Teses e Dissertações - Externas

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    Propensão à síndrome de Burnout: avaliando fisioterapeutas que atuam em uma unidade de terapia intensiva localizada na região metropolitana de Belo Horizonte
    (Centro Universitário Unihorizontes, 2018-08-14) Souza, Maria Célia do Nascimento Oliveira de; Honório, Luiz Carlos; http://lattes.cnpq.br/2954696895572287
    O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a propensão à síndrome de Burnout sob a percepção dos fisioterapeutas intensivistas que desenvolvem suas atividades em um hospital público na região metropolitana de Belo Horizonte. Esta pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa, em que foi utilizado o estudo de caso como método. O instrumento empregado foi a entrevista estruturada adaptada para este estudo, tomando como base a teoria da psicodinâmica do trabalho na perspectiva dejouriana e a abordagem psicossocial desenvolvida por Maslach e colaboradores para a síndrome de Burnout. No tratamento dos dados foi realizada a análise de conteúdo, sendo consideradas sete categorias definidas a priori dentro do contexto do trabalho (organização do trabalho, condições do trabalho, relações socioprofissionais) e na síndrome de Burnout (exaustão emocional, despersonalização, baixa realização profissional e estratégias de regulação). A pesquisa envolveu 10 profissionais de fisioterapia. Os depoimentos foram gravados e posteriormente transcritos, a fim de realizar a análise de conteúdo. A partir dos depoimentos emergiram múltiplas subcategorias. No contexto do trabalho, os resultados apontaram que os fisioterapeutas o consideram desgastante, de ritmo instável, havendo necessidade de replanejamento constante por plantão, obedecendo à demanda do paciente. O trabalho exige especialização e experiência, no entanto frequentemente os fisioterapeutas se deparam com profissionais inabilitados para realizá-lo. As condições laborais foram consideradas precárias e típicas do contexto da saúde pública brasileira. Quanto à síndrome de Burnout na primeira dimensão – exaustão emocional –, observou-se grande comprometimento físico, mental e emocional do trabalhador. Na segunda dimensão – a despersonalização –, ficou evidenciado o desejo dos profissionais de não se envolverem com os problemas do trabalho, criando um distanciamento como forma de se manterem equilibrados para o serviço e para a vida privada. Na terceira dimensão – a baixa realização pessoal –, ficou compreendido que os entrevistados se sentiam, em sua maioria, reconhecidos pela equipe, mas percebiam a profissão como subvalorizada e sem perspectiva de melhoria. Consideraram-se como maiores motivadores para continuarem na profissão o cuidado e a reabilitação do paciente, bem como o suprimento de suas necessidades pessoais. Os fisioterapeutas utilizam mecanismos de regulação individuais e coletivos para enfrentar o desgaste no trabalho, sendo os mais apontados na pesquisa a racionalização, o apoio social, o fortalecimento espiritual, o entretenimento e o lazer. Palavras-chave: Síndrome de Burnout. Unidade de Terapia Intensiva. Fisioterapeutas.
