CEAD

URI permanente desta comunidadehttps://locus.ufv.br/handle/123456789/31794

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Cead 15 anos: reflexões sobre experiência didática em EAD
    (CEAD, 2016) Gomes, Silvane Guimarães Silva; Mota, João Batista; Leonardo, Estela da Silva
    No momento em que comemora mais um aniversário, a Cead lança uma edição especial da Série Conhecimento dedicada à Educação a Distância: Cead 15 anos: Reflexões sobre experiência didáticas em EAD. Na publicação estão artigos sobre relatos variados de experiências da Cead, seja no uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem, seja na adoção de novas metodologias na prática docente.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Planejamento e produção de materiais didáticos para EAD
    (CEAD, 2019) Mota, João Batista; Leonardo, Estela da Silva
    Um dos elementos determinantes no sucesso ou não de um curso a distância é o material didático. Ele tem de ser bem planejado, produzido e combinado – de forma coerente e harmonizada – com os demais recursos, a fim de proporcionar ao aluno a possibilidade do autoaprendizado, da plena compreensão do conteúdo e da construção do conhecimento. Por isso, mais do que na educação presencial, na EAD os cuidados nessa produção devem ser redobrados: da linguagem e programação visual até as mídias escolhidas, todos os aspectos devem ser bem checados. Nosso objetivo com esta apostila PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA CURSOS A DISTÂNCIA não é fazer com que você se torne um designer, cinegrafista, técnico de áudio, programador visual ou editor. Nada disso. A produção de material didático para EAD é um trabalho em equipe, no qual você deve contar com os profissionais certos nos lugares certos. No entanto, é importante que você conheça o funcionamento de cada mídia, sua utilidade e os cuidados fundamentais. Dessa forma, será possível saber exatamente o que pedir a cada técnico e coordenar todo o trabalho. Por isso, baseamos o conteúdo desta apostila não só na literatura disponível sobre o tema, mas principalmente procuramos fundamentá-lo na prática desenvolvida pela CEAD nos últimos anos. Os erros e acertos do dia a dia nos possibilitaram oferecer agora boas opções para você trilhar o seu aprendizado em EAD.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Planejamento e desenvolvimento de cursos em EAD
    (CEAD, 2019) Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães; Carvalho, Maria de Lourdes
    Na era do conhecimento, da informação e do aprendizado em que vivemos, a educação torna-se o elemento chave, com uma demanda cada vez maior por parte da sociedade. Mas para que as instituições possam continuar atendendo a essa demanda com qualidade, é necessário, entre outros fatores, promover mudanças nos modelos de ensino. A educação na modalidade a distância (EAD) tem se tornado uma das principais ferramentas para a promoção das alterações necessárias nos modelos de ensino. Ela permite colaborar de maneira eficaz na formação continuada e na preparação de profissionais para atender ao mercado mundial. Tem também se apresentado como uma modalidade que pode contribuir substantivamente para mudar o quadro de formação e qualificação dos profissionais da educação. A despeito de sua importância, a implantação da EAD não ocorre sem o enfrentamento de diversas dificuldades. Além de exigir o domínio e a utilização de modernas tecnologias de informação e comunicação (TICs), demanda uma estratégia de ensino-aprendizagem especial e definida de maneira clara, que só poderá ser concebida a partir de mudanças na concepção de educação, nas políticas e nos processos que envolvem a criação de cursos e disciplinas. Outros desafios enfrentados pelos profissionais que se envolvem com projetos a distância são aqueles relacionados ao planejamento e ao desenvolvimento do curso ou disciplina, bem como à produção do material didático e à tutoria. O curso PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA tem por objetivo orientar os estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos de nível superior e, particularmente, professores da UFV no planejamento e desenvolvimento de cursos e de disciplinas a distância.