2020-02-28

O sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita), primata da família Callitrichidae, endêmico da Mata Atlântica, ocorre nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A microrregião de Viçosa, na Zona da Mata mineira, está inserida na extensão de ocorrência desta espécie. Esta região padece de grave problema ecológico ocasionado pela introdução de espécies alóctones do mesmo gênero, oriundas de várias partes do Brasil. A espécie nativa não era registrada na região desde a década de 90, tendo sido reencontrada novamente em Viçosa em 2017. Com o auxílio da técnica de playback e modelos de ocupação, o presente trabalho teve como objetivo identificar se a cidade de Viçosa atuou como um centro dispersor das espécies invasoras, além de apontar se covariáveis de classes florestais (mata nativa, mata nativa em estágio inicial de regeneração e reflorestamento) extraidas da classificação do uso dos solos, poderiam ter favorecido a ocupação destas espécies nos fragmentos amostrados. Ademais, era esperado que a probabilidade de detecção de grupos de (Callithrix spp.) fosse inversamente proporcional ao tamanho do fragmento. Dos 39 fragmentos amostrados, foram encontrados 26 grupos das espécies invasoras e seus híbridos; e 1 grupo misto, apresentando indivíduos de Callithrix aurita e Callithrix sp. Nenhum grupo formado apenas pela espécie C. aurita foi encontrado. Além disso a probabilidade de ocupação foi estimada em 0.93, enquanto que a probabilidade de detecção em cada um dos pontos amostrados nos fragmentos foi de 0.12. Nenhuma das variáveis analisadas apresentou maior suporte do que o modelo nulo, não demonstrando relação direta com a distribuição de Callithrix spp. nos fragmentos amostrados. Palavras-chave: Análise da paisagem. Conservação. Hibridação. Antropização. Detecção imperfeita.
The buffy-tufted-ear marmoset (Callithrix aurita) (Primates, Callitrichidae), is a neotropical monkey endemic to the Atlantic Forest, which occurs in the states of São Paulo, Minas Gerais and Rio de Janeiro. The microregion of Viçosa, in the state of Minas Gerais, is part of the extent of occurrence of this species and suffers a serious ecological problem caused by introduction of alien species of the Callithrix genus, from different parts of Brazil. The native species had been found in Viçosa in 2017, after two decades without any record. With the aid of the playback census and occupation models, the present work aimed to identify whether the city of Viçosa acted as a dispersor center of invasive species, in addition to pointing out whether covariates of forest classes (native forest, native forest in regeneration stage and eucalyptus fieds), extracts from land use classification favor the occupation of these species in the sampled fragments. Furthermore, it is expected that the detection probability of groups of Callithrix spp. is inversely proportional to the fragment size. Of the 39 fragments sampled, 26 groups of invasive species and their hybrids were found, and only 1 group presenting individuals of Callithrix aurita and Callithrix sp., forming a mixed group. No group formed by the native species was found. In addition, the probability of occupation was estimated at 93% and the probability of detection at sampled fragments and 12% of groups of Callithrix sp. in the each playback point. None of the analyzed variables showed greater support than the null model, showing no direct relationship with the distribution of these animals in the sampled fragments. Keywords: Landscape analysis. Conservation. Hybridization. Anthropization. Imperfect detection.

Primatas - Proteção, Animais - Proteção, Paisagem, Detecção

VITAL, Orlando Vitor. Uso e ocupação do hábitat por Callithrix spp. em remanescentes de Mata Atlântica na microrregião de Viçosa, Minas Gerais. 2020. 45 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.