Avaliação epidemiológica e histopatológica dos tumores sebáceos em cães

2019-02-22

Foram analisados os aspectos clínicos de 482 tumores das glândulas sebáceas em cães, diagnosticados no período de 2009 a 2018. No estudo, 36,7% (177/482) dos casos foram diagnosticados como hiperplasia nodular sebácea (HNS), 32,6% (157/482) como epitelioma sebáceo (ES), 17,6% (85/482) adenomas sebáceos (AS), 11,4% (55/482) carcinoma sebáceo epiteliomatoso (CSE) e 1,7% (8/482) carcinomas sebáceos (CS). Não houve predileção sexual. Os animais com idade entre oito e 13 anos foram os mais acometidos. As raças Cocker Spaniel, Poodle, Shih Tzu, Lhasa Apso e Labrador foram as mais prevalentes. Clinicamente, a maioria das lesões apresentou-se solitária e localizada na região da cabeça. Dos casos de CSE, com seguimento clínico conhecido, em 13,8% (5/36) foram observados recorrência local, associada à margem cirúrgica incompleta. Destes, o tempo médio de recorrência pós-cirúrgica foi de 120 dias. O comprometimento do linfonodo regional foi observado em 5,5% (2/36) casos de CSE e um animal apresentou metástase pulmonar. O tempo médio de sobrevida após a excisão cirúrgica foi de dois anos para os casos de CSE caninos. Além disso, foram utilizados critérios histológicos e imunohistoquímica (IHQ) como métodos auxiliares para incluir os tumores com predomínio de células basalóides de reserva na categoria ES (n=14) ou CSE (n=14) em cães. Os critérios histológicos utilizados foram assimetria e necrose e a IHQ para verificar a expressão do receptor para o anticorpo Ki-67 (clone MIB1, código M7240). Após o diagnóstico, os tumores foram avaliados na histologia quanto a assimetria, infiltração do estroma, percentual de necrose e IM. As lesões diagnosticadas como CSE eram multilobulares e assimétricas. A presença de infiltração do estroma não foi um achado histológico frequente nos tumores diagnosticados como CSE. O IM e o percentual de necrose foram maiores nos tumores diagnosticados como CSE quando comparado aos ES (p<0,05). Na avaliação macroscópica os CSE eram frequentemente maiores que os ES (p<0,05). Além disso, houve associação significativa no número de mitoses de acordo com o tamanho do tumor (p<0,01). Este estudo sugere que a assimetria, o percentual de necrose e índice mitótico podem ser consideradas variáveis uteis na diferenciação entre o ES e CSE.
The clinical aspects of 482 sebaceous gland tumors in dogs, diagnosed from 2009 to 2018, were analyzed. In the study, 36.7% (177/482) of the cases were diagnosed as sebaceous nodular hyperplasia (HNS), 32.6% (157/482) as sebaceous epithelioma (ES), 17.6% (85/482) sebaceous adenomas (AS), 11.4% (55/482) epitheliomatous sebaceous carcinoma (CSE) and 1.7% (8 / 482) sebaceous carcinomas (CS). There was no sexual predilection. Animals aged between eight and 13 years were the most affected. The breeds Cocker Spaniel, Poodle, Shih Tzu, Lhasa Apso and Labrador were the most prevalent. Clinically, most injuries were solitary and located in the head region. Of the cases of CSE, with known clinical follow-up, in 13.8% (5/36) local recurrence was observed, associated with the incomplete surgical margin. Of these, the average postoperative recurrence time was 120 days. Regional lymph node involvement was observed in 5.5% (2/36) cases of CSE and one animal presented pulmonary metastasis. The median survival time after surgical excision was two years for canine CSE cases. In addition, histological and immunohistochemistry (IHC) criteria were used as auxiliary methods to include tumors with a predominance of reserve basaloid cells in the category ES (n = 14) or CSE (n = 14) in dogs. The histological criteria used were asymmetry and necrosis and IHC to check the expression of the receptor for the Ki-67 antibody (clone MIB1, code M7240). After diagnosis, tumors were evaluated in histology for asymmetry, stroma infiltration, percentage of necrosis and MI. The lesions diagnosed as CSE were multilobular and asymmetric. The presence of stromal infiltration was not a frequent histological finding in tumors diagnosed as CSE. The MI and the percentage of necrosis were higher in tumors diagnosed as CSE when compared to ES (p <0.05). In the macroscopic evaluation, the CSE were often greater than the ES (p <0.05). In addition, there was a significant association in the number of mitoses according to the size of the tumor (p <0.01). This study suggests that asymmetry, the percentage of necrosis and mitotic index can be considered useful variables in the differentiation between ES and CSE.

Imunohistoquímica, Glândulas sebáceas - Tumores, Antígeno Ki-67, Índice mitótico

COTA, Jéssica Miranda. Avaliação epidemiológica e histopatológica dos tumores sebáceos em cães. 2019. 48 f. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.