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    Neurociências e Educação: elementos de aprendizagem presentes na literatura contemporânea em língua portuguesa sobre Neuroeducação
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-03-06) Fonseca, Klyntton Horst da; Alves, Daniela Alves de; http://lattes.cnpq.br/4493434615535161
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    Narrativas de vida: efeitos do ensino remoto emergencial na saúde e na motivação docente
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-03-07) Tavares, Nathália Cristina Costa; Geremias, Bethânia Medeiros
    As dificuldades e as incertezas impostas pela pandemia da COVID-19 e o Ensino Remoto Emergencial no ano de 2020, motivaram a investigação sobre as angústias e desafios experimentados por professores nesse período. A intensificação e a precarização das atividades profissionais dos professores, assumiram, no contexto pandêmico, um viés mais abrangente e perverso com o chamado trabalho remoto. O envolvimento íntimo trabalho/casa, vida pessoal e doméstica/vida profissional, trabalho humano presencial de interação e afetividade versus trabalho humano remoto de distanciamento afetaram a profissão, dando-lhe nova roupagem. Para tanto, o objetivo geral de pesquisa foi compreender os efeitos do Ensino Remoto Emergencial na saúde e motivação docente, do ponto de vista dos professores que atuam em escolas públicas municipais de São Geraldo. De modo mais específico buscou-se: i) identificar quais os efeitos do Ensino Remoto Emergencial na saúde e na motivação docente dos sujeitos da pesquisa; ii) narrar esses efeitos de acordo com a história vivida por esses sujeitos; iii) analisar as narrativas docentes, de modo a produzir novas compreensões sobre a temática em estudo. Assim, utilizou-se como referência teórica metodológica a perspectiva etnossociológica, que se insere no âmbito das pesquisas qualitativas. Para a construção do corpus analisado foram utilizados os procedimentos específicos da perspectiva etnossociológica de Daniel Bertaux (2010). Em um primeiro momento, através dos dados obtidos por questionário, traçou-se o perfil geral dos cerca de 30 docentes atuantes na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Geraldo (MG) à época do ERE. Metade dos participantes afirmaram que não se sentiram motivados a trabalhar durante o Ensino Remoto Emergencial, a maioria afirmou que a rotina familiar, a saúde física e mental foi afetada pelo Ensino Remoto Emergencial bem como passaram por tratamento médico neste período. No segundo momento da pesquisa, houve a construção e a aplicação da entrevista, realizadas nos moldes das orientações de Daniel Bertaux (2010). As três entrevistadas apontaram fatores como dificuldades em aprender, usar e acessar as ferramentas digitais, as instabilidades no acesso à internet. A baixa participação dos pais e dos alunos nas aulas remotas, maior burocratização do trabalho, extensa e intensa carga horária de trabalho remunerado e doméstico, dificuldades em conciliar vida profissional e doméstica. A frustração com o contato apenas virtual com os alunos, a constante angústia, ansiedade e o sentimento de fracasso, pela forma como o ensino estava sendo realizado naquele momento. Crises de ansiedade, depressão, angústia, qualidade de sono ruim, estresse, fadiga, sentimentos de insucesso e incompetência foram uma constante no cotidiano dos professores durante o ERE. As descobertas e confirmações trazidas por essa pesquisa não findam em si mesmas. Ao contrário, precisam fomentar outras investigações sobre diferentes perspectivas dos efeitos e consequências do ERE, na saúde física e mental, na qualidade do sono, na vida pessoal e profissional, na motivação deste enorme contingente de trabalhadores espalhados pelo país, durante o ensino remoto e no retorno ao ensino presencial. Palavras-chave: Saúde docente; Motivação docente; Trabalho docente; Ensino remoto emergencial.
