Educação

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    A construção do processo de aprendizagem profissional de professores iniciantes
    (Universidade Federal de Viçosa, 2013-06-26) Vieira Junior, José Marcos; Lacerda, Wânia Maria Guimarães; http://lattes.cnpq.br/2080955778879818; Braúna, Rita de Cássia de Alcântara; http://lattes.cnpq.br/9870415327142816; http://lattes.cnpq.br/9508792536220853; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3090603419576186; Braga, Maria José
    O presente estudo preocupa-se com a questão da aprendizagem da docência de professores iniciantes, tendo em conta suas experiências pré-profissionais e profissionais. Tendo isso em vista, considera-se aqui as múltiplas experiências de socialização e formação que interferem na aprendizagem da profissão e o tipo de estabelecimento de ensino no qual o professor principiante ingressa. Levou-se em conta a socialização familiar e escolar (o passado incorporado), a qual constitui seus modos de pensar, sentir e agir habitus (BOURDIEU, 1983); a formação inicial e o exercício profissional. A problematização e a realização da pesquisa sobre o tema aprendizagem da docência de professores iniciantes ancora-se na noção operatória de habitus de Pierre Bourdieu (1983) e na noção de configuração de Norbert Elias (1995). Ademais, toma-se por base os estudos sobre os processos de aprendizagem da docência, mais especificamente o processo de aprendizagem profissional de professores iniciantes e os saberes docentes. A geração dos dados foi feita através de dois instrumentos: o questionário e a entrevista individual em profundidade com roteiro semiestruturado. O questionário, composto por questões fechadas, versou sobre a trajetória escolar dos sujeitos pesquisados: informações sobre o percurso escolar; sobre o tipo de estabelecimento de ensino frequentado na educação básica; a escolaridade dos avós maternos e paternos, dos pais, bem como dos irmãos. O questionário foi aplicado a um grupo de quatro professores. Posteriormente realizamos a entrevista individual em profundidade com os sujeitos escolhidos, na qual nos interessava aprofundar aspectos importantes sobre os quatro eixos de análise aqui selecionados: família (saberes pessoais dos professores, vida pessoal e experiência familiar: valores morais, posturas, gosto pelo ensino etc.); escola (trajetória escolar, saberes provenientes da formação escolar anterior); formação inicial, percurso universitário e a iniciação à docência (experiência profissional, saberes da prática pedagógica). De acordo com cada eixo, o relato dos entrevistados foi submetido a uma análise mais acurada. Para tal, foi utilizada a análise de conteúdo (BARDIN, 2006), que foi uma técnica que nos auxiliou a apreender o significado das mensagens emanadas dos depoimentos dos nossos entrevistados. Da análise realizada guardadas as singularidades de cada caso ressalta-se que são múltiplas as influências em seus processos de aprendizagem profissional. São diversas as fontes de conhecimentos/saberes que balizam os seus processos de aprender a ensinar o contexto familiar e escolar; o curso de formação inicial; as experiências pré-profissionais e profissionais; a militância religiosa; o mestrado; o contexto de atuação profissional; dentre outras o que vem corroborar com os estudos de Tardif, Lessard e Lahaye (1991) acerca do caráter plural do saber docente. Considerando os quatro eixos de análise, os casos aqui apresentados guardam algumas semelhanças entre si. Mas, se distinguem pelos caminhos que fizeram, pela forma de escolha dos cursos e, certamente, pela dinâmica singular que deram às suas trajetórias de vida, escolar e profissional.
