Educação - Mestrado Profissional

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    Análise e compilação de terminologias em libras para expressarem conceitos de ciências da natureza
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-11-10) Pizano, Gabriel Lima; Souza, Vinícius Catão de Assis; http://lattes.cnpq.br/8137717914815185
    O acesso aos conteúdos de Ciências da Natureza pelos estudantes Surdos pressupõe mobilizar diferentes terminologias em Libras para apresentar os conceitos da Biologia, Física e Química no âmbito educacional. Assim, realizamos uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, tendo como técnica investigativa a documentação indireta feita por meio de um levantamento bibliográfico. Para tanto, realizamos uma pesquisa nas plataformas Scielo, Portal de Periódicos Capes, além do Google. Os resultados encontrados apontaram poucas pesquisas sobre construções terminológicas no âmbito das Ciências, mesmo sendo verificada a proposição de 1034 sinais-termo para a Biologia, 390 para a Física e 313 para a Química, dispersos em diferentes plataformas. Na sequência, analisamos e categorizamos esses sinais-termo, que resultou na proposição de cinco categorias emergente primárias (datilológica, icônica, arbitrária, contextual e conceitual) e dez secundárias. As análises nos mostraram que poucos sinais-termo propostos para a área de Ciências da Natureza traziam aspectos conceituais, o que reforça a importância de a equipe responsável por criar terminologias técnicos-científicos ser composta por profissionais conhecedores da Língua de Sinais e dos conceitos científicos em estudo. Além disso, identificamos uma significativa dispersão dos sinais-termos e a falta deles para muitos conceitos. Verificamos ainda que há vários sinais-termos para um mesmo conceito científico, o que nos permitiu inferir que a dispersão, a falta de validação e de divulgação não favorecem a legitimação e o avanço terminológico neste campo de estudo, com o acúmulo de muitas propostas de sinais-termo para alguns conceitos de base, enquanto muitos outros não são contemplados. Assim, indicamos aqui algumas lacunas relativas ao léxico especializado em Libras para os conceitos de Ciências da Natureza, além das diversas propostas terminológicas para um mesmo termo e a falta de incorporação conceitual ao sinal-termo, podendo com isso criar barreiras e abstrações que dificultam o acesso dos Surdos aos conhecimentos científicos. Dessa forma, com base nos resultados e nas discussões apresentadas, organizamos um sinalário de Ciências da Natureza como produto educacional, a fim de contribuir para que o direito linguístico dos Surdos seja assegurado, de modo especial no âmbito educacional, facilitando as buscas terminológicas dos Intérpretes Educacionais e professores bilíngues, além de indicar a possibilidade de pesquisas futuras sobre a proposição de terminologias em Libras para esta área. Palavras-chave: Ensino de Ciências para Surdos. Ensino de Química, Física e Biologia para Surdos. Educação dos Surdos. Terminologias em Libras.
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    Conhecimento e aplicação de diferentes estratégias de ensino de participantes do Pibid de Ciências e Biologia de uma universidade federal mineira durante a pandemia de covid-19
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-05-23) Bambirra, Jaciane Lobo; Rigolon, Rafael Gustavo; http://lattes.cnpq.br/5280809527058797
    As estratégias de ensino podem ser entendidas como o estudo dos caminhos pelos quais os educadores devem seguir para orientar os processos de ensino e aprendizagem. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é um programa do Ministério da Educação que tem como principal objetivo promover a inserção dos estudantes dos cursos das licenciaturas em escolas de Educação Básica da rede pública de ensino. Diante do cenário de pandemia causado pelo coronavírus desde novembro de 2019, surgiu a necessidade de migrar o ensino convencionalmente presencial para o ambiente virtual, sendo necessário reinventar formas de prover o ensino sem afetar em sua qualidade. No presente trabalho buscou- se analisar como a participação no Pibid de Ciências e Biologia de uma universidade federal mineira contribui para a aprendizagem de métodos e estratégias didáticas de seus participantes durante a pandemia de covid. Foram realizadas duas rodadas de entrevistas, com intervalo de doze meses entre elas, contando com a participação de 22 pibidianos do curso de Ciências Biológicas na primeira rodada e 16 na segunda rodada. Após a etapa das entrevistas houve a transcrição fiel dos áudios para a posterior análise de dados. Para a compilação e análise dos dados foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo. Dentro da multiplicidade dos resultados obtidos percebeu-se a necessidade de se promover uma formação continuada em estratégias de ensino e recursos didáticos para os pibidianos a fim de amenizar as diferenças de seus conhecimentos sobre os assuntos. A partir disso, surge o Produto Educacional oriundo do presente trabalho que propõe uma formação continuada para o aprendizado no que tange as estratégias de ensino e os recursos didáticos durante os dezoito meses de cada ciclo de duração do Programa. Em suma, pôde-se concluir que, com o Pibid, foi possível aprender novos meios de dar aulas online, porém há a grande preocupação quanto a aplicação de tudo que foi aprendido para quando o ensino se tornar presencial novamente. Além disso, principalmente durante o ensino remoto, o programa foi um momento de aprendizado sobre a não romantização da profissão, e o espaço para compreender melhor as desigualdades, a falta de acesso e a falta de interesse dos alunos em aprender. Esses fatores afetaram diretamente na saúde mental dos pibidianos e, consequentemente, na aprendizagem e disposição de propor estratégias e recursos diferenciados em suas aulas. Assim, espera-se que a partir deste trabalho se possa reconhecer a necessidade de uma formação continuada com momentos formativos oferecidos aos participantes do Pibid, além de reconhecer os desafios e o cenário de lutas constantes pela melhoria das condições e investimentos destinados à Educação. Palavras-chave: Estratégias de Ensino. Pibid. Coronavírus. Pandemia. Ensino e aprendizagem. Ensino remoto.