Administração - Mestrado Profissional

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    Gestão do Esporte Universitário: o caso da Universidade Federal de Viçosa
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-03-25) Meneses Neto, Ebio Viana; Paula, Carlos Eduardo Artiaga; http://lattes.cnpq.br/2466741960251472
    O esporte é um fenômeno sociocultural que está presente desde muito cedo na vida do cidadão, inferindo em questões relacionadas ao bem estar social, a qualidade de vida, à ética e a moral. No âmbito universitário federal, o esporte também se dispõe desse contexto. Neste sentido, o Estado atua como mola propulsora para o desenvolvimento do esporte nas Universidades Federais, tornando-se, ao longo da história, o principal financiador das atividades e projetos existentes. A Universidade Federal de Viçosa também partilha das questões relacionadas ao esporte universitário, de forma que além da seara de políticas esportivas, têm-se ainda uma gestão colaborativa entre os gestores públicos e as Associações Atléticas Acadêmicas. Diante deste exposto, esta pesquisa objetivou analisar a percepção dos praticantes de atividades esportivas sobre a gestão do esporte da Universidade Federal de Viçosa, a luz do contexto histórico, do processo de gestão dos atores públicos, dos financiamentos e das atividades competitivas, recreativas e educacionais. Neste trabalho descritivo, de natureza quanti-quali, foram distribuídos 82 questionários entre a comunidade acadêmica para coleta de dados primários e ainda foi feita pesquisa documental como dado secundário. Para análise dos dados utilizou-se de estatística descritiva para tratar as questões objetivas e as questões abertas foram interpretadas a partir de Análise de Conteúdo, usando o software de análise lexical Iramuteq. Os resultados encontrados foram sintetizados em seis categorias, divididos em perfil dos gestores, atividades gerenciais das AAA’s, atividades e projetos esportivos da UFV, viabilidade do espaço físico para prática esportiva, análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e a percepção dos praticantes esportivos sobre a gestão do esporte universitário. Como conclusão foi possível observar que os discentes gestores das AAA’s praticam atividades gerenciais, mesmo sem formação na área. Além disso, a UFV dispõe de atividades e projetos esportivos para a sua comunidade acadêmica, viabilizando também o espaço físico para a prática esportiva. Por fim, os respondentes consideram a gestão do esporte da UFV regular, com pontos positivos e negativos. Palavras-chave: Esporte Universitário. Gestão Universitária. Associações Atléticas Acadêmicas.
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    Assédio moral e suas consequências no trabalho: o caso das técnico- administrativas de uma universidade federal mineira
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-09-27) Melo, Ester Roberti de; Zuin, Débora Carneiro; http://lattes.cnpq.br/8080928072202394
    Este estudo tem o objetivo de analisar as ocorrências de assédio moral no trabalho sobre as técnico-administrativas de uma universidade federal mineira. A pesquisa caracteriza-se como descritiva-explicativa, com o uso da metodologia qualitativa, de natureza aplicada, utilizando-se da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) sobre os dados fornecidos pelas entrevistas semiestruturadas do grupo em estudo. Apesar de o conceito de assédio moral adotado nessa dissertação não coincidir plenamente com o entendimento de algumas entrevistadas, verificou-se que a violência ocorre na maioria dos órgãos da universidade, principalmente sobre mulheres pretas e ocupantes de cargos de níveis inferiores; e traz consequências graves para a saúde da vítima e para o local de trabalho, sendo denunciadas, predominantemente, para as chefias e os setores responsáveis pela gestão de pessoas. Como alternativas para reduzir a ocorrência e os efeitos do assédio, foram propostas algumas recomendações como: incentivar que servidores façam cursos sobre a temática em estudo, buscar uma representação mais equitativa dos docentes e técnico-administrativos nos órgãos colegiados da instituição; e criar uma equipe multidisciplinar para atender às possíveis vítimas. Palavras-chave: Assédio Moral. Trabalho. Servidor Público. Técnico-Administrativos. Universidade.
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    Ações Afirmativas no ensino superior: uma análise do desempenho acadêmico de estudantes cotistas e não cotistas da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba (2016-2020)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-10-27) Galvão, Kerly Cristina de Oliveira; Gonçalves, Rosiane Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/0655189819444114
    Este trabalho analisou os resultados da implementação da política de ação afirmativa que institui cotas nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), Lei 12.711/2012, na Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP). Por meio de testes estatísticos não paramétricos, comparou-se o desempenho acadêmico de estudantes cotistas em relação aos não cotistas no período de 2016 a 2020. Os resultados demonstraram que, apesar da média da nota de ingresso (Enem) de estudantes cotistas ser estatisticamente inferior à média da nota de estudantes não cotistas, ocorre uma evolução após o ingresso quando, na maioria dos cursos de graduação da UFV-CRP, não há diferença estatística significativa nas médias do coeficiente de rendimento acumulado (CRA) e no número de reprovações entre os dois grupos. Em relação à situação acadêmica, não há diferença estatística significativa entre o percentual de estudantes cotistas e não cotistas em abandono de curso, em desligamento, mudança de curso e exclusão. Estudantes das vagas reservadas para pessoas com deficiência possuem médias mais favoráveis do CRA e do número de reprovações em relação a estudantes da ampla concorrência. Evidenciou-se que a ação afirmativa proporciona o acesso de grupos em vulnerabilidade socioeconômica e pessoas com deficiência, sem prejuízos à qualidade do ensino. Da análise do Plano de Desenvolvimento Institucional UFV (2018-2023) sugeriu-se a criação do Serviço de Ações Afirmativas e Diversidade na UFV-CRP. Palavras-chave: Lei das cotas. UFV-CRP. Desempenho acadêmico.
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    Governança e sustentabilidade em redes colaborativas: um estudo sobre a Rede de Apoio à Pessoa Idosa de Minas Gerais
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-09-17) Mendes, Roseany Gloriane; Martins, Simone; http://lattes.cnpq.br/4587981402145303
    No cenário de decrescimento da população geral e de taxas de crescimento da parcela idosa, Estado e sociedade podem firmar parcerias que visem a formulação e implementação de políticas e serviços públicos voltados a esta nova realidade social. Tais parcerias podem ser efetivadas por redes colaborativas, que se baseiam no compartilhamento de recursos e na interdependência dos atores para a resolução de problemas complexos. O estudo teve como objeto a Rede de Apoio à Pessoa Idosa de Minas Gerais (Rapi MG), uma rede colaborativa de governança intermediada por organização líder que objetiva a melhoria da qualidade de vida da população idosa do estado de Minas Gerais, Brasil. Objetivou-se analisar a capacidade de sustentabilidade da Rede, a partir da análise da configuração e da eficácia da sua governança e dos resultados das suas interações econômicas e socioambientais. Para a realização deste estudo, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, descritiva, de cunho exploratório. Por meio de pesquisa documental, levantaram-se o referencial teórico e o corpus. E para a análise destes foi empregada a técnica de análise categorial, compreendida no método de análise de conteúdo de Bardin. Verificou-se a adequação da forma de governança adotada e a inexistência de indicadores que limitem sua eficácia. Verificaram-se também resultados predominantemente positivos decorrentes das interações econômicas e socioambientais da Rede. Concluiu-se, assim, que a Rapi MG possui capacidade de sustentabilidade. Complementarmente, elaboraram-se recomendações visando colaborar para a sustentabilidade da Rede, tais como a maior representação da pessoa idosa, a institucionalização da iniciativa junto ao governo do estado e o fomento à comunicação externa. Palavras-chave: Redes colaborativas. Governança de redes. Eficácia e sustentabilidade de redes. Rede de Apoio à Pessoa Idosa de Minas Gerais.
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    A adoção do teletrabalho no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais: reflexos sobre a produtividade institucional
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-09-27) Kawasaki, Henrique Haruhico de Oliveira; Diniz, Gustavo Figueiredo Campolina
    O teletrabalho foi largamente adotado, tanto por empresas privadas quanto por instituições da Administração Pública como medida para conter a propagação do novo coronavírus. O teletrabalho, no entanto, já estava sendo gradualmente incorporado à rotina de muitas organizações, antes da pandemia, como é o caso do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), que aderiu à modalidade em 2017, por meio de uma experiência-piloto. Os resultados positivos levaram o TCEMG a institucionalizar o teletrabalho em 2018, ampliando- o a todos os servidores após a deflagração da pandemia de Covid-19. O presente estudo, portanto, teve como objetivo analisar os efeitos desta modalidade sobre a produtividade do teletrabalho no âmbito do TCEMG, durante a pandemia de Covid-19. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso de caráter descritivo, optando-se por uma abordagem de cunho qualitativo. Para a coleta de dados, foram realizadas análise documental e entrevistas semiestruturadas junto aos gestores e servidores da área técnica do TCEMG. Os dados foram, posteriormente, submetidos à análise de conteúdo. Ocorreu o levantamento dos indicadores de produtividade da área técnica, nos anos de 2018, 2019 e 2020, obtendo-se o panorama geral da produtividade no ano de 2020, período em que o trabalho remoto foi implementado de forma generalizada na instituição. Os resultados obtidos foram aprofundados a partir da realização de entrevistas, com vistas a compreender a percepção de gestores e servidores acerca do estabelecimento de metas e produtividade no regime de teletrabalho. A realização das entrevistas também permitiu identificar as principais dificuldades, vantagens e desvantagens associadas a este regime, que podem justificar as oscilações da produtividade no período analisado. Como dificuldades, foram apontadas: a compatibilidade das atividades com o trabalho remoto; a ausência de infraestrutura tecnológica adequada; a falta de adaptação dos servidores; a falta de suporte da instituição; o acúmulo de funções na pessoa do gestor; e as dificuldades relacionadas à comunicação remota. Identificou-se, como vantagens: a melhoria da produtividade; o aumento da motivação; o aumento do engajamento no trabalho; a flexibilidade de horário; a diminuição de custos e de tempo com deslocamento; o aumento da qualidade de vida; a redução do estresse; a redução do absenteísmo; a ubiquidade do trabalho; o aumento da autonomia no trabalho; a retenção de talentos e a redução da rotatividade de pessoal. Por outro lado, foram identificadas as seguintes desvantagens: queda de produtividade; dificuldade de comunicação remota; aumento do tempo disponível para o trabalho; perda de convívio e interação com os colegas de trabalho. Os resultados obtidos nesta pesquisa podem contribuir para o aprofundamento do estudo sobre o teletrabalho no setor público, considerando a incipiência do tema na literatura e o potencial de crescimento do teletrabalho para os próximos anos, apontando quais os principais efeitos desta modalidade sobre a produtividade da organização. PALAVRAS-CHAVE: Teletrabalho. Trabalho Remoto. Produtividade. Administração Pública.
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    Burocracia e identidade profissional de terceirizados: o caso da UFV/CAF
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-09-23) Faria, Jéssica Costa de; Marra, Adriana Ventola; http://lattes.cnpq.br/0947973236821256
    Esta dissertação analisou a identidade dos sujeitos terceirizados, sob a ótica da burocracia presente na administração pública, que permeia os contratos de terceirização de mão de obra, através de um estudo de caso realizado na Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal (UFV/CAF). O percurso teórico buscou aprofundar na administração pública e seus processos burocráticos, na terceirização e sua origem e no fenômeno da identidade. Foi adotado o construcionismo social como posicionamento epistemológico, acreditando que existe uma base comum institucionalizada entre os sujeitos, que permite um inter-relacionamento entre eles, mas que, ao mesmo tempo, as pessoas constroem sua realidade por meio da comunicação a partir de tais interações sociais nas quais fazem parte, de modo que cada pessoa constrói sua realidade de forma distinta em um mesmo contexto (BERGER; LUCKMAN, 1985). O estudo de caso foi feito através de uma triangulação de dados, com três métodos de coleta: entrevistas semiestruturadas com os indivíduos terceirizados e com os gestores e fiscais de contrato de mão de obra, ouvidos para compreender as características burocráticas que permeiam sua função e para ter a percepção do outro acerca da identidade construída pelos sujeitos; análise documental, na busca por compreender os mecanismos que envolvem a terceirização no ambiente público; e observação, levando em conta a proximidade da autora com os sujeitos de pesquisa. Como resultados, foram obtidos três percursos semânticos principais: a identidade dos funcionários terceirizados; as características burocráticas; e os mecanismos da terceirização. O primeiro percurso semântico trouxe três temas que são as personagens do discurso e sua representação para os funcionários; a trajetória profissional subjetiva dos terceirizados; e as semelhanças e diferenças que existem entre funcionários terceirizados e servidores. O segundo percurso semântico trata de procedimentos, avaliações e rotinas burocráticas da terceirização, envolvendo a atuação dos fiscais frente ao trabalho prescrito e à percepção da legislação. E o terceiro percurso semântico possui um tema, que trata das dificuldades, benefícios e possíveis melhorias da terceirização, trazidas pelos servidores e pelos funcionários terceirizados. Como conclusões, tem-se que os terceirizados vivem sob constante insegurança profissional, devido à duração dos contratos e aos casos pregressos de falência de empresas. O campus UFV – Florestal, a cidade de Florestal e a empresa terceirizada foram as personagens de maior destaque em suas identidades. Por fim, foi relatada a identidade de exclusão que permeia os terceirizados, principalmente devido à diferença de tratamento e de direitos e deveres à qual são submetidos no dia a dia. Palavras-chave: Identidade. Terceirização. Administração Pública. Burocracia.
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    Fatores Críticos de Sucesso na implantação do Sistema Eletrônico de Informações em universidades federais
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-09-17) Assis, Leandro Duarte de; Costa Filho, Custódio Genésio da; http://lattes.cnpq.br/7304878754457447
    O presente trabalho teve como objetivo geral identificar e analisar quais são os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) na implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Federal de Viçosa (UFV). A pesquisa foi de natureza exploratória e descritiva, realizada a partir de uma análise qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de análise documental e de oito entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores e membros das Comissões de Implantação, analisadas por análise de conteúdo. Os fatores considerados foram aqueles citados com maior frequência na pesquisa bibliográfica sobre FCS em implantações de Sistemas de Informação (SI). Como resultados, foram identificados os fatores humanos, relativos à capacitação e conscientização dos usuários e à mudança da cultura organizacional como de maior importância (gerenciamento de mudanças organizacionais, estratégia de treinamento e comunicação com os usuários). Já os fatores relacionados ao gerenciamento dos projetos (habilidades do gerente, definição clara de objetivos e planejamento detalhado do projeto) se mostraram de menor relevância se comparados a implantações de outros tipos de sistema, como os ERPs. Três dos fatores analisados (seleção cuidadosa do software, adequado conhecimento dos sistemas legados e presença de consultoria externa) não foram identificados como Fatores Críticos de Sucesso nos casos em estudo. Este trabalho contribuiu para o entendimento dos Fatores Críticos de Sucesso em implantações de SI, em especial sistemas de processo eletrônico, no contexto das Universidades Públicas Federais. Também permitiu o desenvolvimento de recomendações às instituições pesquisadas e demais organizações públicas, a respeito dos processos de implantação de SI. Palavras-chave: Fatores Críticos de Sucesso. Sistema Eletrônico de Informações. Universidade. Implantação de Sistemas.
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    Risco de adoecimento e sentido do trabalho: a percepção de gestores técnico- administrativos em educação
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-07-06) Teixeira, Mariana Barros; Marra, Adriana Ventola; http://lattes.cnpq.br/1815944307477251
    O presente trabalho teve como objetivo geral analisar como são as relações entre os fatores relacionados aos riscos de adoecimento e o sentido do trabalho gerencial sob a perspectiva de gestores técnico-administrativos em uma Universidade Pública Federal. A pesquisa foi de natureza descritiva e explicativa, englobando análises quantitativas e qualitativas. A coleta de dados foi realizada com 146 gestores TAE por meio de questionários com as quatro escalas do ITRA, a saber, EACT, ECHT, EIPST e EADRT, e a Escala de sentido do trabalho (ETS), e com 17 entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados, foram utilizadas análise fatorial exploratória (AFE), análise descritiva, modelagem de equações estruturais (SEM) e análise de conteúdo. Após a realização da AFE, as escalas foram subdividas, e houve exclusão de variáveis não significativas para os gestores. No contexto do trabalho, apenas as relações socioprofissionais foram consideradas satisfatórias; as demais condições do trabalho, ritmo de trabalho e controle de trabalho, foram consideradas críticas. Os custos humanos foram considerados críticos. Os gestores perceberam o custo cognitivo, considerado grave, e os custos físico, afetivo-ético e afetivo-emocional, avaliados como críticos. As fontes de prazer e as de sofrimento foram satisfatórias, mostrando que há relação entre as vivências de prazer e sofrimento, podendo o gestor vivenciar ambas. As fontes de prazer relatadas foram relacionamento com colegas de trabalho, reconhecimento dos pares e superiores, resolução de problemas, realização profissional e utilidade social. As fontes de sofrimento foram os problemas relacionados à relação profissional, ao esgotamento profissional, à falta de reconhecimento, ao surgimento de imprevistos, à pressão e alta carga de responsabilidade. Em relação aos danos, os gestores percebem que o seu trabalho não causa danos, considerado-os como satisfatórios para as três dimensões: danos sociais, físicos e psicológicos. Quanto ao sentido do trabalho, foram percebidas quatro dimensões: Desenvolvimento, aprendizagem e identificação no trabalho; Autonomia e ética no trabalho; Utilidade social do trabalho; e Qualidade das relações no trabalho, sendo todas elas avaliadas como positivas. Todas as cinco hipóteses analisadas pela SEM foram confirmadas: H1: o contexto do trabalho influencia negativamente o sentido do trabalho; H2: o custo humano do trabalho influencia negativamente o sentido do trabalho; H3: o sentido do trabalho influencia positivamente as vivências de prazer; H4: o sentido do trabalho influencia negativamente as vivências de sofrimento; e H5: o sentido do trabalho influencia negativamente os danos do trabalho. Este estudo contribuiu para entendimento da função gerencial de técnico-administrativos dentro de uma Universidade Pública Federal, apontando as principais fontes do contexto do trabalho e do custo humano que interferem no sentido do trabalho percebido pelos gestores, além das fontes que podem impactar o sentido que estes gestores dão ao seu trabalho e sua influência nas vivências de prazer e sofrimento e possíveis danos. Permitiu o desenvolvimento de uma proposta de intervenção organizacional a fim de melhorar a gestão pública da instituição, mitigando os pontos de adoecimento e de exigências, bem como propagando as fontes de prazer e de sentido no trabalho. Palavras-chave: Gestor. ITRA. Sentido do trabalho. Universidade.
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    A qualidade de vida no serviço público a partir da percepção de servidores técnico-administrativos com deficiência
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-07-28) Amâncio, Dayse Leticia Pereira; Mendes, Diego Costa; http://lattes.cnpq.br/9998598879957550
    O presente estudo busca compreender como servidores técnico-administrativos com deficiência percebem a qualidade de vida no trabalho (QVT) no campus sede de uma instituição de ensino superior, e como esta poderia promover melhorias na QVT destes servidores. Para tanto, partiu-se de uma abordagem qualitativa com cunho descritivo e baseada em dados primários, coletados e produzidos por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com representantes do setor de pessoal da instituição e com servidores com deficiência. Posteriormente, os relatos dos participantes da pesquisa foram explorados utilizando a análise de conteúdo e contando com o suporte do modelo teórico de Walton (1973). A partir dos resultados, depreendeu-se que os entrevistados percebem uma evolução no processo de inclusão da universidade, manifestam orgulho em compor seu quadro de pessoal e consideram relevante o serviço por ela prestado, além de avaliarem positivamente o equilíbrio propiciado entre a vida laboral e extralaboral desses servidores. Nada obstante, ainda se fazem necessárias ações para que os servidores com deficiência percebam níveis ainda maiores de QVT, principalmente nos procedimentos relacionados ao ingresso e ambientação, à acessibilidade dos espaços físicos e à própria construção de carreira de pessoas com deficiência (PcD). Dessa forma, as análises viabilizaram diversas recomendações, a exemplo de: promoção de capacitação para profissionais de gestão de pessoas e para chefias e equipes de trabalho das PcD; realização de campanhas informativas e de conscientização/sensibilização sobre deficiência; criação de uma comissão multiprofissional que trabalhe questões voltadas à deficiência e ofereça suporte às PcD que integram o quadro de servidores da universidade; realização de estudos para definir a (re)alocação desses servidores; elaboração de um planejamento para acessibilidade que atenda às necessidades desse grupo a curto, médio e longo prazo; e investimento para que o programa de QVT para servidores promova maior inclusão das PcD, sendo, também, melhor divulgado e continuamente avaliado. Palavras-chave: Pessoas com deficiência. Qualidade de vida no trabalho. Serviço público. Instituição de ensino superior.
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    Satisfação e motivação no trabalho: uma análise dos servidores assistentes administrativos de uma Instituição de Ensino Superior
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-09-27) Diniz, Alessandra Santos; Zuin, Débora Carneiro; http://lattes.cnpq.br/8493517109780488
    Para que a administração pública possa avançar e alcançar suas metas institucionais, faz-se necessário um olhar mais atento àqueles que compõem seu quadro, uma vez que os servidores são o coração dessa máquina. Diante dessas novas transformações, este estudo buscou analisar a percepção dos assistentes administrativos quanto a motivação e satisfação dessa categoria dentro do seu ambiente de trabalho com o intuito de identificar pontos fortes e fracos que hoje podem estar comprometendo a forma como executam suas tarefas dentro do seu ambiente de trabalho. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa foi de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Ao todo, 25 assistentes administrativos foram submetidos a uma entrevista semiestruturada, que teve como apoio teórico a Teria Bifatorial de Frederick Herzberg. Para a análise dos dados, este estudo fez uso da análise de conteúdo de Bardin. Como forma de auxiliar na leitura dos dados, o software livre IRAMUTEQ também foi utilizado para gerar o gráfico de análise de similitude e a nuvem de palavras. Os resultados demonstram que apesar de existir alguns fatores que hoje interferem diretamente na motivação dos servidores, como a falta de reconhecimento e a ausência de uma política de crescimento profissional, existe pontos positivos que devem ser ressaltados como a realização profissional de fazerem parte da instituição e a responsabilidade advinda do cargo. A partir dos resultados, estruturou-se um relatório técnico com um plano de ação pensado para que a instituição possa ter acesso às informações encontradas nesta pesquisa e desenvolver uma política de gestão com foco em suprir hoje as lacunas aqui evidenciadas como a falta de reconhecimento por parte da instituição e a falta de treinamentos específicos para os servidores. Palavras-chave: Satisfação no trabalho. Motivação. Assistentes administrativos. Gestão Pública. Administração Pública.