Teses e Dissertações - Externas

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    Grupo Afro Ganga Zumba: dança e canto de mulheres quilombolas como educação antirracista na Zona da Mata mineira
    (Universidade Federal de Santa Catarina, 2022-08-26) Zeferino, Jaqueline Cardoso; Passos, Joana Célia dos; http://lattes.cnpq.br/5585472929311467
    A tese localiza-se no campo teórico, prático e político dos encruzamentos entre educação, cultura e arte com vistas a indicar perspectivas para o fazer educativo antirracista. O ponto de partida são as práticas de mulheres quilombolas da Comunidade do Bairro de Fátima - Ponte Nova/MG, denominadas “artístico-culturais”. O racismo epistêmico e genderizado enquanto operadores das colonialidades criam narrativas estáticas, desracializadas e folclóricas sobre quilombos descredibilizando a agência político-pedagógico feminina e o corpo negro em canto e dança como produtor, sistematizador e divulgador de conhecimento. Em resposta a esta política epistemicida se insere o Grupo Afro Ganga Zumba, uma entidade sociocultural e educativa fundada em 1988 por adolescentes negras como um grupo de dança afro. Há 34 anos o Grupo está engajado na ampliação dos espaços de participação social, cultural e política da população negra e quilombola de Minas Gerais. Apresento a tese de que a dança e o canto protagonizados pelas mulheres quilombolas do Grupo Afro Ganga Zumba são práticas educativas antirracistas. As análises se movimentam particularmente a partir da etnografia, da perspectiva negra da decolonialidade e do feminismo negro. Palavras-chave: Mulheres quilombolas. Educação antirracista. Educação Quilombola. Dança afro. Epistemicídio.
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    Formação de cidadãos e a educação em ciências com enfoque CTS: uma releitura à luz da teoria ator­-rede
    (Universidade Federal de Minas Gerais, 2018-08-03) Figueirêdo, Kristianne Lina; Justi, Rosária; http://lattes.cnpq.br/9244743108722676
    No cenário das pesquisas em Educação em Ciências, os reconhecidos slogans Letramento Científico-tecnológico e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), que abriram caminho para os debates sobre a formação de cidadãos, têm convergido para o que se entende por uma abordagem CTS numa versão ampliada. Entretanto, há várias décadas o jargão de uma educação para cidadania tem permeado documentos oficiais no mundo inteiro sem alcançar satisfatoriamente o êxito almejado. Diante disso, nossa proposta consiste na realização de uma releitura da educação com enfoque CTS (EdCTS) à luz da Teoria Ator-Rede (ANT), tencionando configurar novas orientações para a mesma. Essa releitura é realizada em duas etapas: na primeira, procedemos ao que chamamos de descongelamento dos quadros contemporâneos de sociedade, C&T e política, culminando nas respectivas noções alternativas que emergem da ANT; na segunda, revisamos a relação formação de cidadãos e EdCTS numa versão ampliada, mediante as reflexões suscitadas pela etapa anterior sobre o próprio conceito de cidadão. No desenvolvimento da primeira etapa: (i) entendendo o social como o movimento de associações, a versão atual de sociedade foi dissolvida, dando lugar à ideia de (re)agrupamentos híbridos (humanos e não-humanos) cujo projeto maior é o de reunir o coletivo; (ii) fazendo o exercício de explicitar a ciência e a tecnologia em ação, detalhamos o processo de fabricação dos fatos e artefatos, evidenciando o encadeamento de conexões entre sujeitos e objetos; (iii) cumpridas essas duas tarefas, as assimetrias sociedade e natureza, sujeito e objeto, herdadas do projeto da Modernidade, são substituídas pelo reconhecimento da agência de humanos e não humanos e de um fluxo dinâmico de conexões entre estes; e (iv) visando contemplar essa realidade híbrida e de configurações provisórias, a política é problematizada em termos da questão da representação, passando a ser concebida como a tarefa de tornar as novas associações em um conjunto viável, isto é, de levar à composição de coletivos e, mais a frente, delinear um mundo comum. Na segunda etapa, redefinimos a noção de cidadão, passando a compreender por cidadão real aquele que se realiza na prática, ou seja, um ator que, ao desempenhar sua performance, se aproxima da projeção do corpo político sob a mesma denominação (cidadão ideal). Em decorrência disso, a formação de cidadãos também assume um outro sentido, sendo agora entendida como a prática de influenciar intencionalmente as conexões estabelecidas pelos atores, de modo a favorecer performances que se aproximem da projeção idealizada. Assim, o próprio acrônimo CTS se torna questionável, pois não existe a sociedade preconcebida, nem esferas distintas que se inter-relacionam. Nesse sentido, propomos substituir o slogan educação com enfoque CTS, por educação para tomada de consciência (ETC). Finalmente, estabelecendo um diálogo entre os resultados das discussões e reflexões anteriores e a literatura revisada, delineamos algumas orientações para a Educação em Ciências. Palavras-chave: Educação CTS. Teoria Ator-Rede. Formação de Cidadãos.
