Ciências Humanas, Letras e Artes

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    Armadilhas do corpo: uma leitura de gênero em Isabel Ferreira
    (Universidade Federal de Viçosa, 2014-03-06) Silva, Franciane Conceição da; Gonçalves, Gracia Regina; http://lattes.cnpq.br/5227210194234819; http://lattes.cnpq.br/6855305429882928; Rodrigues, Inara de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9352017944659693; Cruz, Adélcio de Sousa
    Esta dissertação tem como objetivo estudar o romance O guardador de memórias (2008), da escritora angolana Isabel Ferreira. Nesse contexto, na leitura crítica da obra, inicialmente, atentou-se ao processo de desterritorialização da linguagem das personagens Kiluva e Ana Medrante, que se libertam através de um discurso de insubmissão. Para essa análise, nos embasamos nas teorias de Deleuze e Guattari, presentes no seu livro Kafka, por uma literatura menor (1977). Além da crítica das personagens femininas, analisamos também os personagens masculinos Kafrique e Hunende, homens que se veem impelidos em redefinir sua subjetividade perante a liberdade das mulheres. Para uma melhor compreensão do contexto em que se enuncia a voz da autora, discutimos o processo de formação e solidificação da literatura angolana. Desse modo, considerando-se o longo percurso percorrido pelas mulheres para que fossem reconhecidas como autoras de suas próprias historias, fizemos uma breve trajetória do movimento feminista, trazendo à tona uma abordagem do feminismo negro, embasando-nos nas teorias de bell hooks. Para complementar essa abordagem, trouxemos uma discussão sobre a crise de identidade do homem contemporâneo, que ao se deparar com a emancipação feminina, viu-se obrigado a rever os seus papéis na sociedade patriarcal. Assim, as abordagens desenvolvidas nessa dissertação pretendem, sobretudo, fazer ouvir a voz das mulheres negras, escritoras ou não, que foram submetidas a um processo de exclusão e silenciamento durante toda a sua história.
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    Desmatamento na Amazônia Causas e Consequências: Uma Análise da Construção do Discurso Ambiental nos Jornais O Liberal e A Crítica
    (Universidade Federal de Viçosa, 2014-03-13) Ribeiro, Gilmara dos Reis; Gomes, Maria Carmen Aires; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791838E8; Paes, Cristiane Cataldi dos Santos; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228566A7; http://lattes.cnpq.br/5041853015939122; Mendes, Simone de Paula dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0697972547607328; Rabelo, Ernane Correa; http://lattes.cnpq.br/8619877480026800
    Neste trabalho, propusemos analisar a construção do discurso ambiental, veiculado pelos jornais O Liberal e A Crítica, sobre o desmatamento na Amazônia, suas causas e consequências, a fim de contribuir para a reflexão sobre o fenômeno da formação dos discursos públicos na mídia impressa brasileira. O corpus da pesquisa é formado por 38 matérias publicadas no ano de 2011, sendo 26 do jornal O Liberal e 12 do A Crítica (abarcando os gêneros notícia, reportagem, entrevista, nota e artigos de opinião). Baseando- nos na perspectiva teórico-metodológica da Análise do Discurso da Divulgação Científica (CALSAMIGLIA, 1997; 1996; CASSANY; MARTÍ, 1998; CASSANY; LÓPEZ; MARTÍ, 2000; CATALDI, 2011; 2009; 2008; 2003; CIAPUSCIO, 1997; FERRERO, 2011), identificamos e analisamos os posicionamentos dos atores sociais procedentes dos diversos âmbitos e as estratégias divulgativas utilizadas no discurso de divulgação científica pelos âmbitos científico e ambiental. Relacionando o elemento do controle do poder (VAN DIJK, 2012) e os modos de operação da ideologia (THOMPSON, 2002), analisamos algumas estratégias discursivas para verificar o papel das ideologias (mediadas pelos atores sociais da divulgação debate) no controle de poder. Verificamos, a partir da discussão teórica e das análises que: 1) A divulgação debate no jornal O Liberal foi a que mais favoreceu o debate social, pois, diferentemente do A Crítica, contou com a participação dos âmbitos social e jurídico; 2) As consequências do desmatamento divulgadas pelo A Crítica sempre se relacionaram com o Código Florestal, o que não aconteceu em O Liberal; 3) Em relação aos posicionamentos, muitas vezes, a problemática ̳desmatamento é atenuada; 4) Quanto às estratégias divulgativas, a abordagem divulgada do evento, por se tratar de suas causas, resultou no emprego de linguagem acessível, por ser uma questão mais própria da realidade social do grande público; 5) Quanto ao papel das ideologias nas relações de controle de poder, a divulgação é influenciada pelos diversos atores que participam dela, já que percebemos que o enfrentamento da problemática aparece atrelado a questões de ordem econômica, inclusive no discurso ―ecológico‖. Com base nessas constatações, entendemos que a divulgação debate é um instrumento que pode ajudar na construção de perspectivas mais democráticas a respeito de questões ambientais tão importantes na atualidade.
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    A Palavra iluminada: A arca da aliança - paródia na poesia religiosa de Carlos Nejar
    (Universidade Federal de Viçosa, 2013-03-11) Machado, Cínthia Marítz dos Santos Ferraz; Nascimento, Lyslei de Souza; http://lattes.cnpq.br/2618593450338207; Assis, ângelo Adriano Faria de; http://lattes.cnpq.br/4758858392951831; Gonçalves, Gracia Regina; http://lattes.cnpq.br/5227210194234819
    Esta dissertação pretende um estudo acerca do conjunto de poemas A Arca da Aliança , parte integrante da obra Os Viventes, de Carlos Nejar (2011), poeta e crítico literário brasileiro contemporâneo, pelo viés dos estudos sobre intertextualidade pós-moderna. A Arca da Aliança é uma obra representativa do panorama brasileiro da poesia atual e se faz profícuo texto para a investigação das intersecções discursivas entre o literário e o bíblico, por possuir correspondências muito claras entre os dois textos, o que nos leva ao estudo sobre produtividade poética e paródia pós-moderna. Além disso, se configura como ímpar na produção literária do momento por ter sido confeccionada e incorporada ao livro no decorrer de um período de aproximadamente 20 anos de crescimento e amadurecimento poético. A primeira edição da obra foi em 1979, sendo que a edição de 1995 consta de acréscimos de cerca de 300 novos poemas, dentre eles, o conjunto a que nos propomos estudar. Com base em um suporte teórico que nos oferece possibilidades investigativas e contemplativas sobre o tema, almejamos perscrutar como o poeta reelabora o discurso religioso transpondo-o para o literário na contemporaneidade, ainda que o estudo de poesia contemporânea se limite a uma falta de distanciamento crítico. Deste modo, este tema nos interessa a partir do momento em que possibilita uma pesquisa sobre como o mundo recriado pela iniciativa salvífica de Deus, outrora numa certa linguagem da fé, pode exprimir-se, por sua vez, na linguagem de iniciativa poética?, ou como por meio da iniciativa poética, o artista da palavra recria e reconfigura uma nova ordem do mundo mítico da sagrada escritura. Assim, sondar este tema se faz, para nós, um instigante e pertinente trabalho na área dos Estudos Literários, que busca contribuir para o alargamento dos horizontes da pesquisa literária científica.
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    Eu sou princesa, fora cachorrada: uma análise do discurso da pastora Sarah Sheeva nos Aconselhamentos Sentimentais
    (Universidade Federal de Viçosa, 2014-03-27) Silva, Daniele Renata da; Melo, Mônica Santos de Souza; http://lattes.cnpq.br/5603442663409183; http://lattes.cnpq.br/6531368618959453; Lysardo-dias, Dylia; http://lattes.cnpq.br/0265474404891154; Gomes, Maria Carmen Aires; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791838E8
    Pretendeu-se, através deste trabalho, analisar como o ethos, o pathos e o logos foram utilizados no discurso religioso da pastora Sarah Sheeva, tendo em vista sua intenção de buscar a adesão de novos fiéis e de manter os que já fazem parte da comunidade religiosa. Com esse objetivo, nosso corpus se constitui de 6 Aconselhamentos Sentimentais publicados pela pastora no Youtube. Na sequência, optamos por, após a transcrição, descrever a organização discursiva e interpretar os dados com base no arcabouço teórico referente aos estudos da argumentação, baseados no tripé logos, ethos e pathos; e também nos estudos sobre gêneros. Utilizamos, na análise, Amossy (2011), Charaudeau (2007, 2010, 2011), Perelman (1996), Maingueneau (2011), entre outros autores. Através da análise do logos, percebemos que Sarah Sheeva utiliza diversos argumentos lógicos na construção do seu discurso. No que se refere à dimensão do ethos nos Aconselhamentos, constatamos que os principais ethos relacionados à imagem de Sarah Sheeva foram o de virtude, solidariedade e credibilidade e que os ethos relacionados à imagem da pastora são construídos não só pelo seu discurso, mas também pela sua forma de se vestir e de se comportar. Concernente à análise do pathos, temos que a argumentação de Sarah Sheeva é construída não só a partir de uma lógica, mas também pautada no emocional, e que ela intenta articular a razão e a emoção com a principal finalidade dos aconselhamentos, que seria manter os sujeitos que já a seguem e captar os fiéis que ainda não compartilham dos seus preceitos. Por fim, através da análise dos imaginários sociodiscursivos sobre a mulher, constatamos que há no discurso de Sarah Sheeva a reprodução de um ponto de vista tradicional que condena a liberdade feminina, duramente conquistada ao longo dos anos.
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    A influência do feedback do professor no processo de revisão e reescrita textual: uma experiência com alunos do PROEJA
    (Universidade Federal de Viçosa, 2014-04-30) Bouzada, Cristiane de Paula; Paes, Cristiane Cataldi dos Santos; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228566A7; Silva, Adriana da; http://lattes.cnpq.br/7733749861812383; http://lattes.cnpq.br/3362573410362306; Barcelos, Ana Maria Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3845753380051358; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834
    No contexto escolar de ensino de Língua Portuguesa, os Parâmetros Curriculares Brasileiros - PCN (Brasil, 1997) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio - OCEM (Brasil, 2006), entre outros documentos oficiais, orientam para um trabalho que toma a escrita como uma atividade processual-discursiva em que a revisão e a reescrita exercem papel fundamental para o aprimoramento do texto e para desenvolvimento da habilidade de escrita do aluno. Uma das maneiras para o professor acompanhar e orientar seus alunos durante esse processo é através do feedback escrito. Esta pesquisa objetivou investigar se esse tipo de feedback se mostraria como uma ferramenta pedagógica eficaz para a professora auxiliar alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA durante o processo de revisão e reescrita textual e para a elevação da qualidade dos textos de produzidos. Para isso, baseando-nos, entre outros, em Marcuschi (2008), Koch (2011, 2006, 2005), Bronkart (2001) Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010), Ruiz (2013), desenvolvemos e aplicamos uma Sequência Didática voltada para o trabalho de reconhecimento e produção do gênero textual artigo de opinião. Os alunos receberam feedback da professora durante as etapas de revisão e reescrita de seus textos através de orientações escritas relativas a aspectos discursivos, a aspectos textuais e a aspectos linguísticos do texto, separadamente. Os resultados indicam que o feedback da professora foi capaz de ajudar, de forma significativa, alguns, mas não todos os alunos.
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    Nos umbrais da Frívola City: perversão e modernidade em Dentro da noite, de João do Rio
    (Universidade Federal de Viçosa, 2014-03-28) Tardin, Bruno Oliveira; Roani, Gerson Luiz; http://lattes.cnpq.br/4615421443869964; http://lattes.cnpq.br/2855230769850080
    O trabalho que aqui se apresenta tem por objetivo analisar, a partir da teoria psicanalítica de tradição freudiana e jungiana, bem como dos postulados teóricos a respeito da representação da modernidade pela Literatura, de Latuf Isaias Mucci, Renato Cordeiro Gomes e Walter Benjamin, diante do clima de modernidade instaurado pelos anos da Belle Époque de manifestação carioca, bem como averiguar a manifestação de tipos e padrões perversos através do sujeito moderno, pelo viés do discurso literário de João do Rio em sua obra Dentro da noite. A meta é aplicar adequadamente a fortuna teórico-crítica resgatada no estudo dos contos presentes na coletânea de João do Rio, a fim de que se comprove a existência de uma fenomenologia da perversão dentro de seus tipos literários.
