Educação

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    Práticas pedagógicas no ensino de matemática com crianças surdas: desafios da formação de professores atuantes na rede regular
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-06-14) Diniz, Jéssica de Souza; Santos, Silvana Claudia dos; http://lattes.cnpq.br/1915527770271626
    Esta pesquisa teve como objetivo investigar a prática pedagógica no que tange à alfabetização matemática de crianças surdas dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas regulares de Viçosa/MG. Mais especificamente, buscamos: analisar o planejamento das atividades de ensino de matemática sob a perspectiva da Educação Inclusiva; mapear e descrever os recursos didáticos e as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores para ensinar matemática a crianças surdas; e investigar o papel das tecnologias digitais com crianças surdas no contexto do ensino remoto. Nesse sentido, buscamos fundamentar discussões que envolveram o panorama das legislações da Educação Inclusiva para surdos, bem como a Cultura Surda na escola de ensino regular. Para tanto, são apresentados conceitos de alfabetização, letramento e alfabetização matemática a fim de contribuir para a reflexão sobre a construção do significado matemático e os processos de leitura e escrita da matemática para surdos. Para contribuir com essas discussões, realizamos também um levantamento de estudos científicos sobre a alfabetização matemática para surdos. Para atender aos objetivos desta pesquisa, seguimos em uma abordagem qualitativa na qual realizamos entrevistas semiestruturadas com professores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Posteriormente, contamos também com a realização de análise documental dos materiais didáticos indicados pelos participantes durante a entrevista. Nesse sentido, buscamos apresentar uma análise dos dados de forma a trazer considerações e discussões do tema e, com isso, elencamos três categorias emergentes, sendo elas: a) O planejamento para o ensino de matemática com crianças surdas na perspectiva da Educação Inclusiva; b) Principais estratégias de ensino de matemática com crianças surdas; e c) A percepção das professoras e intérpretes de Libras sobre o papel das tecnologias digitais no ensino remoto com crianças surdas. Como resultados, apontamos a importância de o professor conhecer a Cultura Surda para planejar e realizar suas aulas com crianças surdas no contexto regular de ensino, desenvolver práticas pedagógicas que considerem diversos materiais didáticos, possibilitando caminhos para a Pedagogia Visual e o Ensino Bilíngue de forma a favorecer os processos de ensino e aprendizagem de matemática de crianças surdas e entender o papel das tecnologias digitais no ensino remoto. Ademais, acreditamos que esta pesquisa contribui para a ampliação de estratégias de ensino na educação básica e para o processo de inclusão de surdos em escolas públicas de ensino regular. Palavras-chave: Educação Inclusiva. Surdos. Alfabetização matemática. Práticas pedagógicas. Tecnologias digitais.