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    Processo de inclusão de um estudante surdo universitário na educação superior pública: diálogos e práticas colaborativas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-13) Lacerda, Maria Regina Granato Pimenta; Santos, Soraya Dayanna Guimarães; http://lattes.cnpq.br/0632839955272988
    O presente estudo objetivou analisar a inclusão de um estudante surdo universitário no processo formativo em um curso da Engenharia Civil, a partir de diálogos com ele e os profissionais que atuam diretamente em sala de aula pelos caminhos da prática colaborativa em uma universidade federal da Zona da Mata Mineira. A pesquisa empírica foi realizada na disciplina “Edifícios em Concreto Armado” por meio da mediação estabelecida em sala de aula com um estudante surdo universitário, um docente universitário e a equipe dos tradutores e intérpretes de Libras - Português no decorrer do primeiro semestre de 2022. A abordagem deste estudo é de natureza qualitativa, utilizamos um conjunto de instrumentos na produção dos dados: entrevista semiestruturada, observação participante e a técnica de Autoconfrontação Simples de Yves Clot (2010). Para análise dos dados, baseamo-nos na teoria de análise de conteúdo de Bardin (2016) conforme as etapas de pré-análise, exploração do material, tratamento e interpretação dos dados. Os resultados da análise emergiram em quatro artigos empíricos centrais: “Reflexões de um Docente Universitário do curso de Engenharia Civil sobre a aprendizagem do Estudante Surdo Universitário”; “Trajetória escolar e acadêmica de um Estudante Surdo Universitário no Curso de Engenharia Civil”; “Um olhar dos Tradutores e Intérpretes de Libras-Português sobre o processo de Inclusão de um Estudante Surdo Universitário na Educação Superior Pública” e “Autoconfrontação Colaborativa com um Docente do Curso de Engenharia Civil: Estratégias e Recursos Didáticos para o Estudante Surdo Universitário”. Ao adentrarmos o universo cultural do estudante surdo sobre a trajetória escolar e acadêmica no contexto atual, constatamos desafios e avanços no que tange aos aspectos políticos, linguísticos, culturais, pedagógicos e sociais em sua formação. No ambiente escolar, podemos salientar a ausência do ensino de Libras, o aprendizado tardio do Português escrito como segunda língua, a carência de tradutores e intérpretes de Libras-Português e os recursos didáticos incoerentes às necessidades do estudante. Na academia, constatamos movimentos internos decisivos para garantir as ações de acessibilidades, tais como: a disponibilização do tradutor e intérprete de Libras-Português, a mobilidade intercampi que deu mais segurança ao estudante para permanecer na universidade, a oferta de monitores inclusivos, bolsa de monitoria para o estudante surdo universitário, a fim de convencionar os termos técnicos da área de Engenharia Civil em Libras em razão da carência de sinais científicos em Libras, além de bolsa de alimentação e moradia. Inferimos que a convivência em sala de aula com o estudante surdo universitário foi imprescindível e, a partir dessa interação, tornaram-se necessárias novas compreensões e práticas inclusivas. Portanto, ficou evidente nesta pesquisa que o trabalho empreendido em conjunto demanda um ambiente colaborativo de oportunização do diálogo entre os pares, cuidado com o outro e conhecimentos diversos para atingir o objetivo em comum que é a inclusão e a aprendizagem do estudante surdo universitário. Concluímos que a proposta colaborativa e dialógica na pesquisa possibilitou reflexões e apropriação de conhecimentos de forma conjunta no que diz respeito ao processo de inclusão de um estudante surdo universitário na Educação Superior pública. Palavras-chave: Estudante Surdo Universitário. Inclusão. Diálogo. Prática Colaborativa.
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    Gorda, Preta e Periférica: uma análise discursivo-crítica do ativismo de Ellen Valias no Instagram
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-05-25) Silva, Elenice Christina Maurílio da; Gomes, Maria Carmen Aires; http://lattes.cnpq.br/6307820915535938
    A presente investigação objetivou analisar de maneira discursiva-crítica como Ellen Valias, uma mulher gorda, preta, periférica produz discursos que combatem a gordofobia através de publicações realizadas na rede social Instagram. A gordofobia é uma forma de discriminação em relação a pessoas gordas que se manifesta em diferentes espaços e relações, como por exemplo, nas relações afetivas, no mercado de trabalho, nas instituições de saúde e de educação, na indústria da moda, através dos meios de comunicação, dentre outros. Além disso, pode-se desenvolver através de violência tanto física quanto verbal, podendo gerar exclusão e marginalização de pessoas gordas, bem como causar consequências à saúde física e mental (Jimenez-Jimenez, 2020a, 2020b). Um dos objetivos da pesquisa é identificar a maneira como Ellen Valias avalia por meio do afeto, do julgamento e da apreciação (White, 2004) as práticas e atos de gordofobia que se desenrolam no âmbito social. Para além disso, buscou-se analisar como esse corpo interseccionado por eixos de poder de opressão, segundo a matriz de dominação hegemônica (Collins, 2019), produz discursos combativos, ativistas, de reexistência e resistência. A gordofobia é um problema semiótico parcialmente discursivo que está presente na vida em sociedade, nesta pesquisa foi examinado através da abordagem teórico- metodológica da Análise de Discurso Crítica de vertente britânica (Fairclough, 2001 [1992]), em diálogo com estudos que têm como objeto os corpos gordos femininos (Silva, 2015; Carvalho, 2018; Rangel, 2018; Tovar, 2018; Arruda, 2019; Arruda; Miklos, 2020, Jimenez- Jimenez, 2020a; 2020b; Pionorio; Pontes, 2020), assim como teorias que abordam as questões interseccionais e do feminismo negro (Gonzalez, 1984; Collins, 2016, 2017, 2019; Ribeiro, 2017; Bueno, 2019; Carneiro, 2019; Diaz-Benitez, 2020; Nascimento, 2020). O estudo de cunho documental voltou-se para textos/documentos produzidos e divulgados no período de 11 de março de 2020 a 10 de setembro do mesmo ano, totalizando um total de 97 textos. Eles, por sua vez, foram transcritos, salvos em txt, e rodados no software AntConc, para análise textual e linguística. As recorrências encontradas no software direcionaram a análise para as três principais temáticas desenvolvidas por Ellen Valias em seu perfil do Instagram, sendo elas: Prática de Atividades Físicas, Gordofobia e Racismo. A partir disso, 6 publicações foram selecionadas para fim de visualização e análise das mesmas a partir das categorias empregadas na pesquisa. Constatou-se que Ellen Valias tenta através de seu ativismo produzir práticas discursivas e sociais re/desarticulatórias de lutas hegemônicas, no processo que busca a desnaturalização da gordofobia, do racismo nas práticas de atividades físicas, assim como nas relações de trabalho, nas relações desenvolvidas em espaços escolares, dentre outras. Reivindica o seu lugar enquanto agente crítica que se coloca como responsável pela produção de uma nova narrativa sobre os corpos gordos, identificando e avaliando tais corpos como capazes, belos, saudáveis, bem como merecedores de respeito e acessibilidade. Palavras-chave: Análise de Discurso Crítica. Corpos Gordos. Gordofobia. Interseccionalidade.
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    Tecendo memórias: ancestralidade, cuidado e educação na Comunidade Quilombola do Buieié
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-18) Jerônimo, Edilene de Cássia; Lopes, Eduardo Simonini; http://lattes.cnpq.br/3353811254665774
    A pesquisa realizada na comunidade quilombola do Buieié, em Viçosa, Minas Gerais, teve como objetivo investigar a transmissão das práticas ancestrais, incluindo manifestações culturais, alimentação, uso de plantas medicinais, técnicas tradicionais de cura e o cuidado com as crianças ao longo das gerações. A metodologia adotada foi qualitativa, explorando as vivências das mulheres negras inseridas nos contextos sociais e culturais. Deste modo seguimos as narrativas emergentes nos encontros com as mulheres pesquisadas, utilizando a narrativa como método para cartografar a produção de subjetividade. A rotina das mulheres foi acompanhada por meio de oficinas de bordado e participação na Feira Quilombola. Os resultados revelam que a comunidade do Buieié oferece um modelo de cuidado que vai além das fronteiras tradicionais da maternidade, destacando a importância do apoio mútuo e da colaboração. A abordagem comunitária contribui para a preservação das tradições culturais e o bem-estar das crianças na comunidade. A pesquisa destaca a relevância de uma abordagem coletiva para a maternidade e o cuidado, desafiando estereótipos e promovendo uma visão inovadora para a maternidade comunitária negra. Narrativas compartilhadas enfatizam o papel essencial das práticas ancestrais na construção de redes de amor, cuidado e educação por mães negras na criação de crianças pretas. Dentre as práticas identificadas, destaca-se o resgate da ancestralidade através da alimentação e sabores, o conhecimento ancestral por meio do uso de plantas e chá para cuidados com a saúde e bem-estar, e a concepção de maternidade e cuidado como responsabilidade compartilhada pela comunidade. A vida cotidiana na comunidade quilombola do Buieié é comparada a um intrincado bordado, onde diferentes elementos se unem para preservar e reinventar tradições ancestrais, culturas e identidades. Este estudo contribui para a compreensão das práticas culturais e maternas na comunidade, ressaltando a importância da preservação e reinvenção das tradições. Palavras-chave: Ancestralidade; Quilombo; Maternagem; Educação.
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    O uso do software GeoGebra na formação inicial de professores: compreendendo conhecimentos geométricos na pedagogia
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-10-26) Paiva, Patrícia de Assis; Santos, Silvana Claudia dos; http://lattes.cnpq.br/8471344230936358
    Essa pesquisa teve como objetivo investigar o papel do software GeoGebra na compreensão de conhecimentos geométricos na visão de futuros professores de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental. Mais especificamente, objetivamos analisar as perspectivas dos estudantes de Pedagogia quanto ao uso do GeoGebra a partir do desenvolvimento de atividades de geometria e investigar como estes estudantes compreendem o uso de tecnologias digitais na sua formação matemática docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos dados foram produzidos em uma disciplina de formação matemática do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para produzir esses dados, utilizamos a análise documental e instrumentos como questionários e entrevistas semiestruturadas com estudantes do referido curso. Como resultados, identificamos que são escassas as pesquisas realizadas na formação inicial de professores dos anos iniciais do ensino fundamental quando relacionadas ao ensino de Matemática e ao uso das tecnologias digitais. Além disso, identificamos que muitos estudantes do curso de Pedagogia enfrentam desafios no que se refere à aprendizagem dos conhecimentos geométricos por não possuírem uma formação sólida desde a Educação Básica. Além disso, foi possível identificar algumas potencialidades do uso do GeoGebra que podem contribuir para que os estudantes se apropriem de conteúdos geométricos na disciplina de Ensino de Matemática do curso de Pedagogia. Palavras-chave: Formação Docente. Ensino de Geometria. Tecnologias Digitais. Educação Matemática.
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    A produção de atividades de Geometria por professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-13) Silva, Gislaine de Freitas; Santos, Silvana Claudia dos; http://lattes.cnpq.br/7412472445649609
    Na presente pesquisa, objetivamos compreender como professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental produzem atividades de Geometria, para serem desenvolvidas com o GeoGebra. O estudo possui cunho qualitativo, por envolver a percepção dos sujeitos, permitir o estudo de fenômenos na perspectiva deles e levar em consideração o meio em que atuam. Assim, a produção dos dados advém no contexto de uma ação de formativa continuada docente, desenvolvida com sete (7) professoras atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Viçosa - Minas Gerais. Nesse processo, utilizamos, como procedimentos metodológicos, a aplicação de um questionário e a observação participante da ação formativa. Destacamos que o registro ocorreu por meio de anotações em um caderno de campo, gravações de áudio de todos os encontros e prints das atividades desenvolvidas. Nessa ação formativa, os professores participantes foram convidados pelas ministrantes a desenvolver e elaborar atividades de geometria com o GeoGebra. A análise teve início concomitante à produção deles, com um aprofundamento posterior e, nesse processo, chegamos a duas categorias, que apresentamos em forma de artigos: “O engajamento docente numa ação formativa com o uso das tecnologias digitais” e “Os desafios docentes ao usar tecnologias digitais em uma ação formativa”. Antes de realizarmos a análise dessas duas categorias, apresentamos um Estado do Conhecimento, visando mapear pesquisas relacionadas à temática formação continuada de professores relacionada às tecnologias digitais no ensino de matemática e o desenvolvimento de atividades autorais por parte dos docentes em processo de formação continuada. Como principal resultado, constatamos que as participantes da ação formativa, apesar dos desafios enfrentados, se engajaram durante todo o processo de realização das atividades de Geometria com o uso do GeoGebra e que a construção colaborativa foi essencial para o maior entendimento e a produção das atividades. Pontuamos que o fato de ter sido uma ação formativa colaborativa e de ter ocorrido no ambiente de trabalho das docentes contribuiu para o envolvimento delas e permitiu uma reflexão sobre a prática docente. Palavras-chave: Educação Matemática. Formação Continuada de Professores. Tecnologias Digitais. GeoGebra. Geometria.
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    CPI da pandemia, midiatização e disputas em campos hermenêuticos: comunicação organizacional, aprendizagens e reconfiguração da pandemia nos contextos brasileiros
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-09-29) Gomes, Renata Maria Bittencourt; Mafra, Rennan Lanna Martins; http://lattes.cnpq.br/7365198412017440
    Esta dissertação objetiva compreender como a CPI da Pandemia, instituída pelo Poder Legislativo Federal em 2021, permitiu a emergência de novos campos hermenêuticos sobre a própria pandemia, campos estes que confrontaram os sentidos postos em circulação pelo Poder Executivo Federal, nos contextos públicos brasileiros. Como objetivos específicos, a dissertação procura: 1) investigar e analisar a CPI da Pandemia como um dispositivo organizacional, marcado pela midiatização, pela serialidade e pela emergência de novos campos hermenêuticos; 2) situar e apontar as relações de poder tensionadas pelo dispositivo organizacional da CPI da Pandemia frente à informação pública, com foco nas disputas de sentido instauradas em torno da vacina; e 3) compreender como tal dispositivo organizacional fez emergir, publicamente, um lugar de circulação de sentidos sobre as vítimas da COVID-19. Como metodologia, a dissertação se baseia na proposta do paradigma indiciário, delineado por Braga (2008), a partir de uma análise das materialidades da comunicação, proposta por Gumbrecht (2010). Como resultados, a dissertação apresenta três capítulos escritos, correspondentes aos objetivos específicos levantados, a saber: a CPI como um dispositivo organizacional; as relações de poder tensionadas, sobretudo em torno das vacinas e a emergência da circulação de sentidos sobre as vítimas. Palavras-chave: Comunicação. Educação. Pandemia da COVID-19. CPI da Pandemia.
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    A implementação da reforma do ensino médio na rede pública do estado de São Paulo
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-09-29) Ortega, André Randazzo; Hollerbach, Joana D’Arc Germano; http://lattes.cnpq.br/8112540527434808
    A presente dissertação tem por objetivo investigar o processo de implementação da Reforma do Ensino Médio consubstanciada na Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017 na rede pública do estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa ancorada na perspectiva teórico metodológica do materialismo histórico-dialético. Como técnicas de recolha de dados utilizamos a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a realização de entrevistas semiestruturadas com profissionais de duas escolas públicas pertencentes à rede estadual paulista. O desenvolvimento do estudo se dá mediante a exposição de cinco artigos, sendo os quatro primeiros abordando problemáticas específicas dentro do escopo de nosso objeto de estudo. O quinto, por seu turno, é um exercício de reflexão teórica no sentido de anunciar uma visão qualitativamente distinta da visão capitalista sobre educação e escola. Os resultados obtidos a partir de nossa investigação podem ser resumidos sob os seguintes termos: 1) a Reforma do Ensino Médio integra parte dos movimentos de uma reforma empresarial da educação brasileira impulsionada após o golpe de 2016 que destituiu o governo da presidenta Dilma Rousseff. Ela surge no sentido de sedimentar uma ideologia burguesa de educação que ocorre na esteira de uma forte política neoliberal; 2) uma profusão de trabalhos acadêmicos voltados para o entendimento dos impactos provocados pela Reforma do Ensino Médio nas redes estaduais de ensino por todo Brasil foi produzida nos últimos anos; 3) na rede pública de ensino do estado de São Paulo, a implementação da reforma se estruturou a partir do tripé composto pelo Currículo Paulista e pelos programas Inova Educação e Novotec, e representou uma continuidade em relação à gestão