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    Estudo da influência do gênero esquema na produção do resumo acadêmico
    (Universidade Federal de Viçosa, 2014-04-01) Murta, Ailly Cristina; Silva, Adriana da; http://lattes.cnpq.br/7733749861812383; http://lattes.cnpq.br/3947428788947639; Corrêa, Hércules Tolêdo; http://lattes.cnpq.br/9999029041649489; Paes, Cristiane Cataldi dos Santos; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228566A7
    Este estudo se ancora nos pressupostos da Linguística Aplicada, Linguística Textual, Processo de Retextualização e Gêneros para o seu desenvolvimento. Essa pesquisa desenvolveu-se na Universidade Federal de Viçosa e como objetivo geral, buscouanalisar a influência do gênero esquema na elaboração do resumo acadêmico. Para tanto, buscou-se: (i) verificar a compreensão do texto-fonte através da análise dos questionários de compreensão produzidos pelos alunos de LET 102 Leitura e Produção de Textos I e LET 104 Oficina de Leitura e Produção de Gêneros Textuais Acadêmicos; (ii) descrever como os alunos de ambas as turmas retextualizaram o artigo de opinião em um resumo inicial, bem como analisar se houve modificação para o resumo final com relação à noção de autoria; (iii) analisar os esquemas produzidos pelos alunos de LET 102 como satisfatórios ou não satisfatórios (iv) comparar as diferenças entre os resumos finais produzidos pelas duas turmas levando em consideração o grau de informatividade e a coerência e (vi) refletir sobre a influência do gênero esquema na elaboração do resumo final dos alunos de LET 102, bem como avaliar se a ausência do esquema trouxe algum prejuízo à produção final dos alunos de LET 104. Como resultado da análise dos questionários de compreensão, os participantes de ambas apresentaram médias satisfatórias e próximas o que habilitou a continuação do desenvolvimento da pesquisa. A análise da presença de autoria mostrou uma evolução considerável dos resumos iniciais para os finais, como fruto das discussões em sala de aula. Feita essa análise, avaliamos o desempenho dos esquemas preenchidos pelos participantes de LET 102 e apresentaram um desemprenho satisfatório nessa etapa. Em nenhuma das duas turmas encontramos resumos com alta informatividade, o que indica que o sujeito resumidor sintetiza a maior parte das informações apresentadas no texto. Comparando as duas turmas, os valores apresentados nos mostraram que não houve uma influência positiva da utilização do gênero esquema na produção do resumo acadêmico, ixposto que as produções finais dos participantes de LET 102 não apresentaram um maior desempenho do que aqueles que não utilizaram o esquema em suas retextualizações.
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    Autoestudo sobre as emoções de uma professora de inglês em uma escola pública
    (Universidade Federal de Viçosa, 2014-03-21) Rezende, Thalita Cunha; Barcelos, Ana Maria Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3845753380051358; http://lattes.cnpq.br/1794044722771953; Aragão, Rodrigo Camargo; http://lattes.cnpq.br/1643952376890753; Coelho, Hilda Simone Henriques; http://lattes.cnpq.br/5771180375483519
    Pesquisas sobre a prática de professores e o processo de ensino/aprendizagem têm explorado questões de cunho emocional há pelo menos trinta anos (ZEMBYLAS, 2003). De acordo com Hargreaves (2000), a dimensão emocional é um dos aspectos mais fundamentais do ensino. Zembylas (2003) argumenta que emoções de professores estão relacionadas a fatores como sua identidade, suas crenças e valores, à política do contexto de trabalho, ao relacionamento com alunos e colegas de trabalho e à prática do professor. Embora estudos sobre esse tema sejam bem desenvolvidos no contexto internacional, investigações sobre emoções de professores na área da Linguística Aplicada no Brasil são ainda escassos, como apontam Coelho (2011) e Candido Ribeiro (2012). Baseando-me, nos pressupostos teóricos de Hargreaves (1998, 2000), Zembylas (2003, 2004), O Connor (2008) e Coelho (2011) e, sobretudo, nas reflexões do biólogo chileno Humberto Maturana (1996, 2001, 2002, 2009) sobre emoções, neste trabalho, investigo minhas emoções enquanto professora de inglês em uma escola pública. Para tanto, utilizo o tipo de pesquisa do autoestudo (SAMARAS, 2011) e busco responder às seguintes perguntas de pesquisa: (1) Quais são as minhas emoções e como elas são construídas? (2) Qual é a relação entre minhas emoções e ações no contexto da escola? (3) De que forma minhas emoções informam minha prática? Para responder a essas perguntas, utilizei como instrumentos de coleta de dados diário de emoções (ZEMBYLAS, 2004) e memorando da amiga crítica (SAMARAS, 2011). Os resultados apontaram para emoções de tristeza, frustração e indignação em relação à minha prática, à relação com alunos e colegas de trabalho, à política educacional e à cultura do contexto que me levaram a ações contraditórias em um primeiro momento e emoções de felicidade, entusiasmo e esperança em um segundo momento. Os resultados também revelaram para a importância da reflexão para transformações nos domínios de ação.
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    A humanização do divino e o erotismo em Hilda Hilst
    (Universidade Federal de Viçosa, 2014-03-26) Santos, Milene de Fátima; Roani, Gerson Luiz; http://lattes.cnpq.br/4615421443869964; http://lattes.cnpq.br/0877453297698612; Nascimento, Lyslei de Souza; http://lattes.cnpq.br/2618593450338207; Leitão, Cláudio Correia; http://lattes.cnpq.br/8607546197246720; Silva, Francis Paulina Lopes da; http://lattes.cnpq.br/7690315002084931
    No presente trabalho, estudamos as relações entre a literatura e o sagrado, analisando esta interlocução em Poemas malditos, gozosos e devotos (1984) e Sobre a tua grande face (1986), de Hilda Hilst, e verificando como se dá o processo de humanização do divino nas obras em questão. Analisamos também as formas de aproximação do eu lírico para com o ser divino, bem como a importância do erotismo para a construção de uma imagem metafísico-religiosa. Como corpus, analisamos oito poemas hilstianos sendo quatro de cada obra e como resultado, constatamos que a humanização do divino se faz, sobretudo, através da palavra e da caracterização humana conferida a Deus. Em Poemas malditos, gozosos e devotos (1984), o sagrado aparece, dentre outras formas, através de apóstrofes a Deus, mas se mostra, principalmente, pela revelação do ser divino enquanto uma entidade sagrada, soberana aos seres humanos. Para a realização desta pesquisa, utilizamos como aparato teórico as teorias de Mircea Eliade (2010), Suzi Frankl Sperber (2011) e Rudolf Otto (2007) acerca do sagrado; a teorização de José Carlos Barcellos (2001) sobre a espiritualidade e os estudos de Alcir Pécora (2005, 2010) e Nelly Novaes Coelho (1993) acerca da lírica hilstiana.
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    Gênero Moralidade: Uma análise de Auto da Alma e Auto da Barca da Glória, de Gil Vicente
    (Universidade Federal de Viçosa, 2014-03-31) Freitas, Amanda Lopes de; Dudalski, Sirlei Santos; http://lattes.cnpq.br/5589206381205301; http://lattes.cnpq.br/6830310718895399; Roani, Gerson Luiz; http://lattes.cnpq.br/4615421443869964
    Esta dissertação de mestrado tem como objetivo o estudo da moralidade em Gil Vicente, investigando as características estético-ideológicas do gênero e sua relação com a recepção da ideia de morte na Baixa Idade Média. Para tal fim, serão analisadas as moralidades Auto da Alma (1518) e Auto da Barca da Glória (1519), destacando as principais características de cada texto, como a alegoria, a ideologia religiosa e a recepção da ideia de morte presente em cada uma das obras. A moralidade foi possivelmente a maior realização do teatro de Gil Vicente. Apesar do limitado número de moralidades stricto sensu produzidas pelo autor, que as escrevia de modo bastante esporádico, pode-se afirmar que a beleza plástica dos textos, concebidos principalmente pelo uso da alegoria, elevou o gênero à categoria de obra-prima do teatro universal. A preocupação com a morte, que em nenhuma outra época foi tão valorizada como em fins da Idade Média, também serviu de mote para a construção do gênero dentro do teatro de Gil Vicente, partindo da premissa que a intenção didática da moralidade serviu como doutrina moral que ensinava a arte do bem morrer. Dentre os estudos que nos serviram de suporte teórico para a realização deste trabalho, destacam-se os de Saraiva (1965,1995,2000), Keates (1962), Reckert (1977), Teyssier (1982), Bernardes (2003,2006,2008) e Berardinelli (2012) no âmbito da crítica vicentina; com relação aos estudos sobre teatro, alegoria e moralidades estrangeiras, os principais autores em que nos embasamos são Craig (1950), Pineas (1962), Potter (1975), Hansen (1986), Naves (2001), Berthold (2008), Heliodora (2008), Saraiva e Bernardes; Sobre a