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    Limites e possibilidades do plano de estudo na articulação trabalho-educação na Escola Família Agrícola Paulo Freire
    (Universidade Federal de Viçosa, 2013-03-27) Melo, Érica Ferreira; Santos, Geraldo Márcio Alves dos; http://lattes.cnpq.br/7862570395877965; Silva, Lourdes Helena da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728228U7; http://lattes.cnpq.br/2245955440992963; Brandão, Nágela Aparecida; http://lattes.cnpq.br/7195232489120252; Rodrigues, João de Assis
    Esta dissertação de mestrado se insere no contexto da Pedagogia da Alternância, uma proposta de formação que busca articular as aprendizagens no ambiente familiar com as aprendizagens no ambiente escolar, ou seja, uma integração escola-família, teoria- prática e educação-trabalho no processo educacional no contexto campo. Para auxiliar a realização deste propósito a Pedagogia da Alternância trabalha com instrumentos pedagógicos apropriados, dentre os quais destacamos o Plano de Estudo (PE), por sua centralidade na articulação entre os diferentes tempos e espaços da formação. Situamos esta pesquisa na perspectiva de ampliar a compreensão sobre o PE a partir do processo de formação da Escola Família Agrícola Paulo Freire (EFAP), como instrumento de valorização do trabalho e utilização do seu potencial educativo na formação dos jovens do campo. Para alcançar este objetivo recorremos a uma revisão bibliográfica, sobre as temáticas: Educação do Campo, trabalho como princípio educativo e Pedagogia da Alternância. Ancorados nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, utilizamos, como procedimentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e questionários, que foram analisadas sob a perspectiva do Método de Análise de Conteúdo. A partir das compreensões dos sujeitos da pesquisa constamos, no desenvolvimento do PE, algumas limitações na busca deste enquanto articulador dos diferentes meios de formação da EFAP, tais como: o não envolvimento dos educandos na escolha do tema do PE; a ausência das visitas dos monitores às propriedades e comunidades dos educandos, durante a operacionalização do PE; dificuldade dos monitores em aprofundar o tema do PE; dificuldade dos educandos e das famílias em aplicar o PE; e a falta de compreensão sobre este instrumento pelos monitores, famílias e educandos envolvidos no processo de formação da EFAP. Estas limitações nos levam a identificar uma lacuna entre o que é proposto pela teoria acerca do PE e o que realmente acontece no seu cotidiano. Além disso, estas limitações podem acarretar em um esvaziamento de seu potencial de valorização do trabalho como princípio educativo. Entretanto, identificamos, também, algumas possibilidades do referido instrumento por consistir em um articulador dos diferentes meios e o diálogo que ele estabelece com o trabalho do campo.
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    As tendências internacionais e a universidade brasileira na primeira década dos anos 2000: ensino superior e produção de consenso
    (Universidade Federal de Viçosa, 2013-03-21) Thiengo, Lara Carlette; Gomes, Maria Carmen Aires; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791838E8; Mari, Cezar Luiz de; http://lattes.cnpq.br/0201073550093287; http://lattes.cnpq.br/5433951320772360; Evangelista, Olinda; http://lattes.cnpq.br/0652113284096519; Azevedo, Denílson Santos de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727908H2
    Esta dissertação teve como objetivo analisar a produção de consenso sobre a educação superior na primeira década dos anos 2000, considerando as orientações do banco mundial e sua incidência sobre as políticas públicas brasileiras. Dois documentos lançados na primeira e início da segunda década de 2000 pelo BM foram analisados: construir sociedades do conhecimento: novos caminhos para a educação terciária (2003) e aprendizagem para todos: investir no conhecimento das pessoas e habilidades para promover o desenvolvimento (2011). Estes documentos são analisados as luz da análise do discurso crítica (Fairclough, 2001; 2003) enquanto gêneros de governança, na medida em que veiculam ordenamentos e valores; e a partir do referencial gramsciano, que embasa a análise sócio-política de nossa empiria. Considerando o viés de análise a partir da materialização dessas tendências internacionais, um o programa lançados no ano de 2011 também fez parte de nosso corpus de análise: o Ciência sem Fronteiras. Nesse sentido, a materialização das orientações internacionais atua na tessitura de um consenso da educação superior em nossa sociedade. O consenso deve ser compreendido como mecanismo material vinculado à instrução e formação profissional na medida em que os programas atingem as camadas da população de modo diferente, tornando-as parceiras na continuidade do modelo de educação pretendido pelo estado liberal. A partir das análises, compreendemos que esse consenso tem suas bases na ideologia da globalização; na ideologia da sociedade do conhecimento (2003) que é transposta para uma sociedade dos aprendentes ; desenvolvimento de tecnologias de ponta e inovação (em um corte limitado); diversificação do ensino superior (educação terciária); necessidade de mão-de-obra qualificada aos atendimentos do mercado; alívio da pobreza e inserção social (atrelada a políticas assistencialistas); parceria com o setor privado; empregabilidade e, sobretudo, na característica da centralidade da educação como promotora (única) do desenvolvimento econômico e da melhoria da qualidade de vida.
