2020-02-12

O arsênio é um metaloide encontrado no solo, ar e água e sua contaminação ocorre principalmente pela ingestão de água contaminada com o elemento. Tal exposição, está associada com o surgimento de patologias e lesões em órgãos de diversos sistemas orgânicos, inclusive do aparelho reprodutor masculino. Neste contexto, tem-se concentrado esforços para descrever a influência da exposição em diferentes concentrações de arsênio para a espermatogênese, atividade antioxidante nos órgãos reprodutores e o possível potencial genotóxico do metaloide nas células espermáticas. Nesse sentido, esse trabalho objetivou investigar consequências da exposição ao arsenito de sódio, em duas concentrações, em órgãos do sistema reprodutor masculino durante 56 dias, focando nos parâmetros morfológicos e funcionais. Para isso, os animais foram divididos aleatoriamente em três grupos experimentais (n = 10 / grupo). O grupo controle (C), em que os animais receberam água filtrada, e os grupos As1 e As10 em que os roedores receberam solução de arsenito de sódio a 1 mg/L e 10 mg/L durante um ciclo do epitélio seminífero em ratos. A exposição ao elemento acarretou em alterações na histologia dos túbulos seminíferos e desregulação das atividades de enzimas antioxidantes testiculares e epididimárias. A presença do arsênio não afetou a biometria corporal, a dosagem de testosterona sérica, a morfometria testicular, e parâmetros morfológicos e de genotoxicidade nos espermatozoides epididimários. Entretanto, o grupo que recebeu 10 mg/L do arsenito de sódio, apresentou a motilidade espermática reduzida. Esses resultados, mostram que o metaloide nas concentrações testadas possuiu efeito negativo em alguns dos parâmetros morfofuncionais dos testículos, epidídimo e dos espermatozoides. Palavras-chave: Arsênio, toxicologia, toxicologia reprodutiva, parâmetros morfofuncionais
Arsenic is a heavy metal found in soil, air and water and its contamination occurs mainly by drinking water contaminated with the element. Such exposure is associated with the appearance of pathologies and injuries in organs of several organic systems, including the male reproductive system. In this context, efforts have been concentrated to describe the influence of exposure on different concentrations of arsenic for spermatogenesis, antioxidant activity in reproductive organs and the possible genotoxic potential of metal in sperm cells. In this sense, this study aimed to investigate the consequences of exposure to sodium arsenite, in two concentrations in male reproductive system organs during 56 days, focusing on morphological and functional parameters. For this, the animals were randomly divided into three experimental groups (n = 10 / group). The control group (C), where the animals received filtered water, and the groups As1 and As10, in which the rodents received sodium arsenite solution at 1 mg / L and 10 mg / L during a cycle of the seminiferous epithelium in rats. Exposure to the element resulted in changes in the histology of seminiferous tubules, deregulation of the activities of testicular and epididymal antioxidant enzymes. The presence of arsenic did not affect biometrics, serum testosterone levels, testicular morphometry, morphological and genotoxic damage to epididymal sperm, however the group that received 10mg / L of sodium arsenite, had reduced sperm motility. These results show that the metal at the tested concentrations had a negative effect on some of the morphofunctional parameters of the testicles, epididymis and sperm. Keywords: Arsenic, toxicology, reproductive toxicology, morphofunctional parameters.

Arsênio, Toxicologia, Toxicologia reprodutiva, Morfologia

COIMBRA, John Lennon de Paiva. Parâmetros espermáticos, testiculares e epididimários de ratos Wistar expostos ao arsênio. 2020. 44 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Estrutural) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.