2021-05-31

No Brasil são registradas mais de 1090 espécies de anuros, dessas cerca de 207 espécies ocorrem na Mata Atlântica de Minas Gerais. Para ampliar o conhecimento sobre a biogeografia local, este estudo foi realizado na região do rio Preto, Zona da Mata de Minas Gerais nos municípios de Sebastião da Vargem Alegre e Rosário da Limeira,. O local é considerado área prioritária para a conservação da herpetofauna em Minas Gerais e encontra-se localizado próximo a zona de amortecimento do Parque Estadual Serra do Brigadeiro; somente São Sebastião possui cerca de 82% do território em concessão para mineração de bauxita. Os dados referentes a anurofauna em áreas de influência de mineração foram obtidos por meio de um inventário realizado entre os anos de 2017 a 2019. Para isto foram empregadas as metodologias de pitfall, busca ativa em sítios de reprodução e avaliamos demais habitats preferenciais para presença da anurofauna. Foram registradas 33 espécies incluindo membros das famílias Brachycephalidae (2), Bufonidae (1), Craugastoridae (1), Cycloramphidae (2), Hylidae (14), Leptodactylidae (10), Microhylidae (2) e Phyllomedusidae (1). Encontramos 19 espécies endêmicas da Mata Atlântica. Foi verificado modificações significativas na paisagem local em relação as condições físicas nos cursos de água referente a atividade de mineração, portanto, sugerimos a realização de novos estudos para verificar possíveis danos causados pela atividade de mineração nos indivíduos inventariados, a fim de constatar de forma mais precisa como as espécies reagem a possíveis impactos. Estudos realizados em áreas com potencial risco de degradação por atividade mineral são importantes, pois permitem um diagnóstico prévio da área afetada por este tipo de empreendimento. Palavras-chave: Inventário. Diversidade. Anfíbios. Herpetofauna. Minério.
In Brazil, more than 1090 species of anurans are recorded, of which about 207 species occur in the Atlantic Forest of Minas Gerais. In order to increase the knowledge about the local biogeography, this study was carried out in the Preto river region, Zona da Mata of Minas Gerais in the municipalities of Sebastião da Vargem Alegre and Rosário da Limeira. The site is considered a priority area for the conservation of herpetofauna in Minas Gerais and is located near the buffer zone of the Serra do Brigadeiro State Park; São Sebastião alone has about 82% of the territory under concession for bauxite mining. Data referring to anurofauna in areas of mining influence were obtained through an inventory carried out between 2017 and 2019. For this, pitfall methodologies, active search in breeding sites were used and we evaluated other preferential habitats for the presence of anurofauna. We recorded 33 species in the study area, including members of the families Brachycephalidae (2), Bufonidae (1), Craugastoridae (1), Cycloramphidae (2), Hylidae (14), Leptodactylidae (10), Microhylidae (2) and Phyllomedusidae (1). We found 19 endemic species of the Atlantic Forest. Significant changes were verified in the local landscape in relation to the physical conditions in the watercourses related to the mining activity, therefore, we suggest that new studies be carried out to verify possible damages caused by the mining activity in the inventoried individuals, in order to verify more precise how species react to possible impacts. Studies carried out in areas with a potential risk of degradation by mineral activity are important, as they allow a prior diagnosis of the area affected by this type of enterprise. Keywords: Inventory. Diversity. Amphibians. Herpetofauna. Ore.

Anfíbios, Inventários, Biodiversidade

PIRES JUNIOR, Joaquim Ribeiro. Anurofauna em áreas de influência de mineração de bauxita na região do Rio Preto, Zona da Mata de Minas Gerais, Brasil. 2021. 33 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.