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    Análise histórica e metodológica do livro de António Trajano e suas relações com os atuais Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2013-02-21) Torres, Maria Alba Guedes; Azevedo, Denílson Santos de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727908H2; http://lattes.cnpq.br/1962283646308671; Mill, Daniel Ribeiro Silva; http://lattes.cnpq.br/1515286597269486; Mota, Maria Veranilda Soares da; http://lattes.cnpq.br/8661599366390708
    O objetivo desta investigação foi analisar as transformações que os conteúdos da aritmética (nomenclatura atual matemática) sofreram a partir do final do século XIX, meados do século XX e início do século XXI para procurar responder ao questionamento central: pode-se afirmar que as inovações trazidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) relacionadas aos conteúdos de matemática apresentam transformações significativas em relação às contribuições da obra Aritmética Elementar Ilustrada Ensino Teórico e Prático , de António Trajano? Livro foi escolhido por ter tido grande influencia na escolarização no Brasil. O método utilizado na pesquisa foi de cunho qualitativo, utilizando no decorrer do estudo à pesquisa teórica, a pesquisa histórica, a história das disciplinas escolares (matemática). Este estudo também discorre sobre a aprendizagem matemática no Brasil, por meio de considerações teórico-metodológicas. Também apresenta a importância da abordagem histórica para a compreensão das dificuldades de ensino- aprendizagem da matemática e o método intuitivo. Além disso, a presente pesquisa fez apontamentos sobre o autor António Bandeira Trajano e as contribuições da sua obra na educação brasileira, e analisou o conteúdo de matemática nos atuais PCN. Por fim, a pesquisa aponta a interseção entre a Obra de Trajano, o método intuitivo e os atuais PCN. Demonstram, assim, os pontos convergentes entre estes três elementos da pesquisa, e que existe uma utilização do método intuitivo nestas obras como estratégia para o resgate da qualidade do ensino e aprendizagem da matemática no Brasil.