do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) na rede estadual desde o ano de 1995. Além disso, verificou-se que as justificativas para a política dadas pela Exposição de Motivos nº 84 de 2016 se transportaram com organicidade para as ações e documentos produzidos pelo governo estadual; 4) a investigação conduzida por meio das entrevistas com gestores e docentes revelou que é unívoca a percepção de que tudo foi feito no sentido de apresentar a reforma já como proposta finalizada, em meio à suspensão das aulas por conta da pandemia de COVID-19. Os entrevistados também demonstram terem se dado conta da inconsistência da possibilidade de escolha por parte dos alunos pelo que estudar, como divulgado através do discurso oficial e publicitário sobre a reforma. Por fim, verificou-se os efeitos de décadas de política de responsabilização (accountability) dos profissionais da educação típica das reformas empresariais; 5) apesar das dificuldades, a contribuição teórica e histórica de autores como Gramsci, Krupskaya, Mészáros, Pistrak nos permite pensar uma concepção qualitativamente distinta de educação e de escola sob a ótica da promoção da emancipação da classe trabalhadora e da superação da sociedade capitalista no sentido da efetivação da alternativa socialista. Palavras-chave: Lei nº 13.415/2017. Sistemas de Ensino. Rede Estadual de São Paulo. Política Educacional. Educação Básica.
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    A construção político-social para a cidadania em um museu de ciências de Belo Horizonte
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-08-25) Costa, Mayra Cristina da Silva; Morais, Carla Christina Imenes de; http://lattes.cnpq.br/9394937264514679
    A construção político-social para a cidadania em um museu de ciências de Belo-Horizonte. Orientadora: Carla Christina Imenes de Morais. A formação para cidadania é comumente referida em currículos e documentos educacionais como um dos caminhos para fortalecimento da democracia. Além dos espaços formais de educação compreendemos os museus de ciências, espaços de educação não formal, como potenciais no processo de construção de conhecimentos, emancipação e formação cidadã. Com intuito de compreender quais os caminhos são percorridos para a formação política social para cidadania no Espaço do Conhecimento UFMG realizamos uma revisão histórica da cidadania no país e analisamos os currículos educacionais e o guia para Cidadania Global desenvolvido pela Unesco na busca de elucidações dos caminhos para formação cidadã. As exposições e documentos a respeito do museu foram observadas e analisadas no intuito de localizar as confluências do espaço com o fomento à cidadania. Os mediadores e os responsáveis pelo núcleo educacional do museu também foram investigados, por meio de questionário e entrevista, para melhor compreensão das relações entre os diferentes atores sociais que constroem o museu e suas exposições. O Espaço do Conhecimento UFMG se apresentou como um espaço plural, de construção coletiva que almeja ser ferramenta de transformação política social em prol de caminhos para construção da cidadania. Sua exposição de longa duração segue atualizada pelas diferentes vozes dos mediadores, sendo utilizada como ferramenta para suscitar diálogos e promover discussões. Apesar de identificarmos pontos de cientificismo na exposição, observamos que os colaboradores do Espaço do Conhecimento UFMG buscam dialogar com as diferentes faces da ciência, demonstrando suas falhas, pluralidades e questionando relações de poder. Estruturalmente e em meio às suas ações públicas pudemos identificar um museu preocupado com a acessibilidade, inclusão e diversidade que busca por meio de formações contínuas, e em diálogo constante com a universidade dar vida aos diferentes campos do conhecimento de forma crítica e relevante. Palavras-chave: Espaço do Conhecimento UFMG. Cidadania. Museus de Ciências. Educação não formal. Democracia.