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    Um modelo de gestão da informação e do conhecimento para o contexto da avaliação de cursos de graduação
    (Universidade Federal de Minas Gerais, 2016-10-06) Barbosa, Daniel Mendes; Bax, Marcello Peixoto; http://lattes.cnpq.br/1114495020919354
    A educação superior no Brasil vem sendo regulamentada de forma cada vez mais rígida, com fortes mecanismos de controle. Nos últimos anos, o Ministério da Educação tem avaliado os cursos de graduação através de um documento público, chamado Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presenciais e a distância. Nesse documento, são especificados os indicadores a serem avaliados, sendo que ao final da avaliação o curso pode receber uma nota que varia de 1 a 5. Essa nota é fundamental, por dois motivos: as notas 1 e 2 são consideradas insuficientes, e podem gerar processos até mesmo de fechamento do curso ou da Instituição de Ensino Superior (IES); as notas obtidas podem ser usadas como diferencial de mercado pelas instituições privadas, como forma de atrair mais alunos e com uma melhor formação prévia. O grande desafio para as instituições é, portanto, conseguir notas mais altas em tais avaliações. Mas para isso é necessário conhecer mais profundamente o instrumento de avaliação, o próprio curso, seus alunos, e extrair o conhecimento do seu corpo docente que possa contribuir para aprimorar os resultados nessas avaliações. É nesse contexto que surge a questão de pesquisa desta tese: como melhorar as avaliações dos cursos superiores de uma IES através da gestão da informação e do conhecimento? Para respondê-la, foi utilizado o método de pesquisa Design Science Research (DSR), uma boa alternativa para orientar pesquisas que envolvam a concepção de artefatos, mas que também focam na geração de novos conhecimentos. Na condução da pesquisa através da DSR, ainda foram utilizados o ciclo regulador e a estrutura aninhada do problema, na visão de Wieringa, que consiste em desdobrar o problema de pesquisa em problemas menores, evidenciando quais são de natureza predominantemente teórica (questões de conhecimento) e quais são de natureza mais prática (problemas práticos). Para cada subproblema foram então utilizadas técnicas de pesquisa complementares, como revisão bibliográfica, observação direta, análise documental, pesquisa aplicada e entrevistas semiestruturadas. Como solução para o problema de pesquisa, de natureza prática, foi elaborado um modelo de Gestão da Informação e do Conhecimento específico e inédito para o contexto, juntamente com os sistemas de informação que lhe dão suporte, validados por conceitos da revisão bibliográfica e por um grupo focal. Novos conhecimentos ainda foram gerados para a linha de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento, principalmente pela exemplificação de aplicação da DSR na estruturação metodológica de uma pesquisa concreta da área. Cita-se também como contribuição da tese a possibilidade de generalização da solução para uma classe de problemas, à qual o problema estudado pertence, que pode ser enunciada como: gestão da informação para melhoria de resultados em processos de avaliações ou auditorias externas de certificação de atividades organizacionais. Palavras-chave: Gestão da Informação e do Conhecimento. Gestão da Informação Acadêmica. Avaliação de cursos de graduação. Aplicação da Design Science Research na Ciência da Informação.
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    Da problemática do oral ao agir de uma professora de francês: formação pela reflexão na ação, sobre a ação e pós-ação na concepção, implementação e avaliação de atividades didáticas para o favorecimento da interação simétrica
    (Universidade de São Paulo, 2021-10-07) Gomes, Rita de Cássia; Costa, Heloísa Brito de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9298247381075470
    Esta tese teve por objetivo investigar as implicações de uma metodologia de pesquisa e formação docente em três etapas para o trabalho de uma professora de francês (docente-participante) no que concerne ao favorecimento de interações simétricas em grupos de aprendizes iniciantes. A pesquisa foi realizada em uma escola de aplicação localizada na Zona da Mata mineira e a primeira etapa (concepção) consistiu no oferecimento de um curso teórico-prático sobre a temática da interação em sala de aula (KERBRAT-ORECCHIONI, 1990; CICUREL, 2002, 2011: KRAMSCH, 1991; SCHIFFLER, 1991; NUSSBAUM, 1998: PENDANX, 1998; WEBER, 2013). A segunda etapa da pesquisa (implementação) teve como objetivo estabelecer uma ponte entre formação docente e ambiente escolar (IMBERNÓN, 2010; ALARCÃO,: 201 I; PERRENOUD, 201 2; ALBUQUERQUE-COSTA, 2017; TARDIF, 2019) e foi concretizada pela implementação de atividades de produção oral (PO) elaboradas pela docente-participante durante a formação, em seu contexto concreto de atuação. Assim, nas etapas de concepção e implementação, a docente-participante efetuou reflexões-na-ação (SCHÓN, 2000) e sobre a ação (PERRENOUD, 2012) pedagógica pela realização de ações características do fazer docente € por meio de relatos escritos e orais por ela efetuados. Como a concepção de agir professoral (CICUREL, 2011; 2017; 2020) adotada nesta tese pressupõe que o trabalho do professor não se restringe às ações que desempenha na interação com os alunos (AMIGUES, 2004: SAUJAT, 2004; SOUZA-E-SILVA, 2004: MACHADO, 2004, 2007; LOUSADA, 2006, 2011: MACHADO & LOUSADA, 2013), a terceira etapa da pesquisa (avaliação) foi realizada com base nos aportes teórico-metodológicos da Clínica da Atividade e da Ergonomia da Atividade e consistiu na realização de uma entrevista em autoconfrontação (CLOT, [1999], 2018, 2001; 2004; FAITA, 2007): visualização das aulas ministradas e diálogo entre a docente-participante e a pesquisadora-formadora, dando ori gem a reflexões pós-ação. A análise dos dados evidenciou que a pesquisa favoreceu uma aprendizagem cíclica (ALARCÃO, 2011) e contínua pela docente- participante, dado o papel ativo por ela desempenhado: autora, agente e observadora da própria ação. Os resultados apontaram que ela obteve êxito em solucionar a situação problemática que motivou sua participação na formação e favoreceu interações simétricas entre seus aprendizes, mesmo confrontada a prescrições e impedimentos de diferentes ordens. Este trabalho doutoral apresenta uma contribuição para pesquisa acadêmico-científica, pois o tripé concepção, implementação e avaliação pode ser um recurso tanto para a formação inicial do professor quanto continua, permitindo ao pesquisador/formador acompanhar o docente antes, durante e após o “acontecimento aula” (GERALDI, 2003), abordando na pesquisa/formação problemáticas relativas ao ensino e aprendizagem de língua estrangeira; seja no que diz respeito à oralidade, como foi o caso desta pesquisa, ou a outras temáticas. PALAVRAS-CHAVE: Formação docente, reflexão-ação, produção oral, interação simétrica.
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    Trabalho, educação e consenso: Apoio do Estado ao setor produtivo x geração de empregos e empregabilidade
    (Universidade Federal de Uberlândia, 2019-12-06) Tano, Cleide Francisca de Souza; Santos, Adriana Cristina Omena dos; http://lattes.cnpq.br/2584577957777459
    Esta pesquisa foi realizada com o intuito de melhor compreender as políticas elaboradas pelo Estado, que trazem, no seu bojo, o argumento de incentivo à empregabilidade e à redução das desigualdades sociais. Em decorrência disso, o objetivo geral da pesquisa foi tanto investigar e analisar os processos de trabalho e de integração presentes em agroindústrias de alimentos da região Geográfica Intermediária de Uberlândia e sua relação tanto com a formação profissional nos campi do IFTM, quanto com as políticas de incentivos fiscais em prol da empregabilidade e redução das desigualdades sociais. Os objetivos específicos desta pesquisa foram: discutir sobre as mudanças ocorridas no papel do Estado e sobre o Processo de Restruturação Produtiva a partir de 1990, mais especificamente as mudanças nas relações de trabalho, na educação e nas políticas públicas em prol da empregabilidade e. redução das desigualdades sociais; descrever o aparato de incentivos fiscais nas esferas federal, estadual e municipal que o Estado concede ao setor produtivo, bem como os programas políticos e de incentivos complementares e medidas afirmativas às empresas que promovem programas de empregabilidade; apresentar o aparato educacional de formação do trabalhador montado pelo Estado brasileiro a partir dos anos 2000 em atendimento à demanda do mercado/capital; indicar e analisar a representação que o Estado tem destas políticas, bem como sobre como ocorre o processo de monitoria e avaliação destas políticas e, ainda, refletir e discutir sobre como estas políticas são naturalizadas no seio da sociedade, criando um consenso de necessidade social dessas medidas. A hipótese inicial da pesquisa foi que: apesar das agroindústrias de alimentos serem um dos ramos mais interiorizados do setor industrial e da região ter sido privilegiada pela política de expansão da educação profissional e tecnológica, os trabalhadores da região Geográfica Intermediária de Uberlândia não conseguem se inserir de forma efetiva, ou seja, não são contratados para funções que requerem o grau de escolaridade compatível com sua formação no mercado de trabalho, porque o setor produtivo prefere contratar pessoas com formação superior às reais exigências das atividades, pelo mesmo valor de mercado, devido à grande oferta de trabalhadores altamente qualificados que estão desempregados. Como hipótese secundária temos que: é uma falácia o discurso político de Estado mínimo, gerencial, que defende que o Estado deve concentrar suas atribuições naqueles serviços mínimos necessários para o funcionamento regular da sociedade, tais como policiamento, forças armadas, poderes executivo, legislativo e judiciário etc. e proceder a não- intervenção na economia direta, inclusive com o afastamento de atuar por meio de estatais permitindo, assim, a liberdade individual e a competição entre os agentes econômicos e, assim, ele permitirá pela sua ausência no mercado, a concorrência, e, por sua vez, gerará mais empregos. A pesquisa segue a perspectiva histórico-crítica. Os resultados e conclusões permitem confirmar as hipóteses levantadas e também permitem avaliarmos que a tese proposta é passível de defesa. Os estudos comprovam que as questões econômicas sobressaem as questões sociais, até mesmo as relacionadas com a inserção profissional. E fato que para o setor produtivo continuar operando, ele precisa de lucro, de acumular capital e, desta forma, a empregabilidade está mais relacionada a questões econômicas do que a questões relacionadas à formação profissional. Neste contexto, identificou-se uma reciprocidade nas relações do Estado com o setor produtivo. Acreditamos que avançamos em nosso modo de compreender o objeto de estudo e esperamos que a pesquisa possibilite o aprofundamento sobre a temática problematizada. Palavras-chave: Trabalho. Educação. Consensos Construídos. Incentivos do Estado. Empregabilidade.
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    Além do possível: participação de estudantes de camadas populares da UFV no Programa Ciência sem Fronteiras
    (Universidade Federal de Ouro Preto, 2021-04-14) Santana, Ana Paula Pessoa Veloso; Nogueira, Marlice de Oliveira e; http://lattes.cnpq.br/6495304780291730
    A internacionalização do ensino superior não é recente, visto que esta vem ocorrendo desde que surgiram as primeiras universidades pelo mundo. Segundo a literatura sociológica, que abrange pesquisas nacionais e estrangeiras, a internacionalização dos estudos sempre consistiu em possibilidade restrita às camadas sociais mais privilegiadas. O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), criado em 2011, teve o objetivo de impulsionar as áreas da ciência e tecnologia no Brasil e aumentar a competitividade do país no mundo mais globalizado, propiciando um período internacional para formação e capacitação de pessoas com elevada qualificação acadêmica, em instituições de educação profissional e tecnológica e em centros de pesquisa de excelência. Ao participar deste programa, o estudante selecionado teria direito a mensalidades e auxílios para sua manutenção no exterior, além de aulas do idioma nativo, caso não alcançasse a proficiência mínima exigida. Tais procedimentos pareciam suficientes para possibilitar a participação equitativa de todos os estudantes das diversas camadas sociais, mas é provável que isto não tenha ocorrido, pois, conforme literatura produzida sobre o programa CsF, os participantes eram majoritariamente brancos, pertencentes a famílias favorecidas nos âmbitos econômico e social. Com o objetivo de identificar os fatores que impactam a decisão de realizar uma mobilidade acadêmica internacional entre os estudantes provenientes de camadas populares, considerando as práticas das famílias, as trajetórias escolares e vivências acadêmicas, esta pesquisa, inserida no campo da Sociologia da Educação e analisada sob os pressupostos teóricos de Pierre Bourdieu, foi estruturada sob dois eixos metodológicos. No primeiro, traçam-se os perfis sociodemográfico e cultural dos estudantes da UFV participantes do CsF. A partir deste levantamento dos dados, verifica-se que estes bolsistas são predominantemente pertencentes às elites econômica e cultural, essencialmente masculina, branca, de família pouco numerosa, provenientes de uma rede de ensino particular e com trajetória escolar de sucesso. No segundo eixo, entrevistam-se cinco estudantes provenientes de camadas populares que participaram do Programa CsF. Após análise das entrevistas, constatam-se como fatores que podem ser associados à decisão de participar do Programa CsF a familiaridade com deslocamentos espaciais, a trajetória escolar de sucesso, a posição na fratria, a mobilização individual e a participação em atividades extracurriculares durante a graduação. Palavras-chave: Programa Ciência sem Fronteiras; Mobilidade internacional; Camadas populares; Trajetórias escolares.
