Eficiências nutricionais máximas e mínimas em povoamentos de eucalipto

2019-04-30

A caracterização do dreno-planta, e sua dinâmica, são necessários para embasar a fertilização e o seu manejo. Assim, os objetivos deste trabalho foram determinar as curvas de acumulação de biomassa e de nutrientes, bem como as eficiências máximas e mínimas de uso de radiação solar, precipitação e nutrientes para povoamentos clonais de eucalipto no Brasil, ao longo da rotação. Para tanto, foi confeccionado banco de dados com dados de produção de biomassa, teores e conteúdos de nutrientes em componentes da parte aérea de 2223 povoamentos clonais comerciais de eucalipto no Brasil com ampla variação nas condições de sítio. Foram obtidos gráficos de dispersão para relacionamentos envolvendo a produção de biomassa da parte aérea, do tronco e do lenho e de seus conteúdos de N, P, K, Ca e Mg em função da idade dos povoamentos e, também, desses conteúdos em função da área basal. Nas nuvens de pontos obtidas foram identificados os pares de dados que se alinharam às regiões de fronteira superior e inferior, aos quais foram ajustados modelos de regressão. Foram obtidas curvas de acumulação máximas e mínimas de biomassa e de nutrientes ao longo da rotação, descritas por modelos sigmóides, úteis para caracterizar o dreno-planta e sua dinâmica. Foram obtidas as eficiências máximas e mínimas de uso de radiação solar global (EURAD), e de precipitação (EUPREC) que foram em média 0,596 g MJ -1 e de 24,41 kg ha -1 mm -1 , valores 2,24 e 2,54 vezes maiores, respectivamente, nos povoamentos em que houve a acumulação máxima de biomassa de parte aérea. A eficiência de utilização de nutrientes cresceu em geral com a idade e com a área basal. A acumulação desses nutrientes para uma mesma área basal produzida foi 69,5%, 74,6% e 82,9% menor nos povoamentos de máxima eficiência de uso em relação aos de povoamentos menos eficientes, em termos da média desses nutrientes e ao longo da rotação. As partições de nutrientes para o tronco aumentaram com a área basal, sendo menores na região de fronteira inferior, implicando em menor exportação absoluta e relativa de nutrientes pelas colheitas.
The characterization of the plant-drain, and its dynamics, are necessary to support fertilization and its management. Thus, the objectives of this work was determine the biomass and nutrient accumulation curves, as well as the maximum and minimum efficiency of use of solar radiation, water and nutrients for clonal eucalypt stands in Brazil, along the rotation. To do so, a database with biomass production data, contents and nutrient contents was compiled on the aerial parts of 2223 commercial clonal eucalypt stands in Brazil with wide variation in site conditions. Scatter plots were obtained for relationships involving the biomass production of shoot, trunk and wood and their contents of N, P, K, Ca and Mg as a function of the age of stands and also of these contents as a function of basal area. In the cloud of points obtained, pairs of data were identified that aligned to the upper and lower border regions, to which mathematical models were fitted. Maximum and minimum accumulation curves of biomass and nutrients were obtained along the rotation, described by sigmoid models, useful to characterize the drain-plant and its dynamics. The maximum and minimum efficiency of the use of global solar radiation (EURAD) and water (EUPREC) averaging 0.596 g MJ -1 and 24.41 kg ha -1 mm -1 , values 2,24 and 2,54 times greater, respectively, in the stands where there was the maximum accumulation of aerial part of biomass. The efficiency of use of nutrients increased generally with age and basal area. The accumulation of these nutrients for the same basal area was 69.5%, 74.6% and 82.9% lower in stands of maximum efficiency of use in relation to those of less efficient stands, in terms of the average of these nutrients and over of rotation. The nutrient partitions for the trunk increase with the basal area, being smaller for the lower border region, implying a lower absolute and relative export of nutrients by the harvests.

Eucalipto - Nutrição, Clones, Biomassa, Modelos matemáticos

CORDIDO, João Pedro de Barros Reicao. Eficiências Nutricionais Máximas e Mínimas em Povoamentos de Eucalipto. 2019. 86 f. Tese (Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.