Produtividade total dos fatores e crescimento econômico na agropecuária brasileira: 1970-2006

2010-10-26

O setor agropecuário brasileiro cresceu, desde 1970, em função dos ganhos da Produtividade Total dos Fatores – PTF e da utilização de modernas técnicas agrícolas. Contudo, diversos estudos obtiveram estimativas significantemente baixas para a PTF na agropecuária e estes resultados distintos podem ser resultantes dos baixos investimentos em infraestrutura e educação, restrições de crédito rural, dentre outros. O objetivo deste trabalho foi determinar as taxas de crescimento da PTF agropecuária para o Brasil e Estados, no período 1970-2006. Além disto, buscou-se analisar os impactos da infraestrutura, da educação e do crédito sobre a PTF, a heterogeneidade entre os estados brasileiros em relação ao crescimento da PTF e determinar a resposta do produto às variações no capital, no trabalho e na tecnologia. Utilizou-se o Índice de Tornqvist para obter as PTFs e o Método de Momentos Generalizados - MMG para estimar o impacto da infraestrutura, da educação e do crédito sobre a PTF e mensurar as elasticidades de produção do capital, do trabalho e da tecnologia. Os resultados encontrados mostram que a taxa de crescimento médio da PTF na agropecuária brasileira foi de 2,2% a.a., no período 1970-2006. Dentre os estados, podem-se citar o Acre e o Mato Grosso como os que apresentaram a menor e a maior taxa de crescimento médio anual sendo, respectivamente, -0.03% e 7,24%. Educação, irrigação, crédito e telecomunicações foram as variáveis que apresentaram impactos positivos sobre o crescimento da PTF, sugerindo maiores investimentos nestas áreas. As elasticidades de produção obtidas foram 0,75 para capital, 0,30 para trabalho e 0,73 para PTF, o que sugere a presença de retornos crescentes à escala. Dessa forma, concluiu-se que um aumento de 10% na PTF, isto é, na tecnologia aumenta o valor da produção em 7,3%. Desta forma, a tecnologia influencia o crescimento do produto e, portanto, o crescimento econômico.
The agriculture sector has grown since the 1980s as a result of the Total Factor Productivity – TFP and use of modern agricultural techniques. However, several studies have obtained significantly low estimates for TFP in the agricultural sector and these distinct results may be a reflection of low investment in infrastructure, education, rural credit, etc… The objective of this work is to determine the agriculture TFP growth rates for Brazil, during 1970-2006. It also aims to analyze the impact of infrastructure, education, and rural credit on TFP and to determine the agriculture production response to capital, labor, and technology (TFP) variation. The Tornqvist Index was used to obtain the TFPs and the Generalized Method of Moments - GMM to verify the impact of infrastructure, education and credit on the TFP and measure the production elasticities of capital, labor, and technology (TFP). The results show that the TFP average growth rate for the Brazilian agriculture is 2.20 % per year. The states of Acre and Mato Grosso present the lowest and highest TFP annual average growth rate, respectively, -0.03% and 8.53%. The variables education, irrigation, credit, and telecommunications present a positive impact on TFP growth rate, suggesting higher investments should be made in these areas. The capital, labor and technology production elasticities are 0.75 for capital, 0.30 for labor and 0.73 for technology (TFP), suggesting the presence of increasing returns to scale. Thus, an increase of 10% in the technology increases production by 7.3% Hence, technology, regardless of the type of returns to scale influences production growth and, consequently, economic growth.

Produtividade, Crescimento econômico, Agropecuária, Método dos Momentos Generalizados, Productivity, Economic growth, Agriculture, Generalized Method of Moments

MENDES, Giovanna Miranda. Total productivity factors and economic growth in brazilian’s agriculture: 1970-2006. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Economia e Gerenciamento do Agronegócio; Economia das Relações Internacionais; Economia dos Recursos) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2010.