2019-02-15

Partamona é um gênero de abelhas sem ferrão pertencente à tribo Meliponini que possui 33 espécies muito similares em sua morfologia. Considerando a uniformidade fenotípica de Partamona estudos utilizando outras ferramentas como a citogenética, filogenia molecular e morfometria geométrica podem ajudar por meio da identificação de marcadores, a sistemática e a taxonomia do grupo. Assim, o objetivo desse trabalho foi analisar espécies de Partamona utilizando essas três ferramentas. As espécies P. rustica, P. gregaria, P. auripennis, Partamona sp1 apresentaram 2n=34 confirmando a estabilidade numérica dos cariótipos do gênero. Com base em sequências parciais dos genes mitocondriais COI e CytB foi confirmado o monofileticismo do gênero e também a divisão das espécies de Partamona nos dois grupos previamente definidos pela citogenética. P. cupira e P. ailyae foram discriminadas pela morfometria geométrica sendo separadas entre si das demais espécies. P. chapadicola, P. gregaria P. helleri, P. rustica e P. auripennis não apresentaram uma discriminação completa entre si em relação à forma das asas, porém observou-se uma ligeira separação dessas espécies em dois grupos que corroboraram a divisão das espécies nos grupos baseados em marcadores citogenéticos e moleculares. A análise populacional de P. helleri indicou uma variabilidade da forma das asas da espécie, porém não indicou nenhuma estruturação de acordo com a localidade geográfica. Foi registrada a presença de cromossomos B em colônias de localidades que não haviam sido amostradas, ampliando o registro desses cromossomos para a espécie. A coloração com fluorocromo (CMA 3 ) e o rDNA18S indicaram a ocorrência de 11 citótipos em P. helleri. O microssatélite GA (15) se acumulou- se na região eucromática de todos os cromossomos do complemento A e não acumulou nos cromossomos B. O microssatélite TTAGG (6) revelou sinais positivos nas duas porções teloméricas dos dois braços cromossômicos com variação de intensidade de sinais. A citometria de imagem resolveu as diferenças entre os cromossomos B de P. helleri e sugerem fortemente uma diversidade desses cromossomos na espécie. Esses marcadores citogenéticos revelam uma diversidade cariotípica em P. helleri representando rearranjos que podem ter papel na evolução e divergência da espécie.
Partamona is a genus of stingless bees belonging to the Meliponini tribe that has 33 species very similar in their morphology. Considering the phenotypic uniformity of Partamona, studies using other tools such as cytogenetics, molecular phylogeny and geometric morphometry may help by identifying the markers, systematics and taxonomy of the group. Thus, the objective of this work was to analyze Partamona species using these three tools. The species P. rustica, P. gregaria, P. auripennis, Partamona sp1 presented 2n=34 confirming the numerical stability of the karyotypes of the genus. Based on the partial sequences of the mitochondrial genes COI and CytB, it was confirmed the monophyleticism of the genus and also the division of the Partamona species into the two groups previously defined by cytogenetics. P. cupira and P. ailyae were discriminated by geometric morphometry and were separated from each other. P. chapadicola, P. gregaria P. helleri, P. rustica and P. auripennis did not present complete discrimination in relation to the shape of the wings, but a slight separation of these species was observed in two groups that corroborated the division of the species in groups based on cytogenetic and molecular markers. Population analysis of P. helleri indicated a variability of the wing shape of the species, but did not indicate any structuring according to the geographical location. It was recorded the presence of B chromosomes in colonies of locations that had not been sampled, increasing the registration of these chromosomes for the species. Fluorochrome staining (CMA 3 ) and rDNA18S indicated the occurrence of 11 cytotypes in P. helleri. The GA (15) microsatellite accumulated in the euchromatic region of all complement A chromosomes and did not accumulate in the B chromosomes. The TTAGG (6) microsatellite revealed positive signals in the two telomeric portions of the two chromosomal arms with varying signal intensity. The image cytometry solved the differences between the B chromosomes of P. helleri and strongly suggest a diversity of these chromosomes in the species. These cytogenetic markers reveal a karyotypic diversity in P. helleri representing rearrangements that may play a role in the evolution and divergence of the species.

Meliponini, Filogenia, Cariótipos

NOVAES, Camila Moura. Análises molecular, cariotípica e morfométrica de abelhas sem ferrão do gênero Partamona (Schwarz, 1939). 2019. 82 f. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Estrutural) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.