2023-02-27

O conhecimento acerca da fase larval dos anfíbios ainda é limitado. Historicamente, há uma discrepância entre o número de descrições e estudos envolvendo anuros adultos quando comparado com aqueles relacionados aos girinos. Parte dessa desproporção pode ser explicada pela dificuldade de identificação das espécies durante a fase larval, já que muitas vezes girinos de espécies diferentes podem ser bastante parecidos. Existem combinações de características que, quando bem observadas, são ferramentas úteis para distingui-los, mas para que isto ocorra é necessário o acesso a descrições confiáveis. Evidencia-se assim a importância do desenvolvimento de estudos que contribuam para o reconhecimento das espécies e, consequentemente, possibilitem o crescimento do conhecimento envolvendo a fase larval dos anuros. Visto isto, no presente trabalho, são expostos novos dados sobre girinos da Zona da Mata de Minas Gerais, sudeste do Brasil. Apresentamos três artigos contendo a descrição larval das espécies: Thoropa bryomantis, Physalaemus feioi e Leptodactylus barrioi. A primeira espécie, T. bryomantis, se encontra distribuída através da região norte da Serra da Mantiqueira no domínio da Mata Atlântica, região sudeste do Brasil; anteriormente identificada como T. lutzi foi recentemente descrita com base em caracteres acústicos e morfológicos. A segunda espécie, P. feioi, com localidade-tipo “Mata da Biologia” no município de Viçosa, Minas Gerais, e com distribuição na Serra da Mantiqueira, era anteriormente associada à espécie P. olfersii. A última espécie, L. barrioi, foi coletada no município de Cataguases, cerca de 80km de sua localidade-tipo em Duas Barras, Rio de Janeiro; essa espécie pertence ao grupo de espécies L. fuscus, complexo L. mystaceus, foi descrita após uma revisão do complexo, porém o estudo não envolveu a fase larval. Para ambas descrições foram analisados caracteres morfológicos, morfométricos e coloração, e para T. bryomantis caracterizamos também a morfologia oral interna. Palavras-chave: Larvas. Morfologia. Descrições.
Knowledge about the larval stage of amphibians is still limited. Historically, there is a discrepancy between the number of descriptions and studies involving adult anurans when compared to those related to tadpoles. Part of this disproportion can be explained by the difficulty in identifying the species during the larval stage, since tadpoles of different species can often look very similar. There are combinations of characteristics that, when well observed, are useful tools to distinguish them, but for this to happen, access to reliable descriptions is necessary. This highlights the importance of developing studies that contribute to the recognition of species and, consequently, enable the growth of knowledge involving the larval stage of anurans. Given this, in the present work, new data on tadpoles from the Zona da Mata of Minas Gerais, southeastern Brazil, are presented. We present three articles containing the larval description of the species: Thoropa bryomantis, Physalaemus feioi and Leptodactylus barrioi. The first species, T. bryomantis, is distributed across the northern region of the Serra da Mantiqueira in the Atlantic Forest domain, southeastern Brazil; previously identified as T. lutzi was recently described based on acoustic and morphological characters. The second species, P. feioi, with type locality “Mata da Biologia” in the municipality of Viçosa, Minas Gerais, and with distribution in Serra da Mantiqueira, was previously associated with the species P. olfersii. The last species, L. barrioi, was collected in the municipality of Cataguases, about 80km from its type locality in Duas Barras, Rio de Janeiro; this species belongs to the L. fuscus species group, L. mystaceus complex, it was described after a review of the complex, but the study did not involve the larval phase. For both descriptions, morphological and morphometric characters and coloration were analyzed, and for T. bryomantis we also characterized the internal oral morphology. Keywords: Larval. Morphology. Description.

Girino - Zona da Mata (MG : Mesorregião) - Morfologia

FRAGA, Letícia Soares. Preenchendo lacunas sobre girinos (Amphibia: Anura) da Zona da Mata de Minas Gerais. 2023. 31 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.