Um perfil de metadados Dublin Core para documentar padrões de análise em uma infraestrutura de reuso

2012-06-18

Os padrões de análise são artefatos computacionais reutilizáveis, voltados para a etapa de análise do processo de desenvolvimento de software. Embora os padrões de análise possam facilitar o trabalho de analistas e desenvolvedores por meio da reutilização de ideias comprovadamente úteis e testadas, o acesso aos mesmos ainda é deficiente devido à maneira como eles são usualmente documentados e disponibilizados. O potencial de reuso dos padrões de análise é prejudicado por não existir uma maneira padronizada de se documentar esse tipo de padrão e, além disso, os padrões de análise são usualmente disponibilizados por meios não processáveis por máquina, dificultando dessa forma a recuperação dos mesmos. O objetivo geral dessa dissertação foi reduzir as deficiências de documentação e disponibilização de padrões de análise, apoiando a catalogação e incentivando a reutilização desses padrões por meio de uma Infraestrutura de Reuso de Padrões de Análise (APRI). Essa infraestrutura, análoga a uma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), é composta por um repositório de padrões de análise documentados por meio de um perfil de metadados específico e acessados via serviços Web. Dentre os objetivos específicos desta dissertação está o desenvolvimento de um perfil de metadados processável por máquina específico para a documentação de padrões de análise. Esse perfil de metadados, chamado Perfil de Aplicação do Dublin Core para Padrões de Análise (DC2AP), foi proposto para ser integrado à arquitetura de uma APRI. O DC2AP foi descrito por meio de arquivos RDF identificados via URI, fornecendo dessa forma Linked Data que permitem documentar e disponibilizar padrões de análise interpretáveis por máquina. A utilização do DC2AP para documentar padrões de análise permite uma recuperação mais adequada dos mesmos por meio de mecanismos de busca computadorizados, ampliando assim o potencial de reuso dos padrões de análise.
Analysis patterns are reusable computational artifacts, aimed at the analysis stage of the development process of software. Although the analysis patterns can facilitate the work of analysts and developers by the reuse of proven useful and tested ideas, the access to them is still poor because of the way they are usually described and made available. The potential for reuse of analysis patterns is impaired because there is not a standardized way to document this kind of patterns, and in addition, the analysis patterns are usually made available by means not processable by machine, thereby complicating their retrieval. The general objective of this master s thesis was to reduce deficiencies in documentation and provision of analysis patterns, supporting cataloging and encouraging the reuse of these patterns by means of an Analysis Patterns Reuse Infrastructure (APRI). This infrastructure, analogous to a Spatial Data Infrastructure (SDI), comprises a repository of analysis patterns documented through a specific metadata profile and accessed via Web services. Among the specific objectives of this master's thesis is the development of a machine-processable metadata profile suitable to the documentation of analysis patterns. This metadata profile, called Dublin Core Application Profile to Analysis Patterns (DC2AP), was proposed to be integrated into the architecture of an APRI. DC2AP was described by RDF files identified via URI, thus providing Linked Data that allow document and provide analysis patterns interpretable by machine. The use of DC2AP to document analysis patterns allows a more adequate retrieval of these patterns by means of computerized search engines, thereby increasing the potential for reuse of analysis patterns.

Padrões de análise, Reutilização, Padrões de metadados, Dublin Core, Web Semântica, Linked Data, Analysis patterns, Reuse, Metadata standards, Dublin Core, Semantic Web, Linked Data

VEGI, Lucas Francisco da Matta. A Dublin Core metadata profile to document analysis patterns in a reuse infrastructure. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Metodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012.