Educação - Mestrado Profissional

URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/28778

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise e compilação de terminologias em libras para expressarem conceitos de ciências da natureza
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-11-10) Pizano, Gabriel Lima; Souza, Vinícius Catão de Assis; http://lattes.cnpq.br/8137717914815185
    O acesso aos conteúdos de Ciências da Natureza pelos estudantes Surdos pressupõe mobilizar diferentes terminologias em Libras para apresentar os conceitos da Biologia, Física e Química no âmbito educacional. Assim, realizamos uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, tendo como técnica investigativa a documentação indireta feita por meio de um levantamento bibliográfico. Para tanto, realizamos uma pesquisa nas plataformas Scielo, Portal de Periódicos Capes, além do Google. Os resultados encontrados apontaram poucas pesquisas sobre construções terminológicas no âmbito das Ciências, mesmo sendo verificada a proposição de 1034 sinais-termo para a Biologia, 390 para a Física e 313 para a Química, dispersos em diferentes plataformas. Na sequência, analisamos e categorizamos esses sinais-termo, que resultou na proposição de cinco categorias emergente primárias (datilológica, icônica, arbitrária, contextual e conceitual) e dez secundárias. As análises nos mostraram que poucos sinais-termo propostos para a área de Ciências da Natureza traziam aspectos conceituais, o que reforça a importância de a equipe responsável por criar terminologias técnicos-científicos ser composta por profissionais conhecedores da Língua de Sinais e dos conceitos científicos em estudo. Além disso, identificamos uma significativa dispersão dos sinais-termos e a falta deles para muitos conceitos. Verificamos ainda que há vários sinais-termos para um mesmo conceito científico, o que nos permitiu inferir que a dispersão, a falta de validação e de divulgação não favorecem a legitimação e o avanço terminológico neste campo de estudo, com o acúmulo de muitas propostas de sinais-termo para alguns conceitos de base, enquanto muitos outros não são contemplados. Assim, indicamos aqui algumas lacunas relativas ao léxico especializado em Libras para os conceitos de Ciências da Natureza, além das diversas propostas terminológicas para um mesmo termo e a falta de incorporação conceitual ao sinal-termo, podendo com isso criar barreiras e abstrações que dificultam o acesso dos Surdos aos conhecimentos científicos. Dessa forma, com base nos resultados e nas discussões apresentadas, organizamos um sinalário de Ciências da Natureza como produto educacional, a fim de contribuir para que o direito linguístico dos Surdos seja assegurado, de modo especial no âmbito educacional, facilitando as buscas terminológicas dos Intérpretes Educacionais e professores bilíngues, além de indicar a possibilidade de pesquisas futuras sobre a proposição de terminologias em Libras para esta área. Palavras-chave: Ensino de Ciências para Surdos. Ensino de Química, Física e Biologia para Surdos. Educação dos Surdos. Terminologias em Libras.