Uma arquitetura para o desenvolvimento de sistemas de informação geográfica móveis sensíveis ao contexto

2009-04-13

A integração de informações de contexto em um ambiente de SIG Móvel é um fator que pode agregar um grande valor às informações exibidas para o usuário de uma aplicação. Esta afirmação é possível graças à possibilidade de entrega de informações personalizadas ao usuário, combinadas com a exibição de dados geo-espaciais. Diante deste cenário, esta dissertação investiga as características e soluções já apresentadas tanto na área de SIG Móvel quanto de aplicações sensíveis ao contexto e assim propõe uma arquitetura para o desenvolvimento de aplicações de SIG Móveis capazes de gerenciar informações de contexto. Esta arquitetura baseia-se na especificação de um modelo de contexto baseado em ontologias e em um conjunto de Web Services para acesso a informações armazenadas remotamente em um banco de dados geográficos. Para validar esta arquitetura, foi desenvolvida uma aplicação tendo como cenário o campus da Universidade Federal de Viçosa.
The integration of context information in a Mobile GIS environment can add great value to the information that is displayed to an application user. This is due to the possibility of delivering personalized information to the user in combination with the display of geo-spatial data. In this scenario, this work presents the characteristics and existing solutions for both the field of Mobile GIS and context sensitive applications and proposes an architecture for developing applications of Mobile GIS capable of managing context information. This architecture was established based on the specification of an ontology-based context model and a set of Web Services to access information remotely stored in a geographic database. To validate the architecture proposed in this work, a system was developed targeting the campus of the Federal University of Vicosa (UFV).

Sistemas de informação geográfica, Aplicações sensíveis ao contexto, Geographical information systems, Context sensitive applications

LAMAS, Anderson Resende. An architecture for developing of context-aware mobile geographical information system. 2009. 83 f. Dissertação (Mestrado em Metodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2009.