Ciências da Saúde

URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/20725

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A formação de professores na abordagem de álcool e outras drogas em Viçosa-MG
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-07-20) Caliman, Isabela Delpupo; Henriques, Bruno David; http://lattes.cnpq.br/0624332199207873
    O ambiente escolar pode ser considerado um fator de proteção no desenvolvimento de crianças e adolescentes, como também pode se tornar um fator de risco no que se refere ao uso e abuso de drogas entre os alunos. Dessa forma, acredita-se que a formação de professores nessa temática tem influência positiva na prevenção e aumento de fatores de proteção nesses ambientes. O presente estudo evidenciou a partir da literatura como é a formação de professores das escolas públicas brasileiras quanto à temática das drogas. Além disso, este estudo destacou quais são as dificuldades e demandas encontradas por professores de todos os níveis de ensino do município de Viçosa, Minas Gerais, com relação à prevenção quanto ao uso e abuso de drogas pelos alunos. A partir desse levantamento, realizou-se um curso de Formação para Professores escolares no município de Viçosa, Minas Gerais com o objetivo de contribuir para reflexões sobre a relevância das práticas focadas na prevenção interativa, no desenvolvimento dos alunos em habilidades para a vida, reflexão crítica, autonomia e aumento de fatores de proteção. O curso trouxe resultados para reflexão da prática dos profissionais sendo um estudo que pode auxiliar outras realidades que vivenciam desafios semelhantes. Contudo, há falta de investimento por parte do governo e as dificuldades encontradas pelos educadores ressaltam a necessidade de formação e capacitação para profissionais da educação na área. Palavras-chave: Educação Continuada. Capacitação de Professores. Professores Escolares. Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias.