2022-07-15

Em Moçambique a visão de tornar os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis tem sido prioridade. A cidade de Nampula tem sido fustigada por desastres naturais caracterizados por desabamento de edificações com maior foco em zonas com assentamentos informais.Este estudo buscou analisar a influência dos fatores associados à resiliência habitacional em tempos chuvosos nas zonas de risco a desastres. Teve uma abordagem quali quantitativa com um caso estudo em campo, onde foram aplicadas as técnicas de avaliação pós ocupação para o levantamento urbano e arquitetónico, e ferramenta IBM SPSS versão 21 para o processamento e análise de dados, antecedido por busca documental local para a caracterização urbana. Foram incluídas casas vulneráveis a desabamento e localizados nas zonas consideradas de risco a desastres na cidade de Nampula, onde destacou-se o bairro de Murrapaniua. Contou-se com 98 participantes que foram submetidos a um questionário e a uma entrevista semiestruturada. Foram identificados e categorizados 4 principais fatores associados à resiliência habitacional face aos desastres naturais, a saber: Naturais climáticos; Humanos; Estrutural edificado, e institucionais. Avaliada a influência de fatores associados à resiliência habitacional face às catástrofes, observou-se maior frequência de desabamento de casa de adobe com cobertura de capim, por apresentar maior fragilidade estrutural. Aliado a isso, a erosão dos solos foi o perigo que mais expos a casa ao risco no tempo chuvoso; Por sua vez, a ausência da assistência técnica e apoio financeiro por parte do governo local para com os moradores das zonas consideradas de risco a desastres, contribuiu significativamente para o desabamento das casas. Palavras-chave: Desmoronamento de edifícios. Catástrofes naturais. Estabilidade estrutural. Desenvolvimento urbano sustentável.
In Mozambique, the vision of making human settlements inclusive, safe, resilient and sustainable has been a priority. The city of Nampula has been plagued by natural disasters characterized by building collapses, with a greater focus on areas with informal settlements. This study sought to analyze the influence of factors associated with housing resilience in rainy weather in disaster risk areas. It had a qualitative and quantitative approach with a case study in the field, where post occupation evaluation techniques were applied for the urban and architectural survey, and the IBM SPSS version 21 tool for data processing and analysis, preceded by a local document search for characterization. urban. Houses vulnerable to collapse and located in areas considered at risk of disasters in the city of Nampula were included, in which the neighborhood of Murrapaniua stood out. There were 98 participants who were submitted to a questionnaire and a semi-structured interview. Four main factors associated with housing resilience in the face of natural disasters were identified and categorized, namely: Natural climate; Humans; Structural built, and institutional. After assessing the influence of factors associated with housing resilience in the face of catastrophes, a higher frequency of landslides was observed in adobe houses covered with grass, due to their greater structural fragility. Allied to this, soil erosion was the danger that most exposed the house to risk in rainy weather; In turn, the lack of technical assistance and financial support from the local government towards residents of areas considered at risk of disasters, contributed significantly to the collapse of houses. Keywords: Collapse of buildings. Natural disasters. Structural stability. Sustainable urban development.

Desmoronamento de edifícios - Nampula (Moçambique), Catástrofes naturais, Estabilidade estrutural, Mudanças climáticas, Desenvolvimento urbano sustentável - Fatores climáticos

GOTINE, Abrão Manuel António. Resiliência habitacional: Fatores associados à vulnerabilidade a desastres naturais na cidade de Nampula, Moçambique. 2022. 91 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.