Educação
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Item Autonomia ou heteronomia docente: implicações das políticas educacionais curriculares na perspectiva do controle do professor de geografia das escolas públicas de Viçosa-MG(Universidade Federal de Viçosa, 2019-06-28) Guimarães, Julio Cesar Abranches; Mari, Cezar Luiz De; http://lattes.cnpq.br/1762205280243868A educação pública tem sido objeto de reformas por governos das mais diversas representações partidárias no Brasil. A história da educação brasileira nos mostra que as políticas públicas educacionais (PPE) têm tido um caráter mais temporário do que como políticas de Estado, e se justificam como ações reformistas para responder à crise estrutural do capital. A preocupação do Estado passa a ser com índices e orientações de quem não conhece o chão da escola e o trabalho docente. Deste modo, o trabalho docente sofre cada vez mais interferências de medidas hierarquizadas, influenciadas por determinações de agências internacionais cujos interesses são de natureza externas. Nesta pesquisa abordamos conceitos transversais à defesa de uma autonomia docente (trabalho, alienação, autonomia e heteronomia docente e ideologia), e suas discussões, com um olhar amplo e uma ação pontual, autônoma. Tais discussões contribuem para ratificar a hipótese da perda da noção do potencial do trabalho docente e de sua própria identidade. Isso se justifica com a massificação e administração científica do trabalho docente que modela o professor às formas de um simples monitor e fiscal de sala de aula que atenda as determinações do governo sem se discutir as PPE. As entrevistas realizadas, com docentes da rede pública de ensino de Viçosa, MG, nos apontam que os processos de precarização e proletarização do trabalho docente têm se aprofundado. Esses processos também foram identificados nas análises das PPE em recorte: Conteúdos Básicos Comum de Minas Gerais (CBC-MG), da disciplina de Geografia, e do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).Item “Estudem muito para dominarem a técnica que permite dominar a natureza” - A formação do pedagogo no Brasil sob as “orientações” dos organismos multilaterais(Universidade Federal de Viçosa, 2020-09-21) Pereira, Jéssica Angelo; Fonseca, Valter Machado da; http://lattes.cnpq.br/6220952842940072Neste estudo, analisamos a Resolução CNE/CP no1, de 15 de maio de 2006, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia. Os anos finais do século XX e início do presente século são marcados por reformas educacionais, que perpassaram desde a educação básica até a superior. Este período de intensas transformações na educação brasileira encontra-se no contexto do pós-crise de 1970 e, a resposta do capital à sua crise foi a reforma neoliberal do Estado. Dessa forma, colocamos nosso objeto em movimento com a materialidade histórica das transformações político-econômicas da sociedade capitalista pós-crise de 1970, com a formulação das DCNP, dando atenção ao modelo formativo de pedagogo intencionado por estas. Nosso objetivo com esta pesquisa consistiu em o perfil de pedagogo desejado pela Resolução e sua relação com a pedagogia das competências. Foi considerado em nossa análise as políticas educacionais formuladas por Organismos Multilaterais (OM), de modo específico, para a formação docente, visando apreender como as orientações presentes nas publicações destes organismos comparecem no texto das diretrizes par o curso de pedagogia. Foram selecionados três documentos produzidos por estes órgãos: Declaração Mundial sobre Educação Para Todos (1990), La Enseñanza Superior: Las lecciones derivadas de a experiência (1994) e o Proyecto Principal de Educacion en America Latina y el Caribe (1996). Da política nacional da educação, além análise das DCNP, nos debruçamos sobre a legislação de formação de professores que se traçava no país anterior às diretrizes. Nos documentos Plano Decenal de Educação para Todos (1993); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996; e a Resolução CNE/CP no1, de 18 de fevereiro de 2002; também observamos alinhamento com as orientações presentes nas publicações dos OM. Do estudo das DCNP, foram levantados três aspectos, a saber: da concepção de um certo pluralismo teórico, de uma acentuada preocupação com a prática deste trabalhador, e do alargamento das atribuições do Pedagogo. Esta última, apresentando-se sob a teoria educacional da pedagogia das competências, que em relação com as duas primeiras categorias, é expressão dos ideários educacionais pós-modernos no processo de formação do pedagogo instituído com as DCNP. Por fim, concluímos que as diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia constituiu-se historicamente na conjuntura da reforma neoliberal da educação, demonstrandoconvergência com a linha política delineada por OM e com os ideários educacionais pós- modernos. Palavras-chave: Formação do Pedagogo. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia. Organismos Multilaterais. Pedagogia das Competências. Ideários Educacionais Pós-Modernos. Política Educacional. Reforma Educacional.Item O trabalho docente no contexto do neoliberalismo: uma caracterização teórico-documental com recorte a partir de 2017 no Brasil(Universidade Federal de Viçosa, 2021-09-29) Aleixo, Alexsandra Saboia Duarte Arruda; Fonseca, Valter Machado da; http://lattes.cnpq.br/8042262280699448Esta pesquisa teve como propósito investigar as principais ações determinadas pelas forças neoliberais que influenciaram/influenciam na desvalorização profissional do professor da educação básica nos últimos anos no Brasil. É um estudo sobre o fenômeno neoliberal que, em prol do crescimento do capitalismo, tanto interfere no trabalho do professor. Buscou-se i) instigar nos trabalhadores docentes uma percepção ontológica sobre a categoria de trabalho, ii) investigar as ações neoliberais no campo da educação para o campo do trabalho docente e iii) instigar o retorno do debate ao pertencimento de classe a partir dos apontamentos da pesquisa. Este estudo se baseia na explanação acerca da teoria de valor de trabalho oriunda da Economia Política e reconfigurada por Marx, base teórica importante para o entendimento acerca do movimento entre o liberalismo, o neoliberalismo e a crítica colocada. A crítica que se apresenta neste estudo está fundamentada, principalmente, em Marx, Hunt, Lautzenheiser, Paulo Neto, Frigotto, Laval, Antunes, Saviani e outros autores histórico-críticos que possibilitam análises sobre os dados. Apoiou-se também em Zeichner, Pimenta e Tardif para contextualizar acerca da junção entre teoria e prática docente e a efetiva formação profissional. Teve-se como fonte de informações e de análise trabalhos acadêmicos, leis, notícias de jornais e revistas, dados e documentos publicados em sites oficiais, como o do MEC e o dos Organismos Internacionais. Trata-se de uma pesquisa documental, para a qual se utilizou o método materialismo histórico-dialético, que, por meio da historicização e contextualização, dá o suporte para compreensão do corpus, que é referente à educação básica e, pela dinamicidade da pesquisa, engloba a educação profissional. A partir disso, teve-se um importante paralelo do que está prestes a acontecer com o trabalho dos professores da educação básica, diante do que já é real com os professores da educação profissional no Brasil. Um exemplo é a bolsa-formação trabalhador, que se resume a subcontratações de professores. Além disso, este estudo questiona a defesa do conceito de notório saber, que, baseado no sistema de produção toyotista, na prática, se desdobra em formação técnica aligeirada para um desempenho profissional docente insuficiente de fundamentos teóricos cujas importâncias são indispensáveis no esclarecimento dos fatos. Palavras-chave: Neoliberalismo. Trabalho docente. Relação capital/trabalho. Precarização do trabalho.