2019-02-25

O tomate (Solanum lycopersicum) é uma das hortaliças mais consumidas no mundo e o Brasil se destaca como um de seus maiores produtores. No entanto, pragas causam perdas a esta cultura, depreciando a qualidade do fruto e sua produtividade. Dentre os principais grupos de pragas destacam-se os lepidópteros broqueadores de frutos de tomate, sendo que o controle dessas pragas pode ser aperfeiçoado por pesquisas que abordem a distribuição temporal e espacial das mesmas para elaborar planos de amostragem. Assim, objetivou-se avaliar geoestatisticamente o padrão de distribuição espacial e determinar a unidade amostral das lagartas broqueadoras de frutos N. elegantalis, Helicoverpa spp. e C. includens em tomateiro. Os estudos foram conduzidos em lavouras comerciais de tomate no município de Rio Paranaíba, MG, nos períodos de maio a outubro de 2015 e outubro de 2017 a janeiro de 2018. No primeiro estudo as plantas foram avaliadas em diferentes estádios fenológicos e no segundo, no estádio de frutificação, por meio da técnica de contagem direta, da qual se obteve as densidades médias de frutos broqueados, lagartas e ovos dessas pragas, além de um levantamento populacional de Helicoverpa spp. e C. includens em áreas adjacentes. Os padrões de distribuição espacial das pragas foi demonstrado por meio de mapas de krigagem, nos quais se nota variabilidade, com grau de dependência espacial (GDE) variando de fraco a moderado na maioria dos casos. O terceiro cacho das plantas de tomateiro foi recorrente na determinação da unidade amostral para as variáveis densidade média de frutos broqueados por Helicoverpa spp. e ovos de C. includens + Helicoverpa spp.
The tomato (Solanum lycopersicum) is one of the most consumed vegetables in the world and Brazil stands out as one of its biggest producers. However, pests cause losses to this crop, depreciating the quality of the fruit and its productivity. Among the main groups of pests are the tomato fruit borers lepidopteran, and the control of these pests can be improved by researches that address its temporal and spatial distribution to elaborate sampling plans. Thus, the aim of this study was to evaluate the geostatistical pattern of spatial distribution and to determine the unit sampling of fruit borer caterpillars N. elegantalis, Helicoverpa spp. and C. includens in tomato. The studies were conducted in commercial tomato crops in the municipality of Rio Paranaíba, MG, from May to October 2015 and October 2017 to January 2018. In the first study the plants were evaluated in different phenological stages and in the second, in the fruiting stage, by means of the direct counting technique, from which the average densities of bored fruits, caterpillars and eggs of these pests were obtained, besides a population survey of Helicoverpa spp. and C. includens in adjacent areas. The patterns of spatial distribution of pests were demonstrated by means of kriging maps, in which variability is noted, with spatial dependence degree (SDD) varying from weak to moderate in most cases. The third cluster of tomato plants was recurrent in the unit sampling determination for the variables mean density of fruits bored by Helicoverpa spp. and eggs of C. includens + Helicoverpa spp.

Broqueamento, Lepidoptera, Manejo integrado de pragas

LIMA, Eduarda Lee Ferreira. Distribuição espacial e unidade amostral de Lepidópteros broqueadores em tomateiro (Solanum lycopersicum). 2019. 72 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia - Produção Vegetal) - Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba. 2019.