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    Reciclando a crítica nos estudos organizacionais: as tecnologias de gestão colaborativa no contexto da Associação Astriflores
    (Universidade Federal de Minas Gerais, 2016-11-25) Souza, Mariana Mayumi Pereira de; Paula, Ana Paula Paes de; http://lattes.cnpq.br/1084964824221616
    A pesquisa desenvolvida nesta tese teve por objetivo geral explicitar como a aplicação das metodologias colaborativas por meio da pesquisa-ação pode gerar conhecimentos integrativos e críticos para a área dos estudos organizacionais e, ao mesmo tempo, contribuir para uma gestão mais equitativa e colaborativa na Associação de Catadores e Triadores de Materiais Recicláveis de Florestal/MG (ASTRIFLORES). Para alcançar tal objetivo, tomou-se como base o Círculo das Matrizes Epistemológicas (CME), de Paula (2012; 2015), bem como os interesses orientadores do conhecimento de Habermas ([1968] 2009a). Assim, propõe-se a reconciliação crítica nos estudos organizacionais, um caminho em espiral que transita por conhecimentos críticos, técnicos e hermenêuticos. O ponto de partida deste caminho é o pensamento crítico frankfurtiano sobre a tecnologia de Marcuse (1979) e Feenberg (1999, 2002, 2010a). Em seguida, foram apresentadas três tecnologias de gestão colaborativa consideradas com potencial para a realização prática dos propósitos críticos e transformadores teoricamente defendidos nesta tese: a Teoria U (SCHARMER, 2010), o Dragon Dreaming (CROFT, 2009) e a Sociocracia (BUCK; VILLINES, 2007). Estas tecnologias foram aplicadas no contexto da Astriflores, com base nos pressupostos metodológicos da pesquisaação (THIOLLENT, 1986; 2009; e outros). Os resultados e desdobramentos das ações coletivamente empreendidas foram analisados a partir de perspectivas gradualmente mais amplas e complexas. Primeiramente, apresenta-se o olhar empírico-analítico. Com foco na mensuração e no monitoramento objetivo das ações e metas propostas, o projeto realizado pode ser considerado um relativo sucesso. Em contrapartida, adicionando o olhar psicanalítico às relações grupais e transferenciais (FREUD, [1921] 1969a; BION, 1970; PICHONRIVIÈRE, 2005, e outros), a relatividade do sucesso é analisada em seus pormenores, revelando suas complexidades. Finalmente, a partir do retorno ao olhar crítico, os pormenores observados no contexto da Astriflores são situados com relação às estruturas latentes do real, evidenciando os potenciais críticos e transformadores das tecnologias de gestão colaborativa. Para concluir, os aspectos críticos e integrativos do conhecimento aqui gerado são explicitados nas considerações finais. Palavras-chave: Gestão colaborativa. Teoria crítica da tecnologia. Círculo das matrizes epistemológicas. Pesquisa-ação. Racionalização subversiva.
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    Estresse e comprometimento ocupacional: estudo com docentes que atuam em instituições públicas e privadas de ensino médio no interior do Estado de Minas Gerais
    (Centro Universitário Unihorizontes, 2020-12-21) Moreira, Cláudia Kümmel; Honório, Luiz Carlos; http://lattes.cnpq.br/8099319577946346
    Os objetivos deste estudo são descrever, analisar e comparar elementos do trabalho de professores que lecionam em instituições públicas e privadas de ensino médio, de Viçosa – Minas Gerais, no tocante ao estresse ocupacional. O estudo utilizou o Modelo, de Cooper, Sloan e Williams e suas implicações no comprometimento e o Modelo Tridimensional, de Meyer e Allen. Consiste em identificar os fatores potenciais de estresse, os sintomas físicos e mentais, as estratégias utilizadas no combate à pressão no trabalho e os tipos de comprometimento organizacional e correlacionar dados demográficos e ocupacionais com os elementos de estresse e comprometimento organizacional, por suas respectivas variáveis, em relação aos docentes das instituições. O estudo adotou abordagem quantitativa de caráter descritiva e explicativa. O método utilizado foi através do levantamento quantitativo de campo tipo survey. A coleta de dados ocorreu através de envio do questionário para e-mails dos docentes, em virtude da pandemia de COVID-19, pois as aulas presenciais estavam suspensas, em virtude do isolamento social imposto. Houve retorno de 151 questionários de docentes de escolas públicas e 84 das privadas. A análise de dados foi realizada com base no Programa PASW 20 (Predictive Analytics Software), no programa SmartPLS, além do Microsoft Excel. Foram utilizadas as técnicas estatísticas univariada, bivariada e multivariada. Os resultados demonstraram que os docentes vivenciam nível de estresse moderado, mostrando significância em todos os seis fatores estressores causadores de fontes de pressão no trabalho. Sintomas físicos e mentais exercem pressão moderada, sendo os sintomas mentais mais significativos que os físicos. Em relação às variáveis dos sintomas mentais, as que mais se manifestaram foram a ansiedade, o nervosismo acentuado e a angústia; quanto aos sintomas físicos, as dores musculares no pescoço e nos ombros, fadiga e comer mais que o usual. As estratégias de combate ao estresse ocupacional foram o planejamento das atividades, conversas com os amigos e gozo de férias regulares. Em relação ao comprometimento organizacional, os resultados demonstraram vínculo moderado, porém com escores significativos, sendo o vínculo afetivo maior que o normativo, e este maior que o instrumental. Ao comparar estresse ocupacional e comprometimento organizacional, quanto aos seis fatores de pressão no trabalho, somente foi significativo o desenvolvimento na carreira para os docentes da rede pública de ensino. Os sintomas físicos e mentais e as estratégias de combate ao estresse ocupacional não apresentaram diferença significativa entre os docentes que trabalham na instituição pública ou privada. Quanto à comparação dos fatores de comprometimento organizacional (afetivo, normativo e instrumental) dos docentes, houve diferença significativa em relação ao enfoque normativo, com escore superior para os docentes de escola privada. Por meio da análise multivariada foi possível concluir que houve aderência do modelo relativo às escolas privadas, ou seja, o estresse ocupacional está relacionado, significativamente, de modo negativo ao comprometimento organizacional, significando que quanto menor o estresse do docente, maior tenderá ser o seu comprometimento com as escolas em que atuam. Palavras-chave: Estresse Ocupacional. Comprometimento Organizacional. Professores do Ensino Médio. Instituição Pública do Ensino Médio. Instituição Privada do Ensino Médio.
