2019-07-30

Nematoides parasitas gastrintestinais são responsáveis por perdas significativas nos processos produtivos de ruminantes, principalmente em sistemas extensivos de produção de bovinos. A resistência dos helmintos a anti-helmínticos tem se tornado frequente e o controle biológico pela utilização de fungos nematófagos é uma promissora alternativa na profilaxia das helmintoses gastrintestinais de bovinos. Fungos nematófagos ovicidas e predadores possuem mecanismos de ação distintos, assim, quando utilizados em combinação, podem apresentar ação complementar e sinérgica no controle biológico de helmintos. Os objetivos do presente trabalho foram: avaliar os fungos Arthrobotrys cladodes (isolado CG719), Duddingtonia flagrans (isolado AC001) e Pochonia chlamydosporia (isolado VC4) em diversas condições de temperatura, quanto ao crescimento micelial, à produção de clamidósporos e à atividade nematicida sobre larvas infectantes (L3) de helmintos parasitas de bovinos; avaliar a compatibilidade de crescimento conjunto entre o fungo predador A. cladodes e o fungo ovicida P. chlamydosporia; avaliar a viabilidade e a atividade nematicida de A. cladodes e de P chlamydosporia, isoladamente e associados em matriz de alginato de sódio, após passagem pelo trato gastrintestinal de bovinos; e avaliar a ação conjunta e isolada de A. cladodes e P chlamydosporia na redução da carga parasitária de bovinos criados em pastagens. A. cladodes, D. flagrans e P. chlamydosporia apresentaram níveis variados de crescimento micelial, atividade nematicida e produção de clamidósporos nas temperaturas de 15, 20, 25, 30 e 35 o C. Os testes de antagonismo em confrontação direta, de antibiose e do efeito de metabólitos voláteis entre P. chlamydosporia e A. cladodes indicaram a viabilidade de crescimento em conjunto destes fungos. As formulações peletizadas de alginato de sódio contendo P. chlamydosporia e A. cladodes resistiram à passagem pelo trato gastrintestinal de bovinos e os fungos mantiveram a viabilidade de crescimento e predação de helmintos. O uso combinado de A. cladodes e P. chlamydosporia mostrou-se eficaz no controle biológico de helmintos parasitas gastrintestinais de bovinos e apresentou maior atividade nematicida que os mesmos fungos utilizados isoladamente. A carga parasitária foi menor e o ganho de peso foi maior (p ≤ 0,05) nos grupos de bovinos tratados com fungos nematófagos. Portanto, a utilização de A. cladodes e P. chlamydosporia mostrou-se promissora no controle de helmintoses em bovinos criados em pastagens.Palavras-chave: Controle biológico. Helmintos. Bovinos. Arthrobotrys cladodes.Duddingtonia flagrans. Pochonia chlamydosporia.
Gastrointestinal parasitic nematodes are responsible for significant losses in ruminant production processes, especially in extensive cattle production systems. Helminth resistance to anthelmintics has become frequent and biological control by the use of nematophagous fungi is a promising alternative in the prophylaxis of bovine gastrointestinal helminthiasis. Ovicidal and predatory nematophagous fungi have distinct mechanisms of action, so when used in combination they may have complementary and synergistic action in the biological control of helminths. The objectives of the present work were: to evaluate the fungi Arthrobotrys cladodes (CG719 isolate), Duddingtonia flagrans (AC001 isolate) and Pochonia chlamydosporia (VC4 isolate) under different temperature conditions, for mycelial growth, chlamydospore production and nematicidal activity against bovine helminth infective larvae; to evaluate the compatibility of joint growth between the predatory fungus A. cladodes and the ovicidal fungus P. chlamydosporia; to evaluate the viability and nematicidal activity of A. cladodes and P. chlamydosporia, alone and associated in sodium alginate matrix, after passage through the gastrointestinal tract of cattle; and evaluate the joint and isolated action of A. cladodes and P. chlamydosporia in reducing the parasitic load of grazing cattle. A. cladodes, D. flagrans and P. chlamydosporia presented varying levels of mycelial growth, nematicidal activity and chlamydospore production at temperatures of 15, 20, 25, 30 and 35 o C. Tests of direct confrontation antagonism, antibiosis and the effect of volatile metabolites between P. chlamydosporia and A. cladodes indicated the viability of these fungi to grow together. Pelletized sodium alginate formulations containing P. chlamydosporia and A. cladodes resisted passage through the bovine gastrointestinal tract and the fungi maintained the viability of growth and predation of helminths. The combined use of A. cladodes and P. chlamydosporia was effective in the biological control of bovine gastrointestinal parasitic helminths and showed higher nematicidal activity than the same fungi used alone. The parasite load was lower and the weight gain was higher (p ≤ 0.05) in the groups of cattle treated with nematophagous fungi. Therefore, the use of A. cladodes and P. chlamydosporia was promising to control helminthiasis in grazing cattle. Keywords: Biological control. Helminths. Cattle. Arthrobotrys cladodes. Duddingtonia flagrans. Pochonia chlamydosporia.

Bovinos - Parasitos, Helminto - Controle biológico, Bovinos, Arthrobotrys cladodes, Duddingtonia flagrans, Pochonia chlamydosporia

VIEIRA, Ítalo Stoupa. Fungos nematófagos no controle biológico de nematoides parasitas gastrintestinais de bovinos. 2019. 82 f. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.