Educação
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Item A comunicação eletrônica entre as professoras e as famílias durante o ensino remoto na rede pública de Viçosa (MG)(Universidade Federal de Viçosa, 2022-07-25) Gomes, Ana Paula Machado; Lacerda, Wânia Maria Guimarães; http://lattes.cnpq.br/9104230131739717O objetivo deste trabalho foi conhecer e analisar as características da comunicação eletrônica entre professores e familiares dos alunos que cursam os anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas da cidade de Viçosa (MG), realizada por meio do aplicativo WhatsApp durante a epidemia de Covid-19 no Brasil. Partiu-se da hipótese de que a constituição de grupos de familiares e professores no aplicativo de mensagens eletrônicas afetará as formas de interação entre as famílias e a escola. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Inicialmente foram gerados dados por meio de questionário eletrônico auto aplicados aos professores da rede pública de educação, municipal e estadual, que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Na segunda etapa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professoras e os seis mães. O corpus constituído peças entrevistas transcritas foi analisado de acordo com os pressupostos da análise de conteúdo, conforme Bardin (2011). Os resultados desta pesquisa apontam para a importância da interação e comunicação entre essas duas instâncias socializadoras nos processos de escolarização das crianças, para a relevância da forma de comunicação entre professores e familiares em tempo real e para as iniciativas das escolas no intuito de manter o direcionamento da comunicação com as famílias. As análises realizadas indicaram também que apesar de o ensino remoto ter se dado de forma emergencial e contribuído para a intensificação da comunicação entre as professoras e as famílias, a qual passou a ser diária, ele escancarou também as desigualdades existentes, tornando-as mais evidentes no ensino remoto, dada a exclusão digital existente na sociedade brasileira. Palavras-chave: Relações família-escola. Práticas educativas familiares. Comunicação eletrônica entre professoras e famílias.Item A escolha dos estabelecimentos de ensino públicos por famílias na cidade de Carangola (MG)(Universidade Federal de Viçosa, 2018-11-30) Souza, Viviane Teixeira Alves; Lacerda, Wânia Maria Guimarães; http://lattes.cnpq.br/528848257089169O tema dessa pesquisa delimitado é a escolha dos estabelecimentos de ensino públicos que ofertam os anos iniciais do Ensino Fundamental, pelas famílias na cidade de Carangola (MG) no ano de 2017. O pressuposto inicial era de que a primeira escolha do estabelecimento público de ensino, o da Educação Infantil, afetaria as escolhas subsequentes. Partindo do conhecimento da dessemelhança entre as escolas públicas da cidade de Carangola (MG) que ofertam o primeiro segmento do Ensino Fundamental, em que se constatou diferença na demanda de vagas, no nível socioeconômico e nos índices alcançados nas avaliações externas indagou-se: (i) as escolhas escolares iniciais das famílias, das escolas de Educação Infantil, afetam as escolhas subsequentes? (ii) como as escolhas escolares das famílias são feitas? (iii) por que as famílias escolhem determinados estabelecimentos de ensino? (iv) quais os critérios que as famílias utilizam para fazer suas escolhas em uma cidade pequena? O objetivo foi conhecer, descrever e analisar as condutas de escolha dos estabelecimentos de ensino públicos pelas famílias, cujas crianças ingressaram no primeiro ano de Ensino Fundamental. Foram coletados os dados de seis escolas públicas urbanas, referentes ao bairro de residência dos estudantes e da instituição de Educação Infantil de onde provieram os alunos; após uma primeira análise dos dados, optou-se por investigar o processo de escolha de quatro estabelecimentos de ensino: EE Melo Viana, EE Benedito Valadares, EE Professor Augusto Amarante e EE do Bairro Santo Onofre. A sistematização e análise dos dados secundários tiveram como objetivo o conhecimento dos fluxos escolares de escolas de Educação Infantil para as escolas públicas de Ensino Fundamental. Após a análise dos fluxos escolares direcionados às quatro escolas, optou-se por fazer a entrevista com quatro famílias com perfil de escolha do estabelecimento de ensino público que oferta o Ensino Fundamental (anos iniciais) reputado, localizado ao Centro, distante da residência e que os filhos tenham frequentado CMEI reputado, também distante do local de moradia. Utilizou-se da metodologia da análise de conteúdo de Moraes (1999) para se fazer a análise qualitativa dos dados da pesquisa. A análise dos dados mostrou, dentre outros resultados, que as famílias não se orientaram pelo conhecimento dos resultados das avaliações externas publicados nos índices do IDEB das escolas, mas suas escolhas (3) se deram pela atração da reputação exercida pelas duas escolas localizadas no Centro da cidade, bem como da Direção escolar (2) e por redes de relações sociais eficientes fora do local de moradia; três famílias fizeram suas escolhas a partir de um repertório de escolha previamente pensado, demonstrando que essas famílias (3) fazem pesquisa sobre as escolas, consultando seus vizinhos e outros pais que possuem filhos matriculados na escola de interesse; a inserção dos alunos em CMEI’s, não foi um ato planejado em busca de uma escola reputada, mas ter o filho matriculado nesses, proporciona, pela rede de relações sociais constituídas entre os professores, diretores e outros funcionários dessas escolas, maiores chances de ascender a estabelecimentos de ensino comuns e reputados na cidade de Carangola (MG).Item A evasão, a reorientação da escolha do curso e a integração do estudante: o caso de graduandos da UFV(Universidade Federal de Viçosa, 2022-07-29) Bento Júnior, Genival Souza; Lacerda, Wânia Maria Guimarães; http://lattes.cnpq.br/4567577407866105A evasão é um fenômeno contínuo no sistema educacional de qualquer país. No Brasil, a preocupação com esta problemática iniciou nos anos 1940. A massificação das universidades públicas no Brasil trouxe as camadas excluídas para seu interior. A entrada destes estudantes já ocorria através de ações afirmativas feitas pelas universidades, mas foi o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e a Lei n. 12.711/2012 (Lei de Cotas) que estabeleceram critérios válidos para todas as instituições da rede federal de ensino superior. Com isso, a evasão toma nova roupagem, tornando um campo fértil para pesquisas. Neste sentido, essa pesquisa procura conhecer, descrever e analisar os processos de evasão do curso, reorientação da escolha do curso superior e integração dos estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV), selecionados no SiSU 2018, com pontuações elevadas no ENEM. A base teórica é ancorada pela Teoria de Integração do Estudante (TIE) de Tinto (1993), pelas análises das desigualdades no interior da universidade propostas por Boudon (1981) e Bourdieu (1998), além de versar sobre o ofício do estudante na perspectiva de Coulon (2008). O lócus da pesquisa foi a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Sua natureza é descritiva e a abordagem é quantitativa, a partir de dados secundários da Pró-Reitoria de Ensino da UFV. A amostra utilizada contempla 460 estudantes, sendo os 5 primeiros colocados na ampla concorrência e nas modalidades de cota no SiSU 2018 que ainda estão matriculados na UFV. Os resultados mostram que os cursos de menor prestígio são mais afetados pela evasão, que a reorientação da escolha de curso é mais comum entre estudantes da ampla concorrência, especialmente do sexo masculino. As mulheres negras possuem notas menores na graduação, mostrando a perpetuação do racismo estrutural e da desigualdade de gênero. Outro achado diz respeito aos egressos da rede federal, que são aqueles que mais reorientam suas escolhas, seguidos pelos alunos da rede privada. A saída de cursos de alto prestígio para outros de menor, bem como o inverso foram analisadas indicando que a reorientação de escolha acompanha a preparação para um novo vestibular e a redefinição do projeto destes estudantes. Palavras-chave: Evasão. Cotas. Reorientação da escolha de curso.Item De escolas públicas à UFV: a escolha do curso superior em uma cidade média universitária(Universidade Federal de Viçosa, 2018-07-06) Guia, Isabela Berbert da; Lacerda, Wania Maria Guimarães; http://lattes.cnpq.br/3804119373354234Esta pesquisa teve como objetivo compreender e analisar o processo de escolha do curso superior no contexto de uma cidade média universitária, Viçosa-MG, por estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas da cidade, e ingressaram na Universidade Federal de Viçosa (UFV) no ano de 2016; ano em que a instituição reservou 50% das vagas dos cursos de graduação para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. A primeira etapa da pesquisa, de cunho quantitativo, constituiu-se da investigação da distribuição de estudantes egressos de escolas públicas de Viçosa nos cursos de graduação da UFV. Os dados secundários foram buscados junto à Diretoria de Registro Escolar (DRE), analisados por meio de estatística descritiva, e possibilitaram conhecer a distribuição desses estudantes entre os cursos de graduação da UFV, e também o perfil destes com relação à modalidade de vaga de ingresso; a origem geográfica; o sexo; a idade de ingresso; e a situação acadêmica em 2017. A segunda etapa da pesquisa, de cunho qualitativo, fundamentou-se na análise de relatos biográficos de três estudantes, buscando-se compreender as influências do contexto de uma cidade média universitária no percurso escolar e no processo de escolha do curso superior dos investigados. As análises realizadas na primeira etapa evidenciaram que, apesar dos estudantes egressos de estabelecimentos públicos da cidade de Viçosa estarem ingressando nos cursos de graduação da UFV em números representativos – 20% do total de ingressantes nas vagas reservadas-, os egressos dos estabelecimentos estaduais dirigiram-se para cursos considerados de baixo prestígio social. Dado esse que indicia o processo de estratificação horizontal na UFV. As análises dos relatos biográficos mostraram que o contexto de cidade média universitária, as relações sociais empreendidas nesse contexto, os benefícios advindos dessas relações, e os projetos desenvolvidos pela universidade nas escolas públicas da cidade favoreceram o ingresso dos investigados na UFV e influenciaram o processo de escolha do curso superior.Item Estudantes do CAp-Coluni: trajetórias e vivências escolares dos “mais” excelentes dentre os excelentes(Universidade Federal de Viçosa, 2020-11-16) Silva, Renan Montico de Oliveira; Lacerda, Wânia Maria Guimarães; http://lattes.cnpq.br/5114178878205944O objetivo deste trabalho foi conhecer, descrever e analisar as trajetórias, as práticas educativas familiares e as vivências escolares de alunos do Colégio de Aplicação – Coluni da Universidade Federal de Viçosa, considerados os “mais” excelentes dentre os excelentes. Partiu-se do pressuposto da existência de um grupo de estudantes que se destaca, em termos de rendimento escolar, no interior da instituição, cujos fundamentos e razões dessa condição se encontram nas trajetórias sociais e escolares desses alunos, nas práticas educativas de suas famílias e nas suas vivências escolares no colégio. Para isso, esta pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira etapa, por meio do ordenamento dessas informações no software Microsoft Excel ® , foram analisados os dados socioeconômicos e de desempenho acadêmico, referentes ao ano de 2018, dos 154 estudantes aprovados no exame de seleção e matriculados, em 2020, na terceira série da instituição. Os dados sobre o desempenho acadêmico indicaram a existência de 42 estudantes com rendimento acumulado igual ou superior a 80 pontos em, pelo menos, uma das três disciplinas: Física, Química ou Matemática, as quais foram definidas como critério de inclusão na segunda etapa da pesquisa. Na segunda etapa foram realizadas entrevistas semidiretivas com oito estudantes do grupo destacado de 42 alunos e com suas famílias sobre suas trajetórias sociais e escolares e as práticas educativas familiares até o ingresso no colégio e de suas vivências escolares na instituição da primeira série do ensino médio até o momento da entrevista. A metodologia utilizada para o tratamento dos dados gerados nas entrevistas foi a análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e a interpretação dessas informações, bem como de secundárias e de desempenho acadêmico, ancorou-se, sobretudo, no aparato teórico bourdieusiano sobre: a construção das trajetórias escolares de excelência, a excelência escolar, as vivências escolares em estabelecimentos de ensino considerados de excelência e o Colégio de Aplicação – Coluni. Os resultados revelam que as oito trajetórias investigadas se desenrolaram sem intercorrências, sob um conjunto de ações familiares e de disposições inculcadas que favoreceram a construção de percursos escolares de excelência e o ingresso no colégio. No interior da instituição, esses oito estudantes vivenciam, na primeira série do ensino médio, um estranhamento com a rotina escolar e posterior adaptação ao ritmo da instituição. Além disso, os “mais” excelentes dentre os excelentes são aqueles cujas vivências escolaresdenotam a efetiva participação deles em projetos e atividades pedagógicas promovidas pelo colégio, ocupando posições de destaque nessas ocasiões, bem como usufruem de reconhecimento e de prestígio junto ao corpo docente da escola, em razão do alto rendimento obtido nas avaliações escolares. Palavras-Chave: Colégio de Aplicação – Coluni. Excelência Escolar. Sociologia da Educação. Trajetórias Escolares. Vivências Escolares.Item Inter-relação entre o capital social, o capital informacional, o processo de escolha da escola e o ingresso na educação superior em Viçosa (MG), uma cidade média universitária(Universidade Federal de Viçosa, 2021-02-26) Ferreira, Eliázaro Augusto; Lacerda, Wânia Maria Guimarães; http://lattes.cnpq.br/1229777608006399O objetivo deste trabalho foi compreender e interpretar a inter-relação entre o capital social, o capital informacional, a escolha da escola e o ingresso na educação superior em Viçosa (MG). Sabe-se que a escolha da escola pelas famílias se relaciona com aspectos socioeconômicos e com o nível de conhecimento e afinidade que essas famílias têm com sistema educacional. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira delas, foram coletados dados sobre o local de residência, sexo, cor/raça autodeclarada de estudantes da Escola Estadual Effie Rolfs matriculados no terceiro ano regular do ensino médio em 2019. Ainda nessa etapa da pesquisa também foram coletados dados sobre a distribuição nos cursos de graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), modalidade de matrícula, local de moradia e sexo dos estudantes egressos da Escola Estadual Effie Rolfs que se matricularam na UFV no ano de 2019. Os dados foram analisados com a ajuda do software Microsoft Excel e serviram de base para a seleção de oito sujeitos a serem entrevistados na pesquisa. Foram selecionados quatro estudantes do terceiro ano do ensino médio e quatro estudantes de graduação. A seleção dos sujeitos levou em consideração o local de moradia na cidade de Viçosa, cor/raça autodeclarada e sexo. No caso dos estudantes de graduação levou-se em consideração também o prestígio social dos cursos nos quais estavam matriculados. Na segunda etapa da pesquisa foram realizadas entrevistas semidiretivas sobre suas trajetórias escolares, as práticas educativas familiares – dentre elas, especialmente a escolha do estabelecimento de ensino médio –, as redes de relações e o capital informacional deles próprios e das suas famílias. Os dados gerados nas entrevistas foram tratados de acordo com os pressupostos metodológicos da análise de conteúdo (BARDIN, 1997). Os resultados revelaram que a Escola Estadual Effie Rolfs exerce grande atração sobre as famílias da cidade de Viçosa tendo entre seus alunos moradores de diversas localidades e bairros. As entrevistas revelaram também que as famílias dos estudantes investigados adotam práticas que as aproximam, em maior ou menor grau, do comportamento das famílias pertencentes às camadas médias da sociedade. Além disso, o capital social se mostrou uma importante fonte de capital informacional a ser utilizado pelas famílias na escolha da escola e pelos estudantes no momento da escolha do curso de graduação. Por fim, os dados indicaram que a condição de Viçosa (MG) enquanto uma cidade universitária favorece encontros que facilitam o fluxo de informações sobre o sistema educacional e exerce influência positiva nas aspirações educacionais dos estudantes e de suas famílias. Palavras-Chave: Capital Social. Capital Informacional. Escolha da Escola. Desigualdades Escolares. Cidade Universitária.Item Percursos escolares e vivências acadêmicas de estudantes cotistas de medicina da UFV(Universidade Federal de Viçosa, 2023-07-05) Santos, João Jefferson de Moura; Lacerda, Wania Maria Guimarães; http://lattes.cnpq.br/0484372981355607O objetivo da pesquisa que deu origem a esta dissertação foi conhecer, descrever e analisar o processo de constituição dos percursos escolares e as vivências acadêmicas de estudantes do curso de Medicina da UFV, cuja origem social é a camada popular, e cujo ingresso na Universidade se deu pelas vagas reservadas para egressos de escolas públicas estaduais, no âmbito da reserva de vagas determinada pela Lei n.o 12.711, de 2012. Os procedimentos metodológicos da pesquisa foram realizados em duas etapas. Na primeira, após uma pesquisa bibliográfica sobre os cursos de Medicina no Brasil e o da UFV, foram analisados dados secundários, fornecidos pela UFV com o objetivo de analisar as características acadêmicas e modalidades de ingressos dos estudantes do curso de Medicina, as quais foram essenciais para indicar os critérios de inclusão dos estudantes cotistas para a realização das entrevistas na segunda etapa deste estudo. Na segunda etapa da pesquisa foram realizadas entrevistas com cinco estudantes cotistas Medicina, dentre os quais quatro que ingressaram na UFV em 2018 e um em 2019, beneficiados pela reserva de vagas, portanto, eles cursaram o ensino médio em escolas públicas, possuíam renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e/ou se auto declaram pretos, pardos ou indígenas. O corpus constituído pelas cinco entrevistas foi analisado de acordo com a análise de conteúdo, ancorada em Bardin (1977) e a reconstrução das biografias escolares dos entrevistados, de acordo com Lahire (2004). Os resultados indicaram os cinco estudantes cotistas entrevistados utilizaram diferentes estratégias como o ingresso em instituições de ensino médio federais, como a conquista de bolsas em escolas privadas no ensino fundamental e a frequência a cursinhos pré-vestibular gratuitos. As famílias também se mobilizaram na constituição desses percursos escolares, como na escolha de estabelecimento de ensino, na valorização dos comportamentos e aprendizagens relacionadas à escola, na participação das mães na vida escolar e na “presentificação” do futuro por parte dos estudantes e suas famílias. A maior parte dos estudantes cotistas concluiu a educação básica em instituições públicas federais. Com relação à escolha do curso de Medicina, apenas um dos entrevistados já tinha por certa essa escolha, ainda na infância, enquanto os outros, construíram seus projetos ao longo do percurso escolar. O distanciamento entre o curso de Medicina e os demais cursos da UFV foi apontado como uma questão que afeta negativamente as vivências acadêmicas dos estudantes entrevistados. Os estudantes que optaram pelas vagas reservadas para subcotas de pertencimento étnico- racial e de renda são os que enfrentaram maiores dificuldades para acessar e permanecer no curso de Medicina, enfrentando dificuldades de ordem material e simbólica e para adaptação ao curso. O ensino remoto emergencial adotado pela UFV durante o agravamento da crise pandêmica no Brasil, nos anos de 2020 e 2021, impactou todos os estudantes, mas, em especial, aqueles que possuíam maiores restrições de renda, como os estudantes cotistas entrevistados. Os estudantes relataram, problemas de saúde mental, como, por exemplo, o transtorno de ansiedade e a depressão vivenciados não apenas no período do isolamento social exigido durante a pandemia e que afetavam a vida acadêmica. Os achados da pesquisa indicaram que trajetórias longevas, o ingresso em cursos altamente seletivo, como o curso de Medicina e bom desempenho, no caso dos estudantes cotistas, que vivenciaram uma grande dificuldade imposta pela pandemia