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    Sustentabilidade municipal: uma análise da alocação dos recursos públicos do município de Porto Firme - MG, nas dimensões do Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS)
    (Centro Universitário Unihorizontes, 2020-11-19) Silva, Júlio César Paes; Cunha, Gustavo Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/6434970176348723
    O surto emancipacionista pelo qual passou o Brasil ao longo do século XX, notadamente na segunda metade, trouxe discussões sobre ser ou não sustentável a criação de pequenos municípios. Numa visão econômica, para os desfavoráveis, a emancipação gera municípios insustentáveis, gerando tão somente aumento das despesas com as administrações públicas municipais nos poderes executivo e legislativo. Para os favoráveis é uma forma, uma oportunidade de atender as reinvindicações dos distritos muitas vezes abandonados pela sede. As vantagens e desvantagens podem estar expressas em indicadores socioeconômicos e demográficos. O presente estudo teve por objetivo analisar e descrever a configuração da sustentabilidade do município de Porto Firme – MG, com base na alocação dos recursos públicos nas dimensões do Índice Mineiro de Responsabilidade social – IMRS, considerando as perspectivas social, ambiental e econômico-financeira. Na pesquisa quantitativa, utilizou-se como fontes secundárias os dados coletados na Prefeitura Municipal de Porto Firme – MG, bem como a base de dados do IMRS da Fundação João Pinheiro (FJP) e as bases do Tribunal de Contas de Estado de MG (TCE-MG) e do Atlas de Desenvolvimento Humano. Na pesquisa qualitativa, como fontes primárias, foram realizadas entrevistas estruturadas com os gestores municipais em suas respectivas áreas de atuação. Para diagnosticar a situação da sustentabilidade do município realizou-se a correlação entre as rubricas da estrutura orçamentária do município, as dimensões do IMRS e as perspectivas de sustentabilidade na trilogia social, ambiental e econômico-financeira (Triple Bottom Line -Tripé da Sustentabilidade). Os recursos metodológicos utilizados foram a Análise Comparativa de Dados, mais conhecida como Qualitative Comparative Analysis (QCA) e a Análise de Conteúdo. Procedeu-se assim a verificação e descrição das alocações dos recursos públicos nas dimensões do IMRS por biênio e um triênio, no período de 2007 a 2019, nas três perspectivas, assim como a identificação dos pontos fortes e fracos da gestão municipal. Foi traçado um panorama da arrecadação e aplicação dos recursos no período, bem como foi apresentado um comparativo entre três indicadores sociais (IMRS, IEGM, IDHM) de Porto Firme com cinco cidades limítrofes. Por fim, analisando o conteúdo das entrevistas realizadas com os gestores municipais, foi possível chegar ao resultado. Observou-se que a situação da arrecadação municipal demonstrou grande dependência da transferência de recursos da União e do Estado, sendo que esta é a realidade enfrentada pela maioria dos pequenos municípios no país, assim como a necessidade de intensificar a atenção voltada para previsão e planejamento, visando aperfeiçoar as alocações de recursos no caminho do desenvolvimento sustentável.