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    Condições de trabalho docente na universidade frente ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2013-07-19) Batista, Ana Carolina Pessoa Brandão; Deus, Maria Alba Pereira de; http://lattes.cnpq.br/9860141898522353; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3090603419576186; http://lattes.cnpq.br/0200270222504480; Nunes, Célia Maria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1724159981026056
    Este trabalho de dissertação teve como objetivo analisar as condições de trabalho docente frente à implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) em uma universidade federal mineira. O Reuni foi instituído por meio do Decreto nº 6096, de 24 de abril de 2007, tendo como meta global a elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para 90% e da relação dos alunos de graduação em cursos presenciais por professor para 18 ao final de cinco anos, a contar do início de cada plano das Universidades Federais. Além disso, objetiva-se ainda, criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação, pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais e promover a reestruturação acadêmico-curricular e a renovação pedagógica da educação superior. Essa pesquisa pautou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa. O lócus de investigação foi uma universidade pública mineira e os sujeitos da pesquisa foram selecionados a partir do universo de professores da referida universidade, que lecionam em cursos de licenciaturas (Química, Matemática, Ciências Biológicas) criados com recursos do Reuni. A investigação se deu em duas etapas: por meio da pesquisa e análise documental e por meio da aplicação de questionários. A pesquisa documental foi analisada através da análise de conteúdo (BARDIN, 2004). Já os dados provenientes do questionário foram interpretados à luz da análise de prosa (ANDRÉ, 1983). Foi utilizada a técnica de triangulação de dados para responder a problemática levantada inicialmente na pesquisa. Percebemos, pela análise dos documentos referentes à implementação do Programa Reuni, que na universidade em estudo, a ampliação de vagas discentes, realizada pelo Reuni, constitui um processo que não está sendo acompanhado pela reposição de vagas docentes, de servidores técnico-administrativos e ampliação da infra-estrutura. Trouxemos também, a visão dos professores que atuam nas licenciaturas noturnas criadas exclusivamente com recursos do Reuni, acerca das suas condições de trabalho frente à implementação do Programa. Os sujeitos desse estudo reforçaram a visão de que a universidade pública contemporânea vive um momento de democratização do ensino, e que o programa federal Reuni, contribui para a expansão das universidades federais e aumento do número de alunos. Os docentes da pesquisa acreditam que a principal consequência do Reuni para o seu trabalho, é a maior quantidade de alunos e a heterogeneidade entre eles. Percebem a intensificação do trabalho docente a partir das diferentes atividades demandadas ao professor universitário (ensino, pesquisa, extensão, atividades administrativas) vinculadas à cobrança por produtividade. Acreditam que a expansão de vagas na universidade federal é válida desde que acompanhada de financiamento compatível.
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    A experiência como prática formativa de estudantes na Extensão Universitária
    (Universidade Federal de Viçosa, 2013-03-06) Cunha, Ana Luiza Salgado; Barletto, Marisa; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763744U6; http://lattes.cnpq.br/6780096540741535; Silva, Lourdes Helena da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728228U7; Bevilacqua, Paula Dias; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727999P6
    O presente trabalho consiste numa pesquisa que tem como tema a experiência enquanto prática formativa de estudantes de graduação envolvidos em atividades de Extensão Universitária, que por sua vez são compreendidas historicamente em suas diferentes concepções e práticas. O principal objetivo desta pesquisa foi qualificar a dimensão da experiência construída por estudantes universitários envolvidos em atividades de Extensão Universitária, compreendendo como elas incidem na trajetória dos estudantes buscando entender o modo como os mesmos as tratam na sua formação acadêmica. Com o intuito de compreender as diferentes concepções e modalidades de Extensão Universitária constituídas historicamente, associadas às diferentes funções assumidas pela universidade, foram analisadas como as diferenças sociais e políticas nas concepções e modalidades de Extensão atravessam as diferentes experiências formativas de estudantes. Nos caminhos metodológicos, optamos por utilizar entrevistas, na perspectiva de Grupo Focal, enquanto instrumento de produção de informações sobre as experiências extensionistas, sendo realizados quatro encontros com diferentes grupos de estudantes universitários. Para compreender e analisar as informações emergentes dos grupos focais, à luz das teorias por nós trabalhadas nesta pesquisa, utilizamos o método da Análise de Conteúdo, com o objetivo de extrair significados dos discursos construídos coletivamente pelos estudantes, identificando características da mensagem, sentidos e significados e compreendendo elementos que transversalizam as diferentes experiências, concepções e práticas. Os resultados desta pesquisa permitiram-nos qualificar as experiências dos estudantes universitários na perspectiva da historicidade das práticas de Extensão, bem como os significados e sentidos das experiências em Extensão Universitária na construção do conhecimento acadêmico. Assim, compreendemos a existência de outras formas de tecer conhecimentos, nos quais a Extensão Universitária aparece como uma das possibilidades de espaços para outros tantos conhecimentos que se anunciam como novos paradigmas.
