2018-07-31

O objetivo desta dissertação foi estimar a prevalência de síndrome metabólica (SM) e avaliar os fatores associados em adultos de Viçosa-MG.Foi realizado um estudo transversal, de base populacional, com 932 adultos de 20 a 59 anos, de ambos os sexos. Foi aplicado um questionário estruturado, abordando questões sobre as condições sociodemográficas, comportamentais e antecedentes de doença familiar. Também foi realizada avaliação antropométrica, clínica e bioquímica. A caracterização da população foi realizada por meio do cálculo de medidas de frequência, de tendência central e de dispersão e as associações testadas a partir de regressão de Poisson e logística multinomial bruta e ajustada. Os resultados são apresentados em dois artigos. No primeiro artigo, a prevalência da SM foi de 26,5%, sem diferença segundo o sexo. A prevalência de SM nas mulheres aumenta de forma significativa com a idade, naquelas com baixo nível socioeconômico, com excesso de peso, perímetro do pescoço elevado e com antecedente familiar de diabetes. Por outro lado, foi menor entre aquelas com consumo habitual de leite integral. Entre os homens, a SM associou-se diretamente com a idade e sua prevalência foi maior naqueles com excesso de peso, perímetro do pescoço elevado, que tinham antecedente familiar de diabetes, e que apresentavam um acúmulo de fatores de risco comportamentais, e foi menor naqueles que viviam com companheiros (as). No segundo artigo, verificou-se prevalência de pré-SM de 17,8% (alteração de dois componentes). Após ajustes, observou-se que os níveis séricos de ácido úrico (AU) foram significativamente associados à pré-SM e à SM no sexo masculino. Entre as mulheres, foi também observada associação positiva dos do AU com a SM, e, para a pré-SM, observou-se significância estatística limítrofe. Conclui- se que a população estudada apresentou elevada prevalência de SM, a qual foi associada a fatores sociodemográficos, comportamentais, antropométricos, genéticos, e aos níveis séricos de AU, com algumas diferenças observadas segundo o sexo. Espera-se que estes resultados possam contribuir para o planejamento de políticas públicas voltadas para a redução do risco cardiometabólico na população.
The objective of this dissertation was to estimate the prevalence of metabolic syndrome (MS) and to evaluate the associated factors in adults from Viçosa-MG. A cross-sectional, population-based study was conducted with 932 adults aged 20-59 years of both sexes. A structured questionnaire was applied, addressing questions about sociodemographic, behavioral conditions and antecedents of family illness. Anthropometric, clinical and biochemical evaluation was also performed. Population characterization was performed by calculating frequency and central tendency and dispersion measures, and associations tested from Poisson regression and gross and adjusted multinomial logistic. The results are presented in two articles. In the first article, the prevalence of MS was 26.5%, with no differences according to gender. The prevalence of MS in women increases significantly with age, in those with low socioeconomic status, overweight, high neck circumference and family history of diabetes. On the other hand, it was lower among those with habitual consumption of whole milk. Among men, MS was directly associated with age and its prevalence was higher in those with overweight, high neck circumference, who had a family history of diabetes, and who had an accumulation of behavioral risk factors, and was lower in those who lived with companions. In the second article, there was a prevalence of pre-SM of 17.8% (two-component alteration). After adjustments, it was observed that serum uric acid levels (AU) were significantly associated with pre-SM and MS in males. Among women, a positive association between UA and MS was also observed, and for pre-MS, a borderline statistical significance was observed. It was concluded that the studied population had a high prevalence of MS, which was associated with socio-demographic, behavioral, anthropometric, genetic, and serum levels of UA, with some differences observed according to gender. It is hoped that these results may contribute to the planning of public policies aimed at the reduction of cardiometabolic risk in the population.

Sindrome metabólica, Obesidade, Ácido úrico

MAGALHÃES, Emanuele Louise Gomes de. Prevalência de síndrome metabólica e fatores associados em adultos de Viçosa-MG: um estudo de base populacional. 2018. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Nutrição) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.