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    Avaliação de políticas públicas: Um estudo sobre a efetividade do projeto DescarTI no âmbito da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
    (Centro Universitário Unihorizontes, 2018-08-08) Duque, Fabiano Galego; Muniz, Reynaldo Maia
    Esta pesquisa tem como objetivo verificar, sob a perspectiva da efetividade, a presença dos aspectos ambiental, social e cultural/comportamental no projeto DescarTI, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), em consonância com os princípios expressos na Política Nacional de Resíduos Sólidos. O projeto DescarTI visa ao descarte dos equipamentos de tecnologia da informação e comunicação obsoletos, avariados ou inutilizados pertencentes ao patrimônio dos órgãos vinculados à Secretaria, de maneira legal e consciente . É notória a importância do descarte dos resíduos eletroeletrônicos, visto que a sua destinação incorreta gera prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública. A avaliação de programas e projetos públicos é um instrumento de suma importância para a Administração, pois permite subsidiar seus gestores com informações adequadas para a tomada de decisão. Esta pesquisa tem caráter descritivo, com abordagem qualitativa, e o método utilizado foi o estudo de caso. A coleta de dados foi desenvolvida a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com agentes da Comissão Especial de Alienação (CEA) de três escolas estaduais, uma Superintendência Regional de Ensino e uma Diretoria vinculada à SEE-MG. Os resultados do estudo demonstraram que no projeto DescarTI não estão presentes os aspectos ambiental e social, porém, quanto ao aspecto cultural/comportamental (práticas e procedimentos), esse projeto apresenta-se de acordo com a perspectiva da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Palavras-chave: Eletroeletrônicos. Avaliação. Políticas Públicas. Efetividade. Resíduos
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    Aposentadoria. E agora? Significados, expectativas e dificuldades no processo de aposentadoria de servidores federais
    (Centro Universitário Unihorizontes, 2018-12-13) Zeferino, Arlindo Aparecido dos Reis; Cunha, Gustavo Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/3904468577301056
    Neste estudo, buscou-se analisar aspectos subjetivos, como sentido e significado do trabalho, além de seus vínculos afetivos e imaginários que implicam questão social que envolve benefícios materiais e a construção da identidade, assim como o significado da aposentadoria. Nesse sentido, este estudo objetivou pesquisar o que influencia o contexto de trabalho de técnico-administrativos que atuam na Universidade Federal de Viçosa — servidores esses estáveis e que já preencheram Os requisitos para se aposentarem — a permanecerem em suas atividades laborais. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas não estruturadas com 20 técnicos administrativos, sendo quatro de cada nível (A, B, C, D e E), dois do gênero masculino e dois do feminino. Pelos depoimentos dos entrevistados, procurou-se descrever e analisar os fatores que influenciam a sua permanência no trabalho, Os principais resultados evidenciados foram: a aposentadoria no sentido positivo, que é um prêmio ao trabalhador, seu direito, algo de bom, descanso merecido e que vai acontecer naturalmente; no sentido negativo, como acomodação, ' inutilidade, ociosidade e envelhecimento. Alguns concebem o trabalho como fonte de saúde, qualidade de vida e prazer, cujo rompimento eleva o critério da inutilidade. Quando questionados por que ainda não se aposentaram, as respostas foram relacionadas à disposição para trabalhar, ao sentimento que ainda podem continuar contribuindo, à interação social. Também, argumentaram postergar a aposentadoria por questões financeiras. Assim, conclui-se que o servidor não está preparado para se aposentar e possui forte vínculo institucional.