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    A oferta de educação para adultos em situação de privação de liberdade na Penitenciária Doutor Manoel Martins Lisboa Júnior no município de Muriaé em Minas Gerais
    (Universidade Federal de Viçosa, 2013-07-09) Mól, Márcio José Ladeira; Azevedo, Denílson Santos de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727908H2; http://lattes.cnpq.br/7058420350412975; Coelho, Edgar Pereira; http://lattes.cnpq.br/2412983438933780; Civale, Leonardo; http://lattes.cnpq.br/6084393659907979
    Esta dissertação de mestrado está inserida no estudo da oferta de educação escolar para adultos em situação de privação de liberdade. Considerando que no Brasil, não existe pena de prisão perpétua, o indivíduo sentenciado, depois de cumprimento de sua pena, retorna ao convívio social. Desta forma, ações como o trabalho e a educação se fazem necessárias na busca de sua reabilitação e geração de oportunidade para uma vida longe do crime. A legislação brasileira, seguindo acordos e tratados internacionais, garante o direito universal à educação, que, inclusive ao encarcerado, lhe dá o direito de remir parte da pena pela frequência em atividade escolar. Este estudo teve como objetivo investigar como a oferta de educação para adultos presos vem sendo implantada no Estado de Minas Gerais. Para isso, realizamos além de estudos bibliográficos, levantamentos documentais que nos deram suporte para entender os principais pontos em relação à genealogia da pena de prisão e a evolução da legislação que garante ao detento o direito à educação e remição de pena por esta atividade. Para coletarmos dados empíricos, efetuamos um estudo in loco na Escola Estadual Maria Auxiliadora de Faria, situada na Penitenciária Doutor Manoel Martins Lisboa Júnior no município de Muriaé. Ancorados nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, utilizamos como procedimentos de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas e um roteiro de observação. A partir dos relatos dos educadores nas entrevistas constatamos limitações no desenvolvimento do trabalho, devido à estrutura física da escola, principalmente na parte de atividades de planejamento e locomoção entre as salas de aula entre os pavilhões; há deficiência na formação específica, ou na qualificação dos educadores; os materiais didáticos na maioria das vezes não são adequados à realidade em que os alunos se encontram, e quase rotineiramente, estes não são de boa qualidade, o que faz com que os professores comprem o seu material com recursos próprios. Mas, mesmo com as dificuldades encontradas, os educadores sentem-se valorizados no desenvolvimento do seu trabalho e o fazem com muita competência e dedicação, propiciando o sucesso escolar de alguns alunos. Ainda que, trabalhando com a capacidade máxima de matriculados, a escola em estudo não consegue oferecer vagas a todos os sentenciados interessados, o que fere o direito do preso.
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    O papel das licenciaturas na constituição dos saberes docentes: um estudo sobre a formação inicial do professor de matemática à luz da prática escolar
    (Universidade Federal de Viçosa, 2013-06-03) Toledo, Rogéria Viol Ferreira; Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer; http://lattes.cnpq.br/2418214907000035; http://lattes.cnpq.br/0624767482988175; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3090603419576186; Santos, Marli Regina dos; http://lattes.cnpq.br/4949706407817842
    Nesta pesquisa buscou-se analisar o papel do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Viçosa UFV na constituição dos saberes mobilizados por seus egressos como professores, em início de carreira, tendo como foco de análise os elementos envolvidos no processo de formação inicial docente. Diante da ideia de que o professor, quando inicia sua prática docente, tem a necessidade de mobilizar uma série de conhecimentos que muitas vezes deveriam ter sido adquiridos na sua formação inicial, o estudo teve como objetivo compreender os significados construídos pelos professores de matemática em início de carreira sobre o curso de licenciatura da UFV, investigar suas necessidades formativas, visando à