Adequação tarifária em fábricas de ração

2019-07-05

Perante a elevada demanda no setor industrial, práticas para adequação do uso de energia elétrica assumem presença significativa na literatura. O consumo de energia elétrica é tarifado de acordo com a estrutura regulamentadora da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e se relaciona com o objetivo proposto neste trabalho. De posse das faturas de energia emitidas pela concessionária local, foi possível fazer o levantamento histórico de dados de demanda e consumo de duas fábricas de ração no período de um ano, e propor um método estimativo de análise e adequação das modalidades tarifárias observadas nas fábricas. Para a estimativa, foram consideradas as regulamentações vigentes, horários de consumo, grupos e subgrupos, classes e subclasses de consumidores e as condicionantes específicas a cada modalidade. Após a análise, foi possível propor uma adequação da demanda contratada e também analisar as vantagens da migração para o mercado livre de energia elétrica. Após aplicação dos métodos estudados, foi possível chegar a uma economia superior a R$30.000,00 no período de um ano.
Given the high electricity demand in the industrial sector, measures to optimize electric energy use are widely studied across the globe. The consumption of electric energy is charged according to the regulatory structure of the National Electric Energy Agency (ANEEL) and this is related to the goal of this work. With the energy bills issued by the local energy supplier, it was possible to carry out a historical survey of demand and consumption data from two feed mills in a period of one year, and to propose an estimative method of analysis and adjustment of the tariffs observed in the factories. For the estimation, the current state regulations, consumption schedules, groups and subgroups, classes and subclasses of consumers and the conditioners specific to each modality were considered. After the analysis, it was possible to propose an adequacy of demand to be hired and also to analyze the advantages of migrating to the free energy market. After applying the methods studied, the estimated economy was of over R$ 30.000,00 in one year.

Distribuição de Energia Elétrica, Eficiência Energética, Mercado Livre de Energia Elétrica, Modalidade Tarifária, Tarifação de Energia Elétrica

PEREIRA, Tamires Cardoso. Adequação tarifária em fábricas de ração. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Engenharia Agrícola e Ambiental - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.