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    A extensão no ensino médio integrado integrado: desafios da sua consolidação no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba
    (Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, 2022-02-04) Coelho, Sandra Aparecida Pinheiro; Brasileiro, Beatriz Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/9454609842263187
    Valendo-se da atual centralidade da extensão nos debates sobre os currículos dos cursos de graduação do Brasil, o objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos docentes em relação a concepção, desafios e potencialidades da inserção da extensão nos cursos do Ensino Médio Integrado. Pautou-se na perspectiva de contribuir com o processo de revisão dos projetos pedagógicos desta modalidade de ensino, que se encontra em andamento nas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O estudo, de abordagem quanti-qualitativa e no formato de estudo de caso, foi realizado no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, com a participação dos docentes atuantes nos cursos técnicos integrados oferecidos pelo Campus Rio Pomba. A coleta dos dados foi realizada por meio de pesquisa documental e da aplicação de questionários. Os resultados revelaram a carência no acesso dos professores aos documentos que normatizam a extensão tecnológica, aliada à tendência desses docentes no entendimento das concepções difusionistas, assistencialistas e mercantilistas da extensão, bem como à pouca diferenciação entre a formação para o mercado de trabalho e para o mundo do trabalho. Entre os fatores que dificultam o trabalho extensionista na Instituição, foram citadas a pouca disponibilidade de tempo para dedicação a projetos de extensão tanto por parte dos docentes quanto dos discentes, a falta de interesse dos docentes pela extensão e a dificuldade de apoio financeiro para financiamento de projetos de natureza extensionista. Quanto aos fatores mais favoráveis, foram destacadas as possibilidades de interlocução da extensão com o ensino e com a pesquisa. A partir desses resultados, foi organizado o produto educacional, no formato de e-book, com a finalidade de contribuir com a compreensão acerca da extensão e incentivar a participação da comunidade acadêmica nas atividades extensionistas. Embora a extensão no IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba tenha desafios a superar, ressalta-se a sua relevância para a Instituição e para a comunidade em seu entorno, a exemplo das recentes e importantes contribuições desse Instituto no enfrentamento da pandemia da Covid- 19. Esse fato reitera a imprescindibilidade de se estruturarem projetos pedagógicos que articulem, de forma indissociável, o ensino, a pesquisa e a extensão, assumindo para tal a concepção de extensão defendida pelos Fóruns de Pró-Reitores de Extensão e pela maioria das instituições de ensino brasileiras, como um processo acadêmico definido e efetivado em função das demandas sociais, políticas, econômicas e culturais da sociedade e da proposta pedagógica dos cursos, coerente com as políticas públicas e indispensável à formação cidadã. Palavras-chave: Concepção de Extensão; Extensão Tecnológica; Ensino Médio Integrado; Produto Educacional.
