Administração - Mestrado Profissional

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    Assédio moral e suas consequências no trabalho: o caso das técnico- administrativas de uma universidade federal mineira
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-09-27) Melo, Ester Roberti de; Zuin, Débora Carneiro; http://lattes.cnpq.br/8080928072202394
    Este estudo tem o objetivo de analisar as ocorrências de assédio moral no trabalho sobre as técnico-administrativas de uma universidade federal mineira. A pesquisa caracteriza-se como descritiva-explicativa, com o uso da metodologia qualitativa, de natureza aplicada, utilizando-se da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) sobre os dados fornecidos pelas entrevistas semiestruturadas do grupo em estudo. Apesar de o conceito de assédio moral adotado nessa dissertação não coincidir plenamente com o entendimento de algumas entrevistadas, verificou-se que a violência ocorre na maioria dos órgãos da universidade, principalmente sobre mulheres pretas e ocupantes de cargos de níveis inferiores; e traz consequências graves para a saúde da vítima e para o local de trabalho, sendo denunciadas, predominantemente, para as chefias e os setores responsáveis pela gestão de pessoas. Como alternativas para reduzir a ocorrência e os efeitos do assédio, foram propostas algumas recomendações como: incentivar que servidores façam cursos sobre a temática em estudo, buscar uma representação mais equitativa dos docentes e técnico-administrativos nos órgãos colegiados da instituição; e criar uma equipe multidisciplinar para atender às possíveis vítimas. Palavras-chave: Assédio Moral. Trabalho. Servidor Público. Técnico-Administrativos. Universidade.
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    Fatores Críticos de Sucesso na implantação do Sistema Eletrônico de Informações em universidades federais
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-09-17) Assis, Leandro Duarte de; Costa Filho, Custódio Genésio da; http://lattes.cnpq.br/7304878754457447
    O presente trabalho teve como objetivo geral identificar e analisar quais são os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) na implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Federal de Viçosa (UFV). A pesquisa foi de natureza exploratória e descritiva, realizada a partir de uma análise qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de análise documental e de oito entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores e membros das Comissões de Implantação, analisadas por análise de conteúdo. Os fatores considerados foram aqueles citados com maior frequência na pesquisa bibliográfica sobre FCS em implantações de Sistemas de Informação (SI). Como resultados, foram identificados os fatores humanos, relativos à capacitação e conscientização dos usuários e à mudança da cultura organizacional como de maior importância (gerenciamento de mudanças organizacionais, estratégia de treinamento e comunicação com os usuários). Já os fatores relacionados ao gerenciamento dos projetos (habilidades do gerente, definição clara de objetivos e planejamento detalhado do projeto) se mostraram de menor relevância se comparados a implantações de outros tipos de sistema, como os ERPs. Três dos fatores analisados (seleção cuidadosa do software, adequado conhecimento dos sistemas legados e presença de consultoria externa) não foram identificados como Fatores Críticos de Sucesso nos casos em estudo. Este trabalho contribuiu para o entendimento dos Fatores Críticos de Sucesso em implantações de SI, em especial sistemas de processo eletrônico, no contexto das Universidades Públicas Federais. Também permitiu o desenvolvimento de recomendações às instituições pesquisadas e demais organizações públicas, a respeito dos processos de implantação de SI. Palavras-chave: Fatores Críticos de Sucesso. Sistema Eletrônico de Informações. Universidade. Implantação de Sistemas.
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    Risco de adoecimento e sentido do trabalho: a percepção de gestores técnico- administrativos em educação
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-07-06) Teixeira, Mariana Barros; Marra, Adriana Ventola; http://lattes.cnpq.br/1815944307477251
    O presente trabalho teve como objetivo geral analisar como são as relações entre os fatores relacionados aos riscos de adoecimento e o sentido do trabalho gerencial sob a perspectiva de gestores técnico-administrativos em uma Universidade Pública Federal. A pesquisa foi de natureza descritiva e explicativa, englobando análises quantitativas e qualitativas. A coleta de dados foi realizada com 146 gestores TAE por meio de questionários com as quatro escalas do ITRA, a saber, EACT, ECHT, EIPST e EADRT, e a Escala de sentido do trabalho (ETS), e com 17 entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados, foram utilizadas análise fatorial exploratória (AFE), análise descritiva, modelagem de equações estruturais (SEM) e análise de conteúdo. Após a realização da AFE, as escalas foram subdividas, e houve exclusão de variáveis não significativas para os gestores. No contexto do trabalho, apenas as relações socioprofissionais foram consideradas satisfatórias; as demais condições do trabalho, ritmo de trabalho e controle de trabalho, foram consideradas críticas. Os custos humanos foram considerados críticos. Os gestores perceberam o custo cognitivo, considerado grave, e os custos físico, afetivo-ético e afetivo-emocional, avaliados como críticos. As fontes de prazer e as de sofrimento foram satisfatórias, mostrando que há relação entre as vivências de prazer e sofrimento, podendo o gestor vivenciar ambas. As fontes de prazer relatadas foram relacionamento com colegas de trabalho, reconhecimento dos pares e superiores, resolução de problemas, realização profissional e utilidade social. As fontes de sofrimento foram os problemas relacionados à relação profissional, ao esgotamento profissional, à falta de reconhecimento, ao surgimento de imprevistos, à pressão e alta carga de responsabilidade. Em relação aos danos, os gestores percebem que o seu trabalho não causa danos, considerado-os como satisfatórios para as três dimensões: danos sociais, físicos e psicológicos. Quanto ao sentido do trabalho, foram percebidas quatro dimensões: Desenvolvimento, aprendizagem e identificação no trabalho; Autonomia e ética no trabalho; Utilidade social do trabalho; e Qualidade das relações no trabalho, sendo todas elas avaliadas como positivas. Todas as cinco hipóteses analisadas pela SEM foram confirmadas: H1: o contexto do trabalho influencia negativamente o sentido do trabalho; H2: o custo humano do trabalho influencia negativamente o sentido do trabalho; H3: o sentido do trabalho influencia positivamente as vivências de prazer; H4: o sentido do trabalho influencia negativamente as vivências de sofrimento; e H5: o sentido do trabalho influencia negativamente os danos do trabalho. Este estudo contribuiu para entendimento da função gerencial de técnico-administrativos dentro de uma Universidade Pública Federal, apontando as principais fontes do contexto do trabalho e do custo humano que interferem no sentido do trabalho percebido pelos gestores, além das fontes que podem impactar o sentido que estes gestores dão ao seu trabalho e sua influência nas vivências de prazer e sofrimento e possíveis danos. Permitiu o desenvolvimento de uma proposta de intervenção organizacional a fim de melhorar a gestão pública da instituição, mitigando os pontos de adoecimento e de exigências, bem como propagando as fontes de prazer e de sentido no trabalho. Palavras-chave: Gestor. ITRA. Sentido do trabalho. Universidade.