Administração - Mestrado Profissional

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    Sentidos do trabalho e satisfação no trabalho no setor público
    (Universidade Federal de Viçosa, 2018-07-16) Ribeiro, Elisa Leonardi; Marra, Adriana Ventola; http://lattes.cnpq.br/3454416971581345
    O trabalho apresenta grande importância na vida de um indivíduo, fato este que tem despertado o interesse dos estudiosos do comportamento organizacional há um bom tempo. Questões como qual o sentido do trabalho e quão satisfeito o indivíduo se sente com o trabalho que realiza, embora venham sendo profundamente estudadas, permanecem ainda hoje sem o consenso por parte dos pesquisadores, talvez pelo caráter subjetivo das questões, talvez pela diversidade epistemológica e metodológica que permeia os dois construtos. Esta pesquisa teve por objetivo principal analisar se os sentidos do trabalho são capazes de influenciar o nível de satisfação dos trabalhadores. Para tanto, foi realizado um estudo de abordagem mista junto aos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Ouro Preto, no qual foram obtidos 186 questionários durante a etapa quantitativa da pesquisa e entrevistados dez servidores durante a etapa qualitativa. Por meio de análises descritivas e estatísticas dos dados coletados nos questionários e da análise de conteúdo das entrevistas realizadas, foi possível constatar que estes servidores consideram que um trabalho com sentido é aquele que oferece a oportunidade de contribuir com a sociedade e com as pessoas, de construir bons relacionamentos e de atuar em um ambiente que preza pela ética e pela valorização do trabalhador. Por outro lado, constatou-se que a qualidade dos relacionamentos interpessoais e a natureza do trabalho são fatores que contribuem mais fortemente com a satisfação destes servidores, enquanto que a capacidade técnica das chefias, a progressão na carreira e a defasagem salarial da categoria os aproximam da insatisfação com o trabalho. Por fim, foram constatadas forças de associação moderadas entre os dois construtos, tendo a regressão linear revelado um efeito genuíno dos sentidos do trabalho sobre os índices de satisfação no trabalho. Desta forma, os indícios apontados ao longo do estudo permitem concluir que, para os servidores pesquisados, a percepção de se realizar um trabalho que tem sentido é, de fato, capaz de influenciar o nível de satisfação com esse trabalho.
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    Mudança organizacional e as reações dos servidores após a implantação do REUNI
    (Universidade Federal de Viçosa, 2018-07-16) Abreu, Rafael Matias de; Marra, Adriana Ventola
    O tema Mudança Organizacional, embora seja de extrema importância nos tempos atuais, apresenta dificuldades quanto a sua aplicabilidade bem sucedida nas organizações, conforme pesquisas recentes, sendo que a resistência à mudança é retratada como a maior barreira ao seu sucesso. Motta (2001) define a mudança organizacional como o conjunto de alterações na situação ou no ambiente de trabalho de uma organização. A mudança organizacional, bem como as formas de resistência dos indivíduos à sua implantação, não é fenômeno recente. Insere-se a esse contexto de mudanças o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), instituído pelo decreto no 6.096/2007 como política do governo federal de expansão e melhoria da qualidade do ensino superior no país. O REUNI foi implantado na Universidade Federal de Viçosa que, há pouco tempo, aproveitando o incremento do programa, havia transformado a escola técnica de Florestal em um campus da universidade. Isso nos leva ao seguinte questionamento: como os servidores da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal reagiram às mudanças, após a implantação do REUNI? A fim de responder a essa pergunta, foi realizado um estudo nessa organização, tendo como objetivo principal identificar e analisar as reações dos servidores às mudanças ocorridas pela implantação do programa. Diante desse contexto, os constructos deste estudo foram baseados no Modelo proposto e utilizado por Chaves (2005), além da análise da mudança organizacional ocorrida na instituição com base nas perspectivas de Motta (2001). Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso do tipo descritivo e utiliza metodologia de pesquisa qualitativa, através de 14 entrevistas semiestruturadas, e quantitativa, por meio de 61 questionários aplicados aos servidores da instituição. Ademais, a pesquisa foi viabilizada por meio de análise de conteúdo e estatística descritiva. A instituição pesquisada tem natureza autárquica e passou por muitas mudanças nos últimos dez anos. Constatou-se, com este estudo, que suas mudanças ocorreram em todas as perspectivas apontadas por Motta (2001): estratégica, estrutural, tecnológica, humana, cultural e política, algumas de maneira mais acentuadas do que outras. Além disso, na percepção dos servidores, não existiu uma comunicação eficiente por parte dos gestores da mudança, e também houve participação pequena do servidor no planejamento. Porém, indo contra a literatura sobre mudança organizacional, não se observaram resistências ativas durante o processo de mudança diante do contexto apresentado, mas sim a aceitação por parte dos servidores pesquisados. A maior contribuição desta pesquisa é a sua intenção de ser mais um passo importante na compreensão do processo de mudança nas organizações públicas, instituições em que ainda existe carência teórica e principalmente empírica dessa abordagem.
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    Prazer e sofrimento no trabalho: a percepção de auditores internos que atuam em universidades federais em Minas Gerais
    (Universidade Federal de Viçosa, 2018-07-02) Arruda, Flavia dos Reis; Marra, Adriana Ventola; http://lattes.cnpq.br/3069496056792794
    Nesta pesquisa, objetivou-se analisar as experiências de prazer e de sofrimento no trabalho de doze auditores internos que atuam em seis universidades federais localizadas no estado de Minas Gerais, baseando-se na abordagem teórica dejouriana da psicodinâmica do trabalho. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa com dois auditores de cada universidade, sendo a escolha desses sujeitos definida pelo critério de disponibilidade. Cada sujeito respondeu a uma entrevista semiestruturada, sendo registradas as suas falas e posteriormente transcritas, a fim de proceder ao exame das informações com o auxílio da técnica de análise de conteúdo, fundamentada em Bardin (2010). Na análise dos dados, verificaram-se as situações compartilhadas pelos auditores nas universidades que proporcionam prazer, possivelmente relacionadas aos aspectos intrínsecos à organização do trabalho, às condições de trabalho, às relações socioprofissionais, à realização profissional e à identificação com a instituição a qual pertencem. Do mesmo modo, avaliaram-se os fatores que evocaram sofrimento, também inerentes à organização do trabalho, às condições de trabalho e às relações socioprofissionais, além do medo em relação ao trabalho executado. Como resultados, constata-se que os auditores pesquisados vivenciam experiências de prazer e de sofrimento no trabalho, de modo que as sensações de sofrimento se sobressaem às de prazer, denotando as limitações e os desafios enfrentados no exercício do trabalho de auditoria no âmbito das universidades públicas federais. Em contrapartida, nota-se que esses trabalhadores utilizam mecanismos (individual e coletivo) para enfrentar o sofrimento e superar as adversidades, embora seja possível que essa alternativa configure apenas um recurso mediador de sofrimento, sendo insuficiente para promover mudanças significativas no contexto de trabalho.