2015-07-08

O câncer é a segunda enfermidade com maior letalidade em todo o mundo. A descoberta de novas drogas anticâncer de origem vegetal tem incentivado a avaliação da atividade antiproliferativa de extratos vegetais. A Mata Atlântica possui cerca de 20.000 espécies vegetais, muitas delas ainda desconhecida pela ciência. O objetivo desta pesquisa foi construir uma coleção de extratos (BIOPROS Extracts Library) oriundos de árvores nativas do bioma Mata Atlântica e avaliar a atividade anticâncer in vitro destes extratos frente a 3 linhagens de células tumorais, MCF-7 (mama), B16-F10 (melanoma murino) e HepG2 (fígado) pelo ensaio do redução do MTT. Os extratos foram obtidos a partir do material vegetal pulverizada pelo processo de maceração com solvente orgânico e sequencialmente com solvente aquoso. Em seguida, os solventes foram removidos obtendo-se os extratos secos, que foram acondicionados em frascos de vidro devidamente identificados e armazenados à temperatura de -20 oC. No ensaio biológico, todos os extratos foram testados inicialmente na concentração de 100 μg/mL. Os extratos que inibiram o crescimento celular acima de 75% (GI 75 ) foram testados novamente em diferentes concentrações dentro da faixa (3,125 – 200 μg/mL) para calcular o IC 50 . A seletividade destes extratos foi avaliada em células da linhagem VERO. A BIOPROS Extracts Library tem 196 extratos de 49 espécies acessadas. Os extratos orgânicos de folhas (EOF) das espécies Casearia sylvestris Sw. e Aureliana velutina Sendtn. inibiram o crescimento celular da linhagem B16-F10 (IC 50 = 3,81 μg/mL e 6,22 μg/mL, respectivamente). Já o EOF de Acnistus arborescens (L.) Schltdl. mostrou atividade citotóxica contra HepG2 (IC 50 = 5,01 μg/mL). Esses extratos foram citotóxicos para as células VERO apenas em altas concentrações, sugerindo seletividade. Estes resultados sugerem que estas espécies podem ser fontes de substâncias com potente atividade antitumoral.
Cancer is the second disease to higher mortality worldwide. The discovery of new anticancer drugs of plant origin has encouraged the evaluation of the antiproliferative activity of plant extracts. The Atlantic Forest has about 20,000 plant species, many of them still unknown to science. The objective of this research was to build a collection of extracts (BIOPROS Extracts Library) come from native trees of the Atlantic Forest biome and evaluate the anticancer activity in vitro such forward extracts the 3 tumor cell lines, MCF-7 (breast), B16-F10 (murine melanoma) and HepG2 (liver) by MTT reduction assay. The extracts were obtained from the pulverized plant material by steeping process sequentially with organic solvent and aqueous solvent. Then, the solvents were removed obtaining the dry extracts, which were placed in labeled glass vials and stored at -20 °C. In biological assay, all extracts were tested initially at a concentration of 100 μg/mL. The extracts inhibited cell growth above 75% (GI 75 ) were retested at different concentrations within the range (3.125 - 200 μg/mL) to calculate the IC 50 . The selectivity of these extracts was evaluated in VERO cell line. The BIOPROS Extracts Library has 196 extracts of 49 species accessed. The leaves of organic extracts (EOF) of species Casearia sylvestris Sw. and Aureliana velutina Sendtn. inhibited cell growth in B16-F10 strain (IC 50 = 3.81 μg/mL and 6.22 μg/mL, respectively). But the EOF Acnistus arborescens (L.) Schltdl. showed cytotoxic activity against HepG2 (IC 50 = 5.01 μg/mL). These extracts were toxic to VERO cells only at high concentrations, suggesting selectivity. These results suggest that these species can be sources of substances with potent antitumor activity.

Plantas medicinais, Extratos vegetais, Tumores, Mata Atlântica

ALMEIDA, Alisson Andrade. Bioprospecção de produtos naturais antitumorais em coleção de extratos de espécies arbóreas da Mata Atlântica. 2015. 67 f. Dissertação (Mestrado em Bioquímica Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015.