2022-12-16

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurocomportamental comum da infância, podendo afetar crianças e seu desempenho acadêmico, bem-estar e interações sociais. Suas características são impulsividade, hiperatividade, inquietude e falta de atenção inconsistente com o nível de desenvolvimento. Seu diagnóstico é clínico, e o tratamento tem como medicação de primeira escolha o metilfenidato (MDH) um estimulante do sistema nervoso central. O presente estudo tem o objetivo de avaliar a adesão ao tratamento farmacológico de crianças e adolescentes atendidas em ambulatório especializado, de psiquiatria pediátrica, no interior de Minas Gerais/Brasil. Trata-se de um estudo, conduzido na Unidade de Atendimento Especializado de Saúde da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa – MG/Brasil. Participaram do estudo 54 pacientes, com diagnóstico de TDAH, em uso de metilfenidato, com idade entre 06 e 14 anos incompletos, no período de outubro de 2020 a março de 2022. Os atendimentos foram individuais, durante consultas no ambulatório conduzidas por acadêmico de psicologia, medicina e residentes de medicina sobre a supervisão do professor/preceptor. Os dados coletados foram inseridos na plataformaRedCAp, e tabulados no Excel no Software Microsoft Excel 2016 e processados pelo software IBM SPSS 20, considerando um nível de significância de 5%. Após estratificar as variáveis foram apresentadas categorizadas com as respectivas distribuições de frequências absoluta e relativa para caracterização do perfil das crianças e adolescentes, seus cuidadores e família, bem como para perda amostral ao longo da pesquisa e método de avaliação da adesão.Para comparação das características sociodemográficas, econômicas e perfil dos cuidadores da amostra final do estudo e das perdas após 8 semanas foram utilizados os testes de Qui-quadrado de Pearson, para comparar prevalências entre variáveis categóricas com duas categorias cada e o teste Exato de Fisher, quando um dos grupos apresentou amostra inferior a cinco observações. Dos 54 participantes da pesquisa 55,6% eram do sexo masculino, 71,4% tinham entre 6 a 9 anos, sendo a maioria do município de Viçosa 81,5%, houve uma predominância de mães como cuidadora principal em 88,7%. O método MAT foi aplicado a 33 pacientes após 4 semanas com 96,96% de adesão e a 23 pacientes com 8 semanas apresentando 95,65% de adesão. A limitação do estudo foi o tamanho amostral que influenciou diretamente nas análises impossibilitando um resultado estatisticamente significativo acerca do tema. Palavras chaves: Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Adesão à Medicação. Criança. Metilfenidato.
Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a common childhood neurobehavioral disorder, which can affect children and their academic performance, well-being and social interactions. Its characteristics are impulsivity, hyperactivity, restlessness and inattention inconsistent with the level of development. Its diagnosis is clinical, and the first-choice treatment is methylphenidate (MDH), a central nervous system stimulant. The present study aims to evaluate the adherence to pharmacological treatment of children and adolescents treated at a specialized pediatric psychiatry outpatient clinic in the interior of Minas Gerais/Brazil. This is a study conducted at the Specialized Health Care Unit of the Federal University of Viçosa, Viçosa – MG/Brazil. The study included 54 patients diagnosed with ADHD, using methylphenidate, aged between 06 and 14 years old, from October 2020 to March 2022. The consultations were individual, during outpatient consultations conducted by a psychology student, medicine and medical residents under the supervision of the teacher/preceptor. The collected data were entered into the RedCAp platform, tabulated in Excel in Microsoft Excel 2016 software and processed by IBM SPSS 20 software, considering a significance level of 5%. After stratifying the variables, they were presented categorized with the respective distributions of absolute and relative frequencies to characterize the profile of children and adolescents, their caregivers and family, as well as for sample loss during the research and adherence assessment method. Sociodemographic, economic and profile of the caregivers of the final sample of the study and of the losses after 8 weeks, Pearson's Chi-square tests were used to compare prevalences between categorical variables with two categories each and Fisher's Exact test, when one of the groups presented a sample of less than five observations. Of the 54 research participants, 55.6% were male, 71.4% were between 6 and 9 years old, with the majority from the city of Viçosa 81.5%, there was a predominance of mothers as the main caregiver in 88.7%. The MAT method was applied to 33 patients after 4 weeks with 96.96% adherence and 23 patients after 8 weeks with 95.65% adherence. The limitation of the study was the sample size, which directly influenced the analyzes, preventing a statistically significant result on the subject. Keywords: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). Adherencia a la Medicación. Child. Methylphenidate.

Crianças hiperativas, Distúrbio do déficit de atenção com hiperatvidade - Tratamento, Medicamentos - Prescrição, Metilfenidato

OLIVEIRA, Arieta de Jesus Felisberto. Adesão ao tratamento medicamentoso entre crianças e adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em uma unidade de atendimento ambulatorial. 2022. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022