atuação como docentes na educação básica, além de discutir os limites/contribuições desse curso na constituição dos saberes profissionais e na atuação de seus egressos na docência. Para realização desta pesquisa qualitativa foram entrevistados os ex-alunos do curso de licenciatura em matemática da UFV atuantes na educação básica, em início de carreira. As categorias teóricas que orientaram o trabalho referem-se aos cursos de licenciatura, à formação inicial da docência e de seus saberes e aos primeiros anos de docência, dialogando com teóricos e pesquisadores como Fiorentini (1999), Garcia (1999), Pereira (1999), Pimenta (1999), Huberman (2000), Nóvoa (2000), Tardif (2002), Moreira e David (2005) e Niss (2010). Retratando o perfil sociocultural dos professores iniciantes, os caminhos e percalços nas experiências iniciais como docentes, os saberes mobilizados em suas atuações e os significados atribuídos por eles ao curso de licenciatura que os formaram, constatou-se que os docentes em início de carreira passam por muitos desafios. A falta de experiência é recorrente, entretanto percebe-se que muitos outros problemas se relacionam à formação inicial e ao curso de licenciatura. O curso em questão tem sido de grande contribuição no que se refere ao conteúdo matemático, mas há muitas lacunas na formação docente, no que diz respeito às disciplinas pedagógicas e à necessidade de aproximar o licenciando da escola, da sala de aula. Falta também aos professores habilidade de lidar com as situações adversas da sala de aula e com as diferenças individuais entre os alunos. Como o currículo do curso em si não é capaz de responder à totalidade dos desafios encontrados pelos docentes, devido à especificidade de cada realidade escolar, considera-se como válido o apoio aos professores enquanto se adéquam à transição de recémformados a professores iniciantes. Talvez grupos de compartilhamentos, compostos por docentes experientes e professores iniciantes, intermediados pela instituição, possam trazer bons resultados no que diz respeito à solidão e às dúvidas frequentes pelas quais esses docentes passam. Diante desses resultados, nota-se que não se pode falar de formação de professores dissociando-a da realidade enfrentada pelos profissionais dessa área. Por isso, pensar as licenciaturas e a formação inicial implica abertura permanente às vozes dos educandos e da sociedade, constituindo as sínteses necessárias para os avanços.
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    Educação em tempo integral: cursos e percursos dos projetos e ações do governo de Minas Gerais na rede pública do ensino fundamental, no período de 2005 a 2012
    (Universidade Federal de Viçosa, 2013-04-04) Paiva, Flávia Russo Silva; Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa; http://lattes.cnpq.br/4550861408643613; Azevedo, Denílson Santos de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727908H2; http://lattes.cnpq.br/6687741407344735; Herneck, Heloisa Raimunda; http://lattes.cnpq.br/2806155165615443
    A efetivação de propostas de educação em tempo integral tem sido crescente nas redes públicas de ensino no Brasil. Em Minas Gerais a proposta governamental de ampliação do tempo escolar diário surgiu, enquanto texto, como um subprojeto intitulado Aluno de Tempo Integral . No ano de 2007 passou por uma ampliação e reformulação em suas diretrizes, originando o Projeto Escola de Tempo Integral e, ao final de 2011 a proposta foi novamente reformulada passando a ser denominada Projeto Educação em Tempo Integral . Diante desse cenário de modificações, a presente pesquisa teve como objetivo descrever e analisar a trajetória dos projetos e ações de ampliação do tempo escolar implantados no decorrer dos anos de 2005 a 2012 pelo governo do Estado de Minas Gerais, verificando que concepções de educação integral fundamentam esse tempo integral. Metodologicamente, utilizamos como referencial analítico a abordagem do Ciclo de Políticas de Ball & Bowe (1992), que fundamenta os estudos de Mainardes (2006), e vem sendo utilizada em diversos países como suporte para análise da trajetória de políticas sociais e educacionais. Assim, num primeiro momento realizamos pesquisa bibliográfica, contemplando