não podem ser explicadas por fatores uniformes ou regulares em todos os casos, pois as estratégias e vivências foram variadas. No entanto, destacou-se, em todos os casos, o fato de que a implementação de uma política pública de discriminação positiva foi imprescindível para o acesso e a permanência dos estudantes cotistas entrevistados no curso de Medicina da UFV. Palavras-chave: Lei de Cotas. Medicina. UFV. Estratégias estudantis. Acesso e Permanência no curso.Item Práticas educativas de pais professores e o ingresso dos filhos no Cap-Coluni(Universidade Federal de Viçosa, 2023-07-04) Silva, Cristiano José da; Lacerda, Wânia Maria Guimarães; http://lattes.cnpq.br/0763510389492003A pesquisa que deu origem a esta dissertação objetivou conhecer, descrever e analisar as práticas educativas de pais professores residentes em São Miguel do Anta, uma pequena cidade circunvizinha a Viçosa, MG, cujos filhos(as) ingressaram no CAp-Coluni. A pesquisa foi realizada em duas etapas. Na primeira foram analisados dados secundários sobre a origem geográfica e a ocupação dos pais de ingressantes no CAp-Coluni nos anos de 2019, 2020 e 2021, e na segunda foram realizadas entrevistas com os pais (pai e mãe) de egressos do CAp- Coluni, ambos professores e residentes em São Miguel do Anta. A escolha dos sujeitos e do lócus da pesquisa partiu da hipótese de que os pais professores empreendem práticas educativas específicas, favorecendo percursos escolares de excelência dos filhos e que os estudantes e as famílias de cidades localizadas no entorno de Viçosa, MG são influenciados em suas aspirações educacionais pela proximidade geográfica com essa cidade. Os resultados indicaram que os sujeitos da pesquisa possuem um arranjo familiar com a presença de ambos os pais, os quais são a primeira geração que ascendeu ao ensino superior e com ocupações desvinculadas do trabalho no campo e/ou doméstico, cuja renda familiar era relativamente baixa. A valorização dos estudos sob um viés utilitarista foi recorrente entre esses pais professores. As características do contexto educacional local de São Miguel do Anta e a proximidade geográfica entre essa cidade e Viçosa, onde se localizam o CAp-Coluni e a Universidade Federal de Viçosa, influenciaram as práticas e estratégias dos pais professores. A escolha do CAp-Coluni foi reforçada pela rejeição das escolas públicas das quais os próprios pais professores atuavam/atuam. As famílias investigadas são educógenas e parece adequado atribuir, em parte, o sucesso escolar dos filhos às atitudes e estratégias de escolarização dos pais professores, cuja proximidade e desenvoltura em relação ao sistema educacional, relação com colegas de profissão, práticas e valores desenvolvidos no cotidiano familiar e incorporados de forma autônoma pelos filhos pesaram positivamente. As práticas escolares dos pais professores identificadas foram: auxílio e supervisão nas tarefas escolares, cobrança pela disciplina e organização no dia a dia dos filhos, participação tanto dos pais quanto dos filhos nos eventos da escola, proximidade dos pais com a escola e com os professores dos filhos e atuação profissional dos pais na mesma escola onde a prole está matriculada. Observou-se uma cultura familiar e da comunidade em que os estudantes estão inseridos de valorização do acesso ao ensino superior e da aquisição de diplomas universitários acompanhada de práticas do cotidiano, como a leitura (muito estimulada e exemplificada pelos pais). Em alguns casos foi citada a participação em atividades esportivas (uma das poucas alternativas de atividades fora do período e ambiente escolar disponíveis no município de São Miguel do Anta), a aquisição de ferramentas de pesquisa (investimento em material de estudo, ferramentas tecnológicas e informacionais, como os computadores e a internet), frequência em cursos de língua estrangeira no município vizinho de Viçosa (geralmente através de bolsas obtidas pelos estudantes), participação em atividades religiosas e investimento no acompanhamento psicológico dos filhos. Palavras-chave: Pais-professores. CAp-Coluni. Efeito pai-professor. Práticas educativas. Escolarização dos filhos.