Economia

URI permanente desta comunidadehttps://locus.ufv.br/handle/123456789/11768

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Determinantes sociais da Leishmaniose visceral no norte de Minas Gerais
    (Revista de Economia e Agronegócio, 2011-04-11) Mendes, Chrystian Soares; Lopes, Luckas Sabioni; Toyoshima, Silvia Harumi
    A Leishmaniose Visceral (LV) é uma zoonose típica de regiões tropicais, transmitida pelo inseto fêmea da espécie Lutzomya longipalpis. O Brasil é um dos países que mais tem sofrido com tal endemia, dadas as grandes mudanças no ambiente natural do mosquito, advindas do crescimento exacerbado das cidades e desmatamentos da mata ciliar. No país, o Estado de Minas Gerais é o terceiro em número de casos de LV, e a Mesorregião Norte é a que apresenta o maior número de incidências. O objetivo deste estudo foi verificar a influência de indicadores socioeconômicos sobre a LV nessa região, bem como criar e discriminar grupos de municípios segundo a incidência desta zoonose no período compreendido entre 1998 e 2008, por meio de técnicas estatísticas multivariadas. Percebeu-se que a LV não se reduziu no decorrer dos anos, ao contrário, ela se elevou. O Município de Matias Cardoso foi o que apresentou maior elevação no período (550%). No que concerne à discriminação dos agrupamentos, foi observada forte influência da urbanização e do saneamento básico no combate ao vetor. A educação continuada e a adoção de políticas públicas que visem à conscientização da população também são necessárias para o controle adequado da doença.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Inter-relação entre pobreza e meio ambiente para os municípios de Minas Gerais
    (Revista de Economia e Agronegócio, 2017-03-09) Oliveira, Damaris Bento Ortêncio; Fernandes, Elaine Aparecida
    Este estudo teve como objetivo analisar a inter–relação entre pobreza e degradação ambiental para os municípios do Estado de Minas Gerais, no período de 2000 e 2010. Primeiramente, buscou-se revisar a literatura que trata do tema pobreza e meio ambiente, pois o tema é recente e pouco explorado. Posteriormente, procurou-se identificar o nível de degradação e de pobreza dos municípios mineiros, calculando os índices de degradação ambiental e de pobreza. Estes índices mostraram que Minas Gerais tem problemas sérios de níveis de pobreza e de degradação. Por fim, o presente estudo avaliou, por meio de uma análise econométrica de dados em painel, a inter-relação entre pobreza e meio ambiente. Os resultados mostraram que variações no índice de degradação podem causarm variações diretas no índice de pobreza, e apesar desta relação direta, nada se pode concluir sobre a determinação da pobreza e da degradação ambiental, ou seja, aumento do índice de degradação ambiental afeta o índice de pobreza, mas não o determina.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A heterogeneidade do desenvolvimento econômico do estado de Minas Gerais
    (Revista de Ciências Humanas, 2011-01) Cirino, Jader Fernandes; González, Alba Maria Guadalupe Orellana
    Visando a analisar a heterogeneidade do desenvolvimento econômico de Minas Gerais, utilizou-se estatística multivariada. Inicialmente, foi feita análise fatorial, tendo como base dezessete varáveis socioeconômicas, coletadas para as doze mesorregiões do estado, conforme classificação do IBGE. O objetivo dessa análise foi hierarquizar tais regiões em termos de desempenho econômico e social. Depois se recorreu à técnica de agrupamento para combinar as mesorregiões mais homogêneas. Ambas as técnicas sugeriram a seguinte classificação em quatro grupos por ordem decrescente de desenvolvimento econômico: Região Metropolitana de Belo Horizonte; Triângulo/Alto Paranaíba, Sul/Sudoeste e Zona da Mata; Campo das Vertentes, Noroeste de Minas, Central Mineira e Oeste de Minas; Norte de Minas, Jequitinhonha; e Vale do Mucuri.