2018-07-19

O uso excessivo de fertilizantes causa grandes impactos econômicos e ambientais, tornando necessária a elaboração de métodos de cultivo sustentáveis. Para tal, os microrganismos promotores de crescimento e, especial, os fungos revelam-se como promissora ferramenta biotecnológica, por participarem de processos importantes no solo. O objetivo deste trabalho foi isolar e caracterizar fungos com potencial de promoção de crescimento da rizosfera de eucalipto. As amostras de solo rizosféricos foram coletadas das raízes de Eucalyptus grandis no setor de Silvicultura do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brazil. O isolamento resultou na obtenção de 62 isolados fúngicos de interesse, diferenciados pelas características morfológicas das colônias. Os isolados foram testados quanto seu potencial de promoção de crescimento in vitro de Eucalyptus grandis e os mais promissores tiverem seus mecanismos de promoção testados. O teste de promoção de crescimento in vitro evidenciou o potencial de promoção de crescimento dos isolados testados, apresentando incremento de matéria seca total das plantas de 20 a 620%. Os isolados selecionados produziram ácido indol acético e giberelinas em proporções que variaram de 0,96 a 64,33 µg mL-1. Quanto à solubilização de fosfato, apenas um dos isolados foi capaz de solubilizar os diferentes tipos de fosfato utilizados. Todos os isolados produziram sideróforos do tipo hidroxamato, no intervalo entre 15 e 56,67 µg mL-1. No teste de compostos voláteis, apenas efeitos inibitórios ao desenvolvimento das plantas foram estatisticamente significativos. Portanto, os isolados demonstraram potencial de promoção de crescimento em diferentes níveis e por mecanismos distintos, possibilitando a exploração desses potenciais para o desenvolvimento de tecnologias aplicáveis no cultivo de eucalipto.
The excessive use of fertilizers causes great economic and environmental impacts, making sustainable cultivation methods necessary. To this end, growth-promoting microorganisms, and especially fungi, are a promising biotechnological tool, since these microbes participate in important soil processes. The objective of this work was to isolate and characterize rhizosphere fungi with potential to promote the growth of eucalyptus. The rhizosphere soil samples were collected from Eucalyptus grandis roots at the Sylviculture sector of the Departamento de Engenharia Florestal of the Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brazil. Isolation allowed obtaining 62 fungal isolates, differentiated by the morphological characteristics of the colonies. The isolates were tested for their potential to promote in vitro growth of E. grandis and the most promising had their promotion mechanisms tested. The in vitro growth promotion test evidenced the potential for growth promotion of the tested isolates, showing a total dry matter increment of the plants of 20 to 620%. The selected isolates produced indole acetic acid and gibberellins in proportions ranging from 0.96 to 64.33 μg mL-1. As for phosphate solubilization, only one of the isolates was able to solubilize the different types of phosphate used. All the isolates produced siderophores of the hydroxamate type, ranging from 15 to 56.67 μg mL -1. In the test of volatile compounds, only inhibitory effects to the development of the plants were statistically significant. The isolates demonstrated the potential of promoting growth at different levels by different mechanisms, allowing the exploration of this potential for the development of technologies applicable to eucalyptus cultivation.

Eucalipto - Crescimento, Micro-organismos do solo, Rizosfera, Fungos, Eucalipto - Mudas

REIS, Helbert Rocha. Isolamento e caracterização de fungos promotores de crescimento da rizosfera de eucalipto. 2018. 64 f. Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.