Uso de dados do portal da transparência para o ensino e aprendizagem de estatística

2022-08-26

A utilização da tecnologia digital é uma realidade em todos os meios sociais, e na Educação, é uma excelente ferramenta para produzir resultados significativos que podem contribuir para o avanço da ciência. Através dela, é possı́vel obter acesso ao banco de dados públicos que são importantes fontes de informação para análises, estudos e a formação crı́tica do cidadão. Este trabalho tem como objetivo criar um dashboard, com exemplos práticos de gráficos e tabelas, construı́dos com resultados das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e com dados de recursos para serem investidos na educação enviados pelo Governo Federal aos municı́pios brasileiros via Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Acreditamos que nosso dashboard seja um excelente recurso didático para professores do Ensino Básico explorarem conceitos de Estatı́stica Descritiva e auxiliarem na formação crı́tica dos estudantes. Palavras-chave: Estatı́stica. Ensino. Transparência. Análise de Dados. Gráficos.
The use of digital technology is a reality in all social environments, and in Education, it is an excellent tool to produce significant results that can contribute to the advancement of science. Through it, it is possible to gain access to public databases that are important sources of information for analyses, studies and the critical education of citizens. This work aims to create a dashboard, with practical examples of graphs and tables, built with results from the evaluations of the Basic Education Assessment System (SAEB) and National High School Exam (ENEM), and with data of resources to be invested. in education sent by the Federal Government to Brazilian municipalities via the Fund for the Maintenance and Development of Basic Education and for the Valorization of Education Professionals (FUNDEB), the National School Feeding Program (PNAE) and the Money Directly at School Program (PDDE). We believe that our dashboard is an excellent teaching resource for Elementary School teachers to explore concepts of Descriptive Statistics and assist in the critical training of students. Keywords: Statistic. Teaching. Transparency. Data analysis. Graphics.

Estatística - Ensino, Transparência - Análise de Dados, Gráficos

FERREIRA, Adelson Viégas.Uso de dados do portal da transparencia para o ensino e aprendizagem de estatistica. 2022. 48 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional ) - Universidade Federal de Viçosa, Florestal. 2022.