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    Prazer e sofrimento no trabalho: estudo sobre a percepção dos terceirizados que atuam em uma instituição federal de ensino superior
    (Centro Universitário Unihorizontes, 2019-02-12) Silva, Josane Sodré Cupertino; Garcia, Fernando Coutinho; http://lattes.cnpq.br/0640079958335733
    No Brasil a terceirização, que surgiu no meio empresarial, está sendo amplamente adotada pela administração pública como forma de reduzir custos e de aumentar a eficiência da máquina pública. A terceirização enquanto prática de gestão é uma forma de flexibilização da contratação de mão de obra com forte tendência à precarização das condições de trabalho que expande por vários setores da economia. Esta dissertação teve por objetivo descrever e analisar a percepção de vivências de prazer e sofrimento no trabalho de terceirizados que atuam em uma Instituição de Ensino Superior no Estado de Minas Gerais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de 10 entrevistas estruturadas com trabalhadores terceirizados da referida instituição e examinados por meio da análise de conteúdo. Os principais resultados revelaram que, no que tange ao contexto do trabalho, a organização deste é caracterizada por ritmo intenso de serviço, tempo adequado no desempenho das atividades e fiscalização moderada. O ambiente físico e os equipamentos são adequados, os trabalhadores se sentem seguros no trabalho e as relações socioprofissionais poderiam ser aperfeiçoadas. Os custos físicos foram considerados intensos, e não se observaram custos afetivos. Quanto ao sentido do trabalho, as vivências de prazer se manifestaram pela satisfação e motivação no serviço, pelo sentimento de orgulho, utilidade e reconhecimento. Já as vivências de sofrimento são experimentadas pela insegurança, discriminação e injustiça no trabalho. As estratégias utilizadas para lidar com o sofrimento são de caráter individual, compreendidas pelo autocontrole, pela prática de exercícios físicos e pelo relaxamento, bem como pelo voltar-se para a família. No que tange aos danos causados pelo trabalho, os entrevistados desenvolveram lesões na coluna, hipertensão e problema no manuseio de produtos químicos. Em se tratando de danos psicossociais, esses trabalhadores não apresentaram conflitos nas relações familiares e sociais, como também não possuem o desejo de abandonar o serviço.
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    Barreiras das micro e pequenas empresas na participação dos processos licitatórios: um estudo das licitações na Universidade Federal de Viçosa-MG
    (Centro Universitário Unihorizontes, 2018-10-09) Marinho, Fernando Henrique; Munyz, Reynaldo Maya; http://lattes.cnpq.br/0210954774162868
    Este estudo objetivou descrever e analisar as principais barreiras enfrentadas pelas Micro e Pequenas Empresas (MPE) para participarem de licitações, na modalidade pregão eletrônico, realizadas pela Universidade Federal de Viçosa. Foram pesquisadas empresas que participam e outras que não participam de procedimentos licitatórios na cidade de Viçosa, MG. Trata-se de pesquisa descritiva e qualitativa, baseada em um estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com representantes de micro e pequenas empresas de Viçosa, escolhidas por acessibilidade. O tratamento dos dados deu-se pela análise de conteúdo, tendo sido definidas, a posteriori, três dimensões de estudo: a) Percepção dos representantes das MPE que participam de licitações públicas, na modalidade pregão eletrônico, sobre o processo licitatório; b) Desafios enfrentados pelas empresas vencedores de pregões eletrônicos; e c) Desafios enfrentados pelas empresas que não participam de pregões eletrônicos. Os principais resultados da pesquisa apontam que concorrer com preços competitivos é um dos principais desafios para a participação e êxito em um procedimento licitatório, sendo os custos operacionais das MPE um dos principais componentes do preço dos produtos. Verificou-se a existência acirrada de empresas que possuem lojas físicas constituídas e outras abertas exclusivamente para atender às necessidades dos órgãos públicos. Além disso, nas organizações públicas, a falta de especificações precisas dos produtos, principalmente no tocante às exigências de padrões ou parâmetros de qualidade, se apresenta como dificultador desse processo licitatório. Para as empresas que não participam de licitações públicas, a falta de foco no mercado das compras públicas e o desconhecimento da legislação e das regras de tratamento diferenciado para as MPE, além do preconceito das empresas de que o processo é burocrático, fato contestado por este estudo, são apontados como entraves para que essas MPE possam participar do processo de compras públicas.
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    Comprometimento organizacional: estudo com servidores técnico-administrativos de nível superior de uma Universidade Federal localizada no Estado de Minas Gerais
    (Centro Universitário Unihorizontes, 2018-08-09) Sobreira, Francisco Escolástico; Pereira, Luciano Zille; http://lattes.cnpq.br/8588699603049166
    Dentre os vínculos que permeiam a relação do indivíduo com a organização, o comprometimento organizacional constitui em um dos construtos investigados por pesquisadores e utilizados por gestores com a finalidade de conseguir engajamento das pessoas e de obter melhores resultados. O construto está relacionado a um tipo de vínculo, o qual influencia na decisão do indivíduo de permanecer ou não na organização e que na concepção de Meyer e Allen (1991) essa influência se dá em diferentes dimensões denominadas afetiva, instrumental e normativa. Este estudo teve por objetivo descrever e analisar o comprometimento organizacional na percepção dos servidores técnico-administrativos da categoria de nível superior que atuam em uma universidade federal localizada no estado de Minas Gerais. Caracteriza-se como do tipo descritivo, com abordagem quantitativa por meio de estudo de caso. A população do estudo foi composta por 323 servidores, sendo a amostra da investigação constituída por 196 participantes. Os dados foram coletados por meio de questionário aderente ao modelo de comprometimento organizacional, de Meyer e Allen (1991), validado no Brasil por Marques (2011), tendo apresentado níveis de confiabilidade superiores a 0,71. Os dados foram processados pelo software SPSS – Statistical Package for the Social Sciences, versão 22.0.0. O comprometimento organizacional foi analisado mediante um indicador ancorado na média das respostas para cada uma das dimensões analisadas e a avaliação dos construtos (comprometimento afetivo, comprometimento instrumental e comprometimento normativo) se deu com base na média e no desvio-padrão. Como resultado, constatou-se alto grau de comprometimento organizacional (M = 4,03), com predominância para a base afetiva (M = 4,67), seguida da normativa (M = 3,96) e, por fim, da instrumental (M = 3,55). Outros achados da pesquisa foram maior vínculo afetivo com a instituição para aqueles servidores com mais de 50 anos de idade do que com os mais jovens e para aqueles com 11 anos ou mais de serviço do que para aqueles que trabalham na instituição há menos tempo; e maior comprometimento global para os que já atingiram 11 anos ou mais de trabalho na instituição do que aqueles que nela trabalham há menos tempo. Palavras-chave: Comprometimento organizacional. Serviço público. Universidade Federal. Servidores técnico-administrativos.
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    Inclusão social e desempenho dos alunos cotistas no ensino superior na Universidade Federal de Viçosa
    (Centro Universitário Unihorizontes, 2018-10-10) Carvalho, Rejane Maria Andrade; Garcia, Fernando Coutinho; http://lattes.cnpq.br/4196639676376085
    Este estudo busca contribuir para o debate sobre o desempenho acadêmico de alunos cotistas e não cotistas na percepção dos egressos no curso de Direito da turma de 2014 e no de Medicina da turma de 2013 da Universidade Federal de Viçosa. A literatura tenta justificar as ações afirmativas como uma forma de reduzir as desigualdades do passado por meio da promoção de justiça social. Tal discussão acerca desse tema nos cursos supracitados apresenta um aspecto social relevante no âmbito das Ações Afirmativas de Políticas de Cotas, visto que o sistema atual de cotas inclui questões étnicas, alunos que estudaram em escola pública e, ou, alunos de baixa renda familiar. Com o aumento, nas últimas décadas, de políticas que beneficiam grupos historicamente marginalizados e com grande vulnerabilidade socioeconômica, um dos principais argumentos na esfera pública é o de que a formação no ensino superior permite, a longo prazo, a redução das desigualdades sociais. Desse modo, o presente trabalho buscou demonstrar, com base na Lei de Cotas, a atual conjuntura da Universidade Federal de Viçosa, tendo como foco principal a percepção sobre o desempenho de alunos, por meio de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa utilizando o método de coleta de dados por meio da história de vida. Buscou-se, no decorrer das análises, comparar por meio dos relatos o desempenho e os níveis de rendimento acadêmico dos alunos cotistas e não cotistas, bem como identificar possíveis fatores que influenciem para um maior ou menor desempenho acadêmico. Como resultado, percebe-se que não há diferença expressiva de desempenho quando comparados os cotistas com os não cotistas. Dessa forma, pode-se concluir que o sistema de cotas em vigor não traz nenhum prejuízo e que o desempenho e o resultado estão atrelados ao esforço e empenho individual. Palavras-chave: Sistema de Cotas. Cotistas e Não Cotistas. Desempenho escolar. Inclusão social.