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    As contribuições da extensão na formação acadêmica dos Futuros técnicos da Educação Profissional e Tecnológica: uma análise do Programa Institucional de Apoio à Extensão no IF Sudeste - Campus Rio Pomba
    (Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, 2021-12-16) Magalhães, Juliana Vieira Afonso; Brasileiro, Beatriz Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/5593116662755902
    No cenário político atual a Extensão tem assumido contornos que caminham em sentido contrário às políticas regressivas, colocando no centro da disputa, a viabilidade e os reais interesses por parte do governo em aproximar os Institutos Federais e Universidades da comunidade. Esse fato evidencia a importância de discussões acerca da Extensão na formação do estudante e a responsabilidade dessa prática no compartilhamento dos saberes da comunidade e da instituição de ensino, constituindo a base para o desenvolvimento humano no mundo científico, cultural e tecnológico. O presente estudo, mediado pelo estudo de caso, teve como objetivo analisar as contribuições do Programa Institucional de Apoio à Extensão (PIAEX) na formação acadêmica dos estudantes dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais do Campus Rio Pomba. Os resultados apontaram que a prática extensionista trouxe contribuições/melhorias importantes ao processo de aprendizagem do estudante, além do desenvolvimento de habilidades e uma mudança na postura do mesmo. Também foram identificas lacunas quanto à compreensão, verificando-se que o entendimento acerca da Extensão ainda é, por vezes, relacionado a ações de cunho assistencialista, além de ser vinculada somente à formação, voltada ao mercado de trabalho, o que está em desacordo com as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Diante das lacunas encontradas, desenvolveu-se o produto educacional, no formato de cartilha, em que foram reunidos materiais teóricos, ilustrativos e vídeos, visando fornecer aos leitores conteúdos de fácil leitura e atrativo, como ferramenta de (in)formação para os estudantes. Os participantes da pesquisa tiveram contato com a cartilha a fim de promover seu alinhamento conceitual e ainda avaliar a forma como as informações foram disponibilizadas. A avaliação demonstrou que houve mudanças de percepção da Extensão e das bases conceituais em EPT. Além disso, houve aprovação do material elaborado e oferecido, que, por ser uma cartilha on-line, proporciona flexibilidade e maior abrangência de acesso. Palavras-chave: Extensão. Educação Profissional e Tecnológica. Formação.
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    Pedagogia do Movimento Agroecológico: fundamentos teórico-metodológicos
    (Universidade Federal Fluminense, 2020) Silva, Marcio Gomes da; Tiriba, Lia; http://lattes.cnpq.br/2052922725043575
    O objetivo desta tese é analisar os fundamentos teórico-metodológicos da Pedagogia do Movimento Agroecológico, tendo em conta as contradições capital/trabalho e as mediações entre trabalho e educação nas experiências educativas desenvolvidas na Zona da Mata de Minas Gerais. O materialismo histórico e suas categorias foram empregados como referenciais de análise. Os procedimentos de pesquisa foram organizados em entrevistas, análise documental, pesquisa bibliográfica e participação em eventos de agroecologia. Partiu- se do pressuposto de que essas experiências vêm conformando e, ao mesmo tempo, constituindo o que se denomina Pedagogia do Movimento Agroecológico. Defendeu-se a tese de que, historicamente vinculadas à Educação Popular, essas experiências educativas calcadas nas concepções freirianas de Educação e de mundo, e desenvolvidas na Zona da Mata mineira foram, ao longo do tempo, criando laços com a agroecologia e incorporando concepções e práticas político-pedagógicas da Educação do Campo, a qual tem no materialismo histórico dialético seu referencial teórico-metodológico. A Pedagogia do Movimento Agroecológico, portanto, se constitui e se tece na confluência entre os saberes do trabalho camponês, Educação Popular e Educação do Campo. Seus fundamentos possuem matrizes ético- políticas e técnico-produtivas e reúnem um conjunto de princípios pedagógicos que orientam as experiências educativas, e com elas os conteúdos programáticos, os objetos do fazer, do saber e do ensinar agroecologia, tais como: a) o princípio educativo do trabalho camponês, considerado em sua dimensão histórico-ontológica; b) o enfoque de gênero e do feminismo na estruturação da formação em agroecologia; c) a pesquisa participante como dimensão educativa – elaboração de metodologias para que haja interação entre saberes do trabalho camponês e conhecimento científico; d) eventos e encontros de formação política e cultural – que permitem compreender mediações e contradições na promoção da agroecologia nos territórios. A produção do conhecimento, na experiência do Movimento Agroecológico na Zona da Mata, vai constituindo e fundamentando a sua Pedagogia, que passa a ganhar sentido na unidade dialética entre ciência, prática e movimento. Dessa forma, se configura, a partir de uma ciência produzida em interação com os saberes do trabalho camponês, fundamentada nas relações sociais de produção da agricultura camponesa e nos processos ecológicos presentes nessas relações. Um movimento social que reúne na agroecologia o conteúdo programático da sua educação, cuja intencionalidade é promover novas relações socioecológicas. E uma prática social, que parte de estratégias camponesas de produção da existência mediadas pelo trabalho camponês, na qual o trabalho se manifesta enquanto um princípio educativo e, ao mesmo tempo, um princípio pedagógico que orienta e estrutura o cotidiano da formação de trabalhadores/as do campo em agroecologia, numa perspectiva também de formação política no contexto da luta de classes. Palavras-chave: Trabalho Camponês, Agroecologia, Educação do Campo, Educação Popular.
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    Por entre os ‘eus’ e os ‘nós’ - experienciados sob o prisma da matemática - tecidos em narrativas
    (Universidade Federal de São Carlos, 2019-12-19) Evangelista, Maria Tereza Fernandino; Passos, Cármen Lúcia Brancaglion; http://lattes.cnpq.br/9507227476816978
    Este um é estudo narrativo que protagonizo junto a três ex-alunos do Colégio de Aplicação onde atuo como professora de Matemática. Trata-se de um texto que toma forma a partir da perspectiva da Pesquisa Narrativa (CLANDININ & CONNELLY) e, por assim o ser, é uma investigação que elege a experiência para estudo, em particular, as experiências dos referidos jovens com a Matemática no decurso da formação escolar de cada um, bem como as minhas, enquanto professora e pesquisadora que experiencia o próprio ato de pesquisar. O foco é conhecer e compreender, narrativamente, as trajetórias dessas experiências e, assim, aprofundar os modos de, a elas, atribuir sentido. Para a construção dos textos, optamos por solicitar a escrita de narrativas autobiográficas e realizar entrevistas narrativas individuais. Portanto, compartilhamos belas e instigantes histórias que, além de confirmarem o grande potencial formativo das narrativas no contexto educacional, alinharam-se quanto à(s)/ao: supervalorização da disciplina ‘Matemática’; censura ao instrumento avaliativo ‘prova’; importância da figura docente na aprendizagem; anseio de que a aprendizagem Matemática seja para todos; percepção de que o processo educativo da Matemática tem relação com sentimentos negativos; importância da dimensão afetiva no processo de ensinar e aprender Matemática, dentre outros aspectos. Mas, para muito além de quaisquer entrecortes nas narrativas desses jovens, importa ressaltar que, a partir do acúmulo de suas singulares experiências, cada história é especialmente valiosa quando a elas nos atentamos e aprofundamos em seus sinais e enlaces, não apenas nos ares escolares da Matemática, mas em tantas outras dimensões que tocam a vida humana. Em postura de compreensão narrativa das narrativas, junto aos jovens, este texto foi composto permeado pelas experiências narradas e pelas que tive ao longo do processo de pesquisar, aprofundar e redigir, ora como professora de Matemática, ora como pesquisadora, sempre em posição de inacabamento, em busca de melhores tons. Também fazem parte dessa composição: autores renomados que subsidiam essa empreitada narrativa; personagens coadjuvantes que participam de modo cotidiano, ordinário e essencial das histórias narradas; poetas, músicos, escritores, bem como os próprios leitores que se permitirem afetar e transformar pelas histórias. Por fim, o nosso estudo sinaliza que: as narrativas de estudantes, acerca de suas experiências com o processo de ensino, aprendizagem e avaliação da Matemática, são potencialmente formativas pois, revelam marcas sobre esse processo, sinalizam para o redirecionamento de práticas pedagógicas, problematizam estratégias de ensino e de avaliação, provocam reflexões e questionamentos sobre os sentidos e significados da Matemática ensinada nas escolas, apontam para a necessidade de reestruturação dos cursos de formação de professores de Matemática e pontuam que, para além da dimensão cognitiva, o processo educativo só se efetiva se alinhado às necessidades afetivas e formativas dos jovens. Por fim, ao lidar com a permanente descoberta e constituição da pessoa/pesquisadora narrativa que venho sendo, vivenciei o desafio e a ousadia de me expor por essas linhas, tendo por motivação primeira as minhas experiências enquanto professora de Matemática de jovens, cujas vozes ganharam status de permanente eco em mim. PALAVRAS CHAVE: Pesquisa Narrativa; Experiência; Educação Matemática.