Educação - Mestrado Profissional

URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/28778

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas de avaliação formativa no contexto do programa residência pedagógica
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-01-20) Barbosa, Luís Rafael; Mendonça, Douglas Henrique de; http://lattes.cnpq.br/8176917518969300
    Este trabalho de mestrado profissional surgiu como alinhamento entre a vivência do autor e a necessidade de se criar um produto educacional que auxiliasse educadores em sua prática pedagógica, com a intenção de promover transformações reais. Assim, se consolidou o tema Avaliação da Aprendizagem, nem sempre aprofundado na formação inicial de professores. E se questionou: “Como um módulo educativo sobre práticas formativas de avaliação no Programa Residência Pedagógica (PRP) impacta na formação de professores de Química e Física?” A ideia foi promover três encontros virtuais, ajustados devido a pandemia da COVID-19, com docentes em formação do PRP junto com entrevistas e questionários. O módulo foi planejado a partir da Taxonomia de Bloom, objetivando a construção de habilidades em uma ordem coerente de complexidade, partindo das mais simples cognitivamente, como lembrar e entender, por exemplo, até a mais avançada, de criar. Além disso, a pesquisa perseguiu confirmar a efetividade do módulo na perspectiva dos participantes (plano fenomenológico) em uma análise qualitativa aplicada. Na análise dos resultados, estes indicaram evolução positiva dos participantes quanto aos conhecimentos avaliativos tanto no campo teórico quanto empírico, sinalizando ainda visões mais profundas e reais sobre temas sensíveis como a utilização de notas, o papel da comunidade escolar e os índices de classificação educacional como o IDEB, por exemplo. Os participantes avaliaram a experiência do módulo como significativa, discorrendo mudanças comportamentais, apesar da restrição imposta pela pandemia. Os indicadores utilizados apontaram um alto grau de qualidade e também de importância para a formação docente. Em suma, os conhecimentos construídos e as significativas experiências vivenciadas serviram para a criação do produto educacional, uma cartilha intencionada no suporte aos professores que desejam implementar o processo formativo de avaliação em suas práticas de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Avaliação Formativa. Avaliação da Aprendizagem. Taxonomia de Bloom. Residência Pedagógica. Produto Educacional.