Efeitos da desigualdade racial de renda sobre a pobreza no Brasil

2020-09-25

Diversos trabalhos na literatura econômica têm a pobreza como objeto de estudo, bem como suas variações, possíveis determinantes, motivos de sua estabilidade e persistência ao longo dos anos. Nesse contexto, as disparidades raciais, veem sendo apresentadas como variável importante nos estudos que buscam compreender a pobreza e seus diversos aspectos. Esta pesquisa apresenta uma análise da desigualdade racial de renda no Brasil com o objetivo de mensurar os seus efeitos sobre os índices de pobreza no Brasil, mostrando a relevância do esclarecimento da relação estabelecida entre raça e pobreza. Inicialmente o trabalho mostra a evolução da pobreza, da distribuição de renda e dos indicadores de Foster- Greer e Thorbecke no período de 2009 a 2015. Essa análise é feita a partir da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD); para o dado período e se concentra em mostrar as diferenças de estimativas de acordo com a raça do indivíduo, no intuito de evidenciar a participação dos negros na composição dos classificados como pobres. É importante ressaltar que, a análise estabelecida neste estudo se concentra no enfoque monetário da pobreza. Em um segundo momento, obteve- se as estimativas da elasticidade desigualdade da pobreza, com o intuito de medir a sensibilidade da pobreza em relação a desigualdade racial de renda. Além disso, estimou-se também as Curvas de Incidência de Crescimento, para verificar se ao longo do tempo houveram modificações no perfil de distribuição de renda no Brasil. A partir da análise dos resultados encontrados inferiu-se que, apesar de o Brasil apresentar quedas sistemáticas nos índices de desigualdade e pobreza, a desigualdade racial de renda ainda é característica marcante da sociedade brasileira. Pela estimativa das Curvas de Incidência de crescimento, fica evidente que o Brasil apresentou períodos em que o crescimento era em favor dos mais pobres, no entanto, este comportamento diminui ao longo dos anos. Conclui-se, portanto, que apesar de períodos de redução da desigualdade de renda racial, essa ainda é persistente e seu nível se apresenta relativamente constante. Palavras-chave: Desigualdade racial. Curva de Incidência de Crescimento. Pobreza.
Several works in the economic literature have poverty as an object of study, as well os its variations, possible determinants, reasons for its stability and persistence over the years. In this context, racial disparities have been presented as an important variable in studies that seek to understand poverty and its various aspects. This research presents an analysis of racial income inequality in Brazil with the objective of measuring its effects on the poverty rates in Brazil, showing the relevance of clarifying the relationship established between race and poverty. Initially, the work shows the evolution of poverty, income distribution and Foster-Greer and Thorbecke indicators in the period from 2009 to 2015. This analysis is made from the National Household Sample Survey (PNAD); for the given period and focuses on showing the differences in estimates according to the individual's race, in order to highlight the participation of blacks in the composition of those classified as poor. It is important to note that the analysis established in this study focuses on the monetary approach to poverty. In a second step, the estimates of the poverty inequality elasticity were obtained, in order to measure the sensitivity of poverty in relation to racial income inequality. In addition, the Growth Incidence Curves were also estimated, to verify if, over time, there were changes in the income distribution profile in Brazil. From the analysis of the results found, it was inferred that, although Brazil presents systematic falls in the inequality and poverty indices, racial income inequality is still a striking feature of Brazilian society. By estimating the Incidence Curves of growth, it is evident that Brazil had periods when growth was in favor of the poorest, however, this behavior has decreased over the years. It is concluded, therefore, that despite periods of reduction in racial income inequality, it is still persistent and its level is relatively constant. Keywords: Racial inequality. Growth Incidence Curve. Poverty.

Discriminação racial, Renda - Distribuição, Igualdade - Aspectos econômicos, Pobreza

FONSECA, Gislene Joselita de Souza. Efeitos da desigualdade racial de renda sobre a pobreza no Brasil. 2020. 66 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.