Utilização de escória de aciaria como corretivo da acidez de solos para cultivos de soja e cana-de-açúcar e avaliação da contaminação ambiental

2006-03-27

O emprego de escórias de siderurgia como fertilizantes e corretivos da acidez de solos tem se mostrado uma alternativa viável para o aproveitamento desses resíduos na agricultura. Entretanto, é necessário considerar a concentração de metais pesados e outros elementos tóxicos nesses materiais, que podem limitar seu uso. Em vista do exposto, este trabalho teve como objetivo avaliar a utilização de amostras de escórias obtidas a partir do processo de refino do aço do conversor de oxigênio LD (Linz-Donawitz), provenientes da Cia. Siderúrgica de Tubarão (CST), para a correção da acidez de solos a serem cultivados com soja e cana-de-açúcar; bem como avaliar a contaminação das plantas, dos solos e das águas de drenagem. Foram coletadas amostras de calcários e escórias com granulometria inferior a 50 mm, peneiradas (< 1 mm) e analisadas para determinação das concentrações de CaO, MgO e metais pesados. Foram realizados dois cultivos sucessivos de soja, variedade M-Soy 8400, nos quais as doses dos corretivos foram misturadas à camada superficial dos solos (0-20 cm de profundidade). Os cultivos foram realizados em vasos com 30 dm3 de amostras de Latossolos Vermelho-amarelos coletadas em Sete Lagoas e João Pinheiro, Minas Gerais. Para o ensaio com cana-de-açúcar, variedade RB855536, 205 dm3 de Latossolo Vermelho-amarelo, coletado em Oratórios, Minas Gerais, e Latossolo Amarelo, de Linhares, Espírito Santo, foram acondicionados nos vasos, respeitando-se a seqüência de horizontes de cada perfil identificado no campo. Na camada de 0 a 20 cm de profundidade, foram aplicadas as doses de corretivos, duas escórias e um calcário de forma similar ao procedimento utilizado em cultivos de campo. Foram coletadas, periodicamente, as soluções lixiviadas dos vasos cultivados com cana-de-açúcar, que foram analisadas para se determinar as concentrações de metais pesados. A partir dos resultados obtidos pode-se concluir que: as escórias LD, da CST, mostraram-se tecnicamente viáveis para corrigir a acidez e neutralizar o Al trocável dos solos; bem como para fornecer Ca e Mg para as plantas; a eficiência das escórias LD foi ligeiramente inferior à do calcário comercial, em curto prazo; e não se verificou a contaminação expressiva dos solos, plantas e águas de drenagem e plantas em curto e médio prazo pelo uso das escórias LD. Não obstante, recomenda-se que as reaplicações devam ser criteriosamente avaliadas, do ponto de vista ambiental, pricipalmente em solos arenosos com lençol freático muito próximo à superfície e em solos com elevadas concetrações de Mn e,ou Cr. Recomenda-se, ainda, um rigoroso controle de qualidade quanto às concentrações de metais pesados das escórias LD, especialmente Mn, Cr e Ni.
The use of steel slags as fertilizers or liming materials in soils has been considered a feasible alternative to the development of such residues in agriculture. Nevertheless, it is necessary to consider the heavy metals and other toxic elements contents in these materials, which can impair its use. The present research aimed to evaluate the use of Blast Oxigen Furnace (BOF) steel slag samples, from Cia. Siderúrgica de Tubarão (CST), to remediate the acidity of soils cropped with soybean and sugarcane, as well as to evaluate the contamination of plants, soils and drained water. Samples of lime and steel slags less than 50 mm grained were collected, sieved (< 1 mm) and analised to determine the CaO, MgO and heavy metals contents. Two successive crops of soybean, M-Soy 8400 cultivar, were grown with increasing doses of correctives mixed to the surface layer of the soils (0 20 cm deep). The plants were cropped in pots containing 30 dm3 samples of Red-yellow Latosols from Sete Lagoas and João Pinheiro, Minas Gerais. For sugarcane, RB855536 cultivar, the plants were grown in 205 dm3 pots containing samples of a Red-yellow Latosol, from Oratórios, Minas Gerais, and a Yellow Latosol, from Linhares, Espírito Santo. The soil samples were set in the pots following the natural sequence of the soil profiles in the field. The steel slags and lime doses were applied to the surface layer (0 20 cm) of the soils in a simmilar way to the crop fields. The solutions leached from the soils cropped with sugarcane were periodically collected at the bottom of the pots and analyzed to determine the heavy metals contents. The results suggest that: the LD steel slags were technically suitable to neutralize soil acidity and exchangeable Al as well as to furnish Ca and Mg to the plants; the efficiency of the steel slags was slightly lower in relation to the lime, in a short term; and it was not verified contamination of soils, plants or drained water by the use of steel slags in a short to medium term. Nevertheless, it is advised that the long term use of steel slags should be wisely evaluated, from an environmental viewpoint, mainly in sandy soils with superficial water table and in soils rich in Mn and or Cr. It is also recommended a strict quality control of the steel slags concerning to heavy metals contents, mainly Mn, Cr and Ni.

Reciclagem de resíduos, Metais pesados, Contaminação de solos, Corretivos alternativos, Residues recycling, Heavy metals, Soil contamination, Alternative liming

CORRÊA, Mauro Lúcio Torres. Use of LD steel slag as correctives of the soils acidity to economically expressive crops and evaluation of the environmental risks. 2006. 187 f. Tese (Doutorado em Fertilidade do solo e nutrição de plantas; Gênese, Morfologia e Classificação, Mineralogia, Química,) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2006.