por meio de pressupostos estabelecidos pela teoria da escolha racional. Assim, pesquisar a incorporação do empreendedorismo no setor público do Governo de Minas Gerais possibilitou compreender três importantes aspectos presentes no cotidiano da Administração Pública observados no contexto em estudo: 1) as implicações da lei delegada na relação da tripartição do poder do Estado; 2) a possibilidade de estabelecer critérios formais para selecionar cargos comissionados, bem como capacitá-los para uma orientação empreendedora na estrutura burocrática do Estado; 3) a criação e a manutenção do cargo de empreendedor público é uma evidência empírica da incorporação da noção de empreendedorismo no setor público. Concluiu-se, com base no modelo utilizado, que o cargo de EP pode ser concebido por duas perspectivas. Primeiro, significa uma tentativa real de institucionalização de uma gestão pública empreendedora no sentido de flexibilizar e garantir resultados estabelecidos no planejamento governamental deste Estado-membro. Segundo, significa a adoção de uma gestão centralizadora marcada pela minimização de conflitos no aparato estatal sustentada no modelo de gestão da nova administração pública, o que revela a contemporaneidade de uma noção tradicionalmente conhecida como insulamento burocrático num contexto do empreendedorismo no setor público.Item Planejamento público estadual e desenvolvimento turístico de destinos indutores em Minas Gerais (2007-2010)(Universidade Federal de Viçosa, 2012-02-29) Soares, érica Beranger Silva; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777096T7; Gava, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/1863489842661064; Emmendoerfer, Magnus Luiz; http://lattes.cnpq.br/0919407313173824; http://lattes.cnpq.br/4355495722258092; Silva, Edson Arlindo; http://lattes.cnpq.br/2119731279726612; Tomazzoni, Edegar Luis; http://lattes.cnpq.br/8738058687012139Considerando que a atuação do poder público e da sociedade são fundamentais para o desenvolvimento da atividade turística, este estudo apresenta uma análise da relação entre planejamento público estadual e desenvolvimento turístico em destinos indutores. Para tanto, o estado de Minas Gerais foi escolhido principalmente por possuir características diferenciadas no contexto da administração pública, em razão das mudanças realizadas com a implementação do modelo de gestão administrativa, conhecido como ―Choque de Gestão‖, e por apresentar iniciativas diferenciadas no setor, como a política de Circuitos Turísticos. Buscou-se o aporte da literatura especializada em administração pública e do turismo a fim de encontrar os subsídios e delineamentos necessários para a concretização deste estudo, que se caracteriza como qualitativo e emprega técnicas de análise de conteúdo em sua metodologia. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas (semi-estruturadas), pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados são apresentados em três etapas. A primeira trata da descrição do planejamento da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR) no período em análise (2007/2010) e também da identificação das percepções sobre planejamento dos atores sociais dos destinos indutores. A segunda etapa faz uma caracterização dos destinos considerando indicadores relacionados às dimensões econômica, cultural e organizacional (TOMAZZONI, 2009). Por último, apresenta discussões que emergiram na análise do planejamento público da SETUR e do desenvolvimento turístico dos destinos indutores. Os resultados trazem à tona elementos que se apresentam como avanços e limitações das ações planejadas em prol do desenvolvimento turístico em destinos mineiros, além de discussões que ultrapassam o contexto estadual, possibilitando uma reflexão acerca da vulnerabilidade de conceitos ainda vivenciados no turismo regional e nacional. Entre eles: o enfoque fomentador e econômico do turismo atribuído ao poder público estadual; a necessidade de revisão dos destinos escolhidos como indutores em Minas Gerais, considerando os interesses das comunidades receptoras; a problemática sobre a continuidade dos Circuitos Turísticos; a necessidade de gestão social em tais destinos e uma reflexão sobre o que se pretende com o turismo nos âmbitos municipais e estaduais.Item Programa Minas Território da Cultura: descentralização na implementação de política Pública(Universidade Federal de Viçosa, 2014-02-14) Fioravante, Alexandre Sette Abrantes; Pimentel, Thiago Duarte; http://lattes.cnpq.br/9841188234449467; Silveira, Suely de Fátima Ramos; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704277E4; Emmendoerfer, Magnus Luiz; http://lattes.cnpq.br/0919407313173824; http://lattes.cnpq.br/4822638220453423; Xavier, Wescley Silva; http://lattes.cnpq.br/2862737729326123O tema cultura e criatividade não é novo no Brasil, e o desenvolvimento de atividades intensivas nestas áreas vem ganhado força e destaque nos últimos anos. Levar em consideração o potencial da cultura para a promoção do desenvolvimento de territórios e de indivíduos pode ser ação estratégica para promover o desenvolvimento sustentado. A relação entre cultura e desenvolvimento pode ser estabelecida por meio da diversidade cultural, pela qual procura criar um mundo rico e variado que aumenta a gama de possibilidades e nutre as capacidades e valores humanos, constituindo, assim, um dos principais motores do desenvolvimento sustentável das comunidades, povos e nações. A dimensão cultural, principalmente devido à sua diversidade é bastante peculiar e exige políticas adequadas e alinhadas com a realidade e as demandas de cada território. Inserido neste contexto, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) lançou O Minas Território da Cultura . Este é um programa articulado de descentralização e regionalização das políticas públicas culturais que foi pensado principalmente tendo em vista que em um Estado de grande dimensão territorial e diversidade cultural como Minas Gerais, é necessária uma atuação regionalizada que procure valorizar as identidades locais. Essa atuação exige o reconhecimento e a valorização da gestão local e dos atores envolvidos no processo cultural. Neste sentido considerando-se a relevância do programa em estudo, o que se propõe nesta dissertação é a resposta ao seguinte problema: Quais ações tem sido trabalhadas para a condução de políticas públicas descentralizadas de cultura? Diante disto, este estudo tem como objetivo principal analisar o Programa Minas Território da Cultura (PMTC) enquanto uma política descentralizada de cultura do estado de Minas Gerais. Para atender a este objetivo procura-se especificamente: a) Apresentar o surgimento do PMTC na agenda do Governo de Minas Gerais; b) Caracterizar o processo de elaboração do PMTC; c) Descrever a implementação do PMTC. Para o estudo foram coletados dados primários e secundários. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas entrevistas, análises de documentos, observação de campo, simultaneamente ao acompanhamento das atividades e ações pré- estabelecidas no foco de atuação do programa. Para a análise dos dados, utilizou-se da técnica de análise de conteúdo. A apresentação dos resultados esta dividida em três momentos: em um primeiro momento trata-se do processo de surgimento do programa, em sequência do processo de formulação, e por último, sobre o processo de implementação do programa. Transversalmente a cada uma destas etapas são abordados os aspectos de descentralização na condução desta política pública. Na análise da descentralização de politicas públicas no campo da cultura, a partir da compreensão do ciclo político (etapas aqui chamadas de surgimento, elaboração e implementação) do programa do Governo de Minas Gerais nomeado Minas Território da Cultura, foi possível concluir sobre a gestão de política pública neste setor em nível estadual. Observou-se no estudo que o Programa Minas Território da Cultura (PMTC) tem buscado interiorizar seu alcance, mas este programa ainda não tem atingindo de modo substancial os municípios do interior no processo da construção de uma política cultural efetiva de valorização da cultura mineira. Isto porque, percebeu-se que as ações promovidas pela SEC necessitam ainda de maior interligação, no sentido de formar uma rede para a criação de politicas públicas para o campo da cultura. Constatou-se também que esta política, apesar dos esforços de descentralização, por meio de ações que tentam promover o diálogo entre diferentes esferas de governo, e por meio da repartição de responsabilidades entre as esferas estadual e municipal, ainda pode ser vista como predominantemente do tipo Top Down. Isto foi observado principalmente nas fases de formação de agenda (surgimento) e formulação. Na condução do PMTC, constatou-se também que o estabelecimento das parcerias público-privadas (com o Sistema S, por exemplo) e público-público (com os governos municipais, e entre demais órgão de gestão) foram essenciais para a implementação do PMTC nas regiões estudadas.