as leituras dos estudos de Coelho (2004, 2009, 2010, 2012), Cavaliere (2002, 2004, 2007), Cavalari (1999), Guará (2009), Paro (1988, 2009), Teixeira (1977) dentre outros, permitindo o aprofundamento teórico e a compreensão dos conceitos centrais de análise, relativos ao objeto de estudo - a educação integral e o tempo integral. Posteriormente, realizamos pesquisa documental dos textos normativos dos três projetos da SEE/MG e de outros documentos governamentais que serviram de subsídios para contextualizarmos a política de tempo integral em MG. E em um terceiro momento, realizamos entrevistas semi-estruturadas com profissionais que atuaram na elaboração do texto normativo dos referidos projetos, bem como com educadores que trabalham na Escola Estadual Dona Augusta Gonçalves Nogueira e que acompanharam/acompanham sua efetivação. Os resultados da investigação revelaram que MG tem buscado ofertar a educação em tempo integral, o que não implica o oferecimento de uma educação integral, pois apesar das terminologias serem semelhantes, possuem significados diferentes. Além disso, constatamos também que a política de tempo integral da SEE/MG encontra-se em construção, e assumiu, nos três projetos que contemplam a sua trajetória, diferentes concepções e práticas de educação integral, e, até mesmo em alguns projetos combinando características peculiares da educação integral sócio-histórica com outras contemporaneamente referenciadas, mas que nem sempre se dialogam sem conflitos.
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    Formação de Educadores de Jovens e Adultos do Campo: produções do período 2006-2011
    (Universidade Federal de Viçosa, 2013-03-22) Freitas, Katia Pinheiro de; Silva, Lourdes Helena da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728228U7; http://lattes.cnpq.br/3231279022494480; Musial, Gilvanice Barbosa da Silva; http://lattes.cnpq.br/3290799012387538; Porcaro, Rosa Cristina; http://lattes.cnpq.br/1639671339500139; Costa, Vânia Aparecida; http://lattes.cnpq.br/2266891540957637
    Esta dissertação propõe um debate teórico sobre a formação de educadores de jovens e adultos do campo, a partir da análise da produção acadêmica sobre essa temática, no período de 2006 a 2011. O objetivo deste estudo foi analisar como a temática formação de educadores de jovens e adultos do campo vem sendo investigada nas dissertações e teses no Brasil, especialmente em Minas Gerais. A Revisão de Literatura contemplou as temáticas Educação do Campo e Formação de Educadores . Ancorada nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa quanti-qualitativa, a pesquisadora utilizou como procedimento técnico de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, que teve um caráter inventariante e descritivo da produção científica. A produção bibliográfica foi analisada por meio do Método Análise de Conteúdo. Na análise da produção bibliográfica sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Campo, identificamos que se trata de uma temática ainda pouco explorada pelos pesquisadores no Brasil. A partir do conjunto das pesquisas analisadas sobre a formação de educadores da EJA do campo, foi possível identificar experiências localizadas nos Estados de Minas Gerais, Paraná, Sergipe, Bahia e Ceará, que evidenciam contradições, desafios e possibilidades para a EJA do campo. As pesquisas analisadas revelam que se trata de um espaço de sujeitos diversos: posseiros, agricultores familiares, assentados da Reforma agrária, comunidades rurais. Entretanto, sinalizam também que a maioria das experiências educativas do campo encontra-se nos espaços referentes à Reforma agrária. Quanto aos educadores, estes compõem um grupo heterogêneo nas suas vivências e práticas, bem como na forma de atuação, sendo que a experiência prática e a inserção nos Movimentos Sociais foram consideradas, nas pesquisas, como um grande diferencial e como perspectiva na formação profissional desse educador. O grande desafio que as produções acadêmicas revelaram é em relação à ausência de formação específica para os educadores de jovens e adultos do campo. Dessa forma, constatou-se que há necessidade de uma política de formação inicial e continuada desses profissionais da educação.