2023-12-07

Endêmico da Mata Atlântica, o muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus) é um dos primatas brasileiros criticamente em perigo de extinção. O desmatamento é a principal ameaça atual para a espécie, visto que são primatas arborícolas que dependem de grandes extensões de florestas que sejam bem conservadas. Portanto, ações de manejo ex situ são de extrema importância para a conservação de espécies ameaçadas e endêmicas. Conhecendo o padrão de atividade do muriqui-do-norte em cativeiro, podemos compreender melhor a interação dos indivíduos e a maneira com que eles exploram esse ambiente. Através do comportamento, os animais podem indicar se as condições de cativeiro estão adequadas, favoráveis e mais próximas do seu habitat natural. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo descrever o padrão de atividades de um grupo de muriquis-do-norte em cativeiro e verificar se seguem os padrões de comportamento da espécie, observados em vida livre, e, com isso, subsidiar futuras ações de manejo desse primata. A coleta de dados comportamentais foi realizada utilizando o método varredura instantânea (Scan sampling), com intervalos de uma hora e varredura de três minutos de observação registrando todos os indivíduos ao alcance da visão do observador. O estudo foi realizado durante o período de setembro de 2019 a janeiro de 2021, no cativeiro nomeado “Muriqui’s House”, localizado na Comuna do Ibitipoca, Lima Duarte, Minas Gerais, Brasil. Obtivemos um total de 8.262 registros dos comportamentos coletados durante 2.598 amostras de scans. A atividade mais expressiva dentro do cativeiro foi descanso, seguido de locomoção, alimentação e socialização. Não foi verificada influência do sexo nas atividades. Foi observado que muriquis-do-norte no cativeiro dedicaram proporcionalmente mais tempo consumindo frutos seguidos de folhas, condizente com a quantidade de cada item ofertado no manejo. A estrutura do cativeiro mostrou-se adequada para os indivíduos estudados, favorecendo comportamentos semelhantes aos observados em vida livre. Entretanto, são necessários mais estudos a respeito do comportamento da espécie em cativeiro, incluindo comportamentos sociais, dieta e reprodução. Os resultados deste trabalho contribuem para identificar quais as melhores condições de cativeiro para esta espécie de primata arborícola de grande porte. Aliado a isso, auxilia na tomada de decisões para que o manejo dos indivíduos em cativeiro esteja o mais próximo possível de seu habitat natural, servindo como modelos para outros projetos de manejo e conservação da espécie. Palavras-chave: comportamento, conservação, padrão de atividades.
Endemic to the Atlantic Forest, the northern muriqui (Brachyteles hypoxanthus) is one of the critically endangered Brazilian primates. Deforestation is the main threat to the species, since they are arboreal primates that depend on large expanses and well-preserved forests. Therefore, ex situ management actions are of utmost importance for the conservation of threatened and endemic species. By knowing the activity pattern of the northern muriqui in captivity, we can better understand the interaction of individuals and the way in which they explore this environment. Through behavior, animals can indicate whether captive conditions are adequate, favorable and closer to their natural habitat. Therefore, the present study aimed to describe the activity pattern of a group of northern muriquis in captivity and verify whether they follow the species' behavior patterns observed in free range life, and thus support future management actions for this primate. Behavioral data collection was carried out using the Scan sampling method, which consists of one-hour intervals with three-minute observation scans recording all individuals within the observer's range of vision. The study was conducted from September 2019 to January 2021, in the captivity called Muriqui’s House, located in Comuna do Ibitipoca, Lima Duarte, Minas Gerais, Brazil. Analyzes were performed using non- parametric tests for independent and related samples. We obtained a total of 8.262 records of behaviors collected during 2.598 sample scans. The most significant activity within captivity was rest, followed by locomotion, eating and socialization. There was no influence of sex on activities, although females socialized more than males. It was observed that northern muriquis in captivity proportionally spent more time consuming fruits followed by leaves, in accordance with the quantity of each item offered in management. The captivity structure proved suitable for the studied individuals, promoting behaviors similar to those observed in the wild. However, more studies are needed regarding the species' behavior in captivity, including social behaviors, diet and reproduction. The results of this work contribute to identifying the best captivity conditions for this species of large arboreal primate. In addition, it should help in decision-making so that the management of individuals in captivity is as close as possible to their natural habitat, serving as models for other management and conservation projects for the species. Keywords: behavior, conservation, activity pattern.

Animais em extinção - Mata Atlântica - Comportamento, Florestas tropicais - Manejo

RIBEIRO, Valéria Cristina de Paula. Atividades do muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus - Wied, 1820) em cativeiro e suas implicações para o manejo. 2023. 37 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.