Teses e Dissertações - Externas

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    Por entre os ‘eus’ e os ‘nós’ - experienciados sob o prisma da matemática - tecidos em narrativas
    (Universidade Federal de São Carlos, 2019-12-19) Evangelista, Maria Tereza Fernandino; Passos, Cármen Lúcia Brancaglion; http://lattes.cnpq.br/9507227476816978
    Este um é estudo narrativo que protagonizo junto a três ex-alunos do Colégio de Aplicação onde atuo como professora de Matemática. Trata-se de um texto que toma forma a partir da perspectiva da Pesquisa Narrativa (CLANDININ & CONNELLY) e, por assim o ser, é uma investigação que elege a experiência para estudo, em particular, as experiências dos referidos jovens com a Matemática no decurso da formação escolar de cada um, bem como as minhas, enquanto professora e pesquisadora que experiencia o próprio ato de pesquisar. O foco é conhecer e compreender, narrativamente, as trajetórias dessas experiências e, assim, aprofundar os modos de, a elas, atribuir sentido. Para a construção dos textos, optamos por solicitar a escrita de narrativas autobiográficas e realizar entrevistas narrativas individuais. Portanto, compartilhamos belas e instigantes histórias que, além de confirmarem o grande potencial formativo das narrativas no contexto educacional, alinharam-se quanto à(s)/ao: supervalorização da disciplina ‘Matemática’; censura ao instrumento avaliativo ‘prova’; importância da figura docente na aprendizagem; anseio de que a aprendizagem Matemática seja para todos; percepção de que o processo educativo da Matemática tem relação com sentimentos negativos; importância da dimensão afetiva no processo de ensinar e aprender Matemática, dentre outros aspectos. Mas, para muito além de quaisquer entrecortes nas narrativas desses jovens, importa ressaltar que, a partir do acúmulo de suas singulares experiências, cada história é especialmente valiosa quando a elas nos atentamos e aprofundamos em seus sinais e enlaces, não apenas nos ares escolares da Matemática, mas em tantas outras dimensões que tocam a vida humana. Em postura de compreensão narrativa das narrativas, junto aos jovens, este texto foi composto permeado pelas experiências narradas e pelas que tive ao longo do processo de pesquisar, aprofundar e redigir, ora como professora de Matemática, ora como pesquisadora, sempre em posição de inacabamento, em busca de melhores tons. Também fazem parte dessa composição: autores renomados que subsidiam essa empreitada narrativa; personagens coadjuvantes que participam de modo cotidiano, ordinário e essencial das histórias narradas; poetas, músicos, escritores, bem como os próprios leitores que se permitirem afetar e transformar pelas histórias. Por fim, o nosso estudo sinaliza que: as narrativas de estudantes, acerca de suas experiências com o processo de ensino, aprendizagem e avaliação da Matemática, são potencialmente formativas pois, revelam marcas sobre esse processo, sinalizam para o redirecionamento de práticas pedagógicas, problematizam estratégias de ensino e de avaliação, provocam reflexões e questionamentos sobre os sentidos e significados da Matemática ensinada nas escolas, apontam para a necessidade de reestruturação dos cursos de formação de professores de Matemática e pontuam que, para além da dimensão cognitiva, o processo educativo só se efetiva se alinhado às necessidades afetivas e formativas dos jovens. Por fim, ao lidar com a permanente descoberta e constituição da pessoa/pesquisadora narrativa que venho sendo, vivenciei o desafio e a ousadia de me expor por essas linhas, tendo por motivação primeira as minhas experiências enquanto professora de Matemática de jovens, cujas vozes ganharam status de permanente eco em mim. PALAVRAS CHAVE: Pesquisa Narrativa; Experiência; Educação Matemática.