Consumo de carotenoides e polifenóis em indivíduos com risco cardiometabólico

dc.contributor.authorAlmeida, Alinne Paula De
dc.contributor.authorRocha, Daniela Mayumi Usuda Prado
dc.contributor.authorFerreira, Lílian Mendonça
dc.contributor.authorNovaes, Juliana Farias De
dc.contributor.authorHermsdorff, Helen Hermana Miranda
dc.date.accessioned2019-02-06T19:34:10Z
dc.date.available2019-02-06T19:34:10Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractOs compostos bioativos possuem um importante papel antioxidante e proporcionam um tratamento adjuvante no combate às Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Determinar o consumo atual de compostos bioativos (carotenoides e polifenóis) em indivíduos com risco cardiometabólico. Estudo transversal com 227 sujeitos participantes do Programa de Atenção à Saúde Cardiovascular da Universidade Federal de Viçosa. Foram coletados dados de ingestão alimentar atual para determinação do consumo de carotenoides, polifenóis, micro e macronutrientes utilizando um recordatório 24 horas. Dados antropométricos, de composição corporal, sociodemográficos e de estilo de vida também foram avaliados. O teste de Mann Whitney e correlação de Spearman foram realizados no SPSS v.20.0, com significância de p<0,05. Os nutrientes e compostos bioativos foram ajustados pela ingestão calórica diária mediante método residual. O sexo feminino correspondeu a 59,5% (n=135) da amostra e a mediana de idade foi 44 anos (19- 84 anos). A ingestão de beta-caroteno, quempferol, cianidina, definidina e o somatório de polifenóis foi superior no sexo masculino (p<0,05). Encontrou-se correlação positiva entre o consumo de alfa-caroteno, beta-caroteno e a ingestão de vitamina A (r=0,683; p<0,001 e r=0,641; p<0,001, respectivamente). Houve correlação positiva entre a ingestão de vitamina C com beta-criptoxantina e hesperidina (r=0,627; p <0,001; r=0,733; p<0,001, respectivamente). Os sujeitos que consumiram acima da mediana de quempferol (>2,52 mg/dia) obtiveram menores valores de gordura corporal total (p<0,001). Nossos resultados indicam que um maior consumo de quempferol esteve relacionado com menores valores de indicadores de adiposidade total. Porém, mais estudos são necessários para se estabelecer os mecanismos envolvidos em seus potenciais benefícios em relação à adiposidade e resposta metabólica.pt-BR
dc.description.abstractThe bioactive compounds play an important antioxidant role and provide an adjuvant treatment to fight Chronic Noncommunicable Diseases. To determine the current intake of bioactive compounds (carotenoids and polyphenols) in subjects with cardiometabolic risk. Cross-sectional study of 227 subjects who participated in the Cardiovascular Health Care Program of the Federal University of Viçosa. Data of current dietary intake were collected for the determination of carotenoids, polyphe- nols, micronutrients and macronutrients consumption using a 24-hour recall. Data of anthropometry, body composition, sociodemographic conditions and lifestyle were also evaluated. The Mann Whitney test and Spearman correlation were performed using SPSS v.20.0, with significance of p <0.05. The nutrients and bioactive compounds were adjusted by the daily caloric intake using the residual method. Women accounted for 59.5% (n = 135) of the sample, the median age was 44 years (19-84 years). The intake of beta-carotene, kaempferol, cyanidin, definidine and the polyphenol sum was higher in men (p <0.05). There was a positive correlation between the intake of alpha-carotene, beta-carotene and vitamin A intake (r = 0.683, p <0.001 and r = 0.641, p <0.001, respectively). There was a positive correlation between the intake of vitamin C with beta-cryptoxanthin and hesperidin (r = 0.627, p <0.001; r = 0.733, p <0.001, respectively). The subjects who consumed above the median of kaempferol (> 2.52 mg / day) had lower values of total body fat (p <0.001). Our results indicate that a higher intake of kaempferol was associated with lower values of total adiposity indicators. However, more studies are necessary to establish the mechanisms involved in their potential benefits regarding adiposity and metabolic response.en
dc.formatpdfpt-BR
dc.identifier.issn0211-6057
dc.identifier.urihttp://dx.doi.org/10.12873/363paulaalmeida
dc.identifier.urihttp://www.locus.ufv.br/handle/123456789/23382
dc.language.isoporpt-BR
dc.publisherNutrición clínica y dietética hospitalariapt-BR
dc.relation.ispartofseriesv. 36, n. 3, p. 138- 145, 2016pt-BR
dc.rightsOpen Accesspt-BR
dc.subjectCarotenoidespt-BR
dc.subjectPolifenóispt-BR
dc.subjectAdiposidadept-BR
dc.subjectDoença cardiovascularpt-BR
dc.subjectCarotenoidspt-BR
dc.subjectPolyphenolspt-BR
dc.subjectAdipositypt-BR
dc.subjectCardiovascular diseasespt-BR
dc.titleConsumo de carotenoides e polifenóis em indivíduos com risco cardiometabólicopt-BR
dc.typeArtigopt-BR

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
artigo.pdf
Size:
165.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
texto completo

License bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections