Educação

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    O trabalho docente no contexto do neoliberalismo: uma caracterização teórico-documental com recorte a partir de 2017 no Brasil
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-09-29) Aleixo, Alexsandra Saboia Duarte Arruda; Fonseca, Valter Machado da; http://lattes.cnpq.br/8042262280699448
    Esta pesquisa teve como propósito investigar as principais ações determinadas pelas forças neoliberais que influenciaram/influenciam na desvalorização profissional do professor da educação básica nos últimos anos no Brasil. É um estudo sobre o fenômeno neoliberal que, em prol do crescimento do capitalismo, tanto interfere no trabalho do professor. Buscou-se i) instigar nos trabalhadores docentes uma percepção ontológica sobre a categoria de trabalho, ii) investigar as ações neoliberais no campo da educação para o campo do trabalho docente e iii) instigar o retorno do debate ao pertencimento de classe a partir dos apontamentos da pesquisa. Este estudo se baseia na explanação acerca da teoria de valor de trabalho oriunda da Economia Política e reconfigurada por Marx, base teórica importante para o entendimento acerca do movimento entre o liberalismo, o neoliberalismo e a crítica colocada. A crítica que se apresenta neste estudo está fundamentada, principalmente, em Marx, Hunt, Lautzenheiser, Paulo Neto, Frigotto, Laval, Antunes, Saviani e outros autores histórico-críticos que possibilitam análises sobre os dados. Apoiou-se também em Zeichner, Pimenta e Tardif para contextualizar acerca da junção entre teoria e prática docente e a efetiva formação profissional. Teve-se como fonte de informações e de análise trabalhos acadêmicos, leis, notícias de jornais e revistas, dados e documentos publicados em sites oficiais, como o do MEC e o dos Organismos Internacionais. Trata-se de uma pesquisa documental, para a qual se utilizou o método materialismo histórico-dialético, que, por meio da historicização e contextualização, dá o suporte para compreensão do corpus, que é referente à educação básica e, pela dinamicidade da pesquisa, engloba a educação profissional. A partir disso, teve-se um importante paralelo do que está prestes a acontecer com o trabalho dos professores da educação básica, diante do que já é real com os professores da educação profissional no Brasil. Um exemplo é a bolsa-formação trabalhador, que se resume a subcontratações de professores. Além disso, este estudo questiona a defesa do conceito de notório saber, que, baseado no sistema de produção toyotista, na prática, se desdobra em formação técnica aligeirada para um desempenho profissional docente insuficiente de fundamentos teóricos cujas importâncias são indispensáveis no esclarecimento dos fatos. Palavras-chave: Neoliberalismo. Trabalho docente. Relação capital/trabalho. Precarização do trabalho.