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    Avaliação do processo de implementação do Programa Nacional de Microcrédito produtivo orientado (PNMPO), em Minas Gerais, na percepção dos dirigentes das instituições habilitadas
    (Administração Pública e Gestão Social, 2009-12-14) Zancanella, Jânia Cosme; Oliveira, Adriel Rodrigues de; Cunha, Nina Rosa da Silveira; Lima, Afonso Augusto T. F. C. de
    Neste trabalho, objetivou-se avaliar o atual funcionamento do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) nas instituições e conhecer as percepções dos sujeitos sociais sobre os progressos e as suas perspectivas futuras. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas e questionário aberto. Efetuou-se a análise qualitativa dos dados, através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados encontrados mostram o seguinte: que o programa não gerou mudanças significativas no funcionamento das instituições; ainda existem muitas dificuldades a serem superadas para que o programa venha a melhorar o desempenho das instituições de microcrédito, e que, mesmo assim, as expectativas dos dirigentes para o futuro, são que o programa venha a consolidar o seu objetivo de fomentar e capacitar as instituições.
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    Microcrédito e desenvolvimento econômico regional: o caso do banco do povo de Juiz De Fora
    (Revista de Ciências Humanas, 2008-01) Fernandes, Nirlene Aparecida Carneiro; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Oliveira, Adriel Rodrigues de
    A ampliação do acesso de financiamento às micro e pequenas empresas tem sido a motivação histórica do microcrédito. Sendo o microcrédito relativamente novo, a compreensão de seu impacto sobre o desenvolvimento regional está condicionada à investigação das experiências das organizações que trabalham em seu fomento, bem como à percepção dos empresários dos segmentos formal e informal acerca da sua efetiva contribuição. Neste sentido, este estudo abrange a realidade do microcrédito no Estado de Minas Gerais, pela análise das operações do Fundo de Apoio ao Empreendedorismo Popular (Faep), conhecido popularmente por “Banco do Povo”. Neste contexto, buscou-se compreender as operações de microcrédito sob a ótica da oferta e da demanda e, de acordo com os resultados, pode- se perceber a efetiva atuação do Faep no fomento ao microcrédito no Estado. Como ponto relevante, destacam- se, além da aplicação dos recursos em capital de giro, a aquisição e a renovação de ativos imobilizados, contribuindo para o desenvolvimento regional com a geração de emprego e renda.
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    Culturas e aprendizagem organizacional: Um estudo em municípios
    (Revista de Ciências Humanas, 2008-01) Carmo, Maria Inês do; Quirino, Solange das Graças; Oliveira, Adriel Rodrigues de
    O objetivo deste artigo foi o de relatar os resultados de pesquisa que investigou os principais aspectos culturais que representam dificuldades ou limitações, para a mudança e a aprendizagem organizacional, em gestão municipal. A sustentação teórica foi embasada nos conceitos de cultura, de aprendizagem e em estudos que associam a resistência à mudança a aspectos culturais. Investigou- se a percepção de secretários municipais em seis prefeituras do Estado de Minas Gerais. Para tanto, foi realizado um levantamento, utilizando-se de entrevistas e questionários. Os dados foram analisados, por intermédio de análise estatística e da análise de conteúdo por categorias. Os resultados indicaram que ainda persistem, entre os servidores municipais, formas de resistência à mudança e condutas que dificultam a implementação de inovações e de modelos de gestão mais efetivos. Concluiu-se que, mesmo nos tempos atuais, a mudança ainda é vista como ameaça pelas pessoas, sendo comuns comportamentos que prejudicam a capacidade de adaptação dos municípios aos seus novos papéis e atribuições. Portanto, não basta a criação de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do processo de gestão pública municipal. É necessário também que os gestores estejam atentos ao processo de implementação de tais políticas, especialmente aqueles relacionados à gestão de pessoas e aos processos culturais nela envolvidos.
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    A política de treinamento dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) na percepção dos treinados e dos dirigentes da instituição
    (Revista de Administração Pública, 2009-03) Magalhães, Elenice Maria de; Oliveira, Adriel Rodrigues de; Cunha, Nina Rosa da Silveira; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; Campos, Daniela Cristina da Silveira
    Desde a década de 1990, o setor público brasileiro tem buscado modificar sua atuação perante a sociedade. Em um contexto de reformas, a área de recursos humanos tornase essencial, pois são as pessoas que colocam em prática tais mudanças. Uma política de recursos humanos imprescindível para o êxito das reformas é o treinamento, que possibilita a capacitação do funcionário para um melhor desempenho na prestação de serviços aos cidadãos. Este artigo identifica o modo como o treinamento dos servidores técnico-administrativos (STAs) influencia a realização das atividades na Universidade Federal de Viçosa (UFV), na percepção dos treinados e dos dirigentes da instituição. As informações foram obtidas por meio de uma revisão da literatura, de visita à diretoria de recursos humanos da UFV, e de entrevistas com alguns treinados e dirigentes da instituição. De acordo com os resultados, existem diversos fatores que interferem positiva e negativamente no processo de treinamento. A falta de uma política de aperfeiçoamento formalizada e a legislação contribuem para essa realidade. Como o processo não é bem estruturado, não existe um planejamento para as atividades de treinamento, nem mesmo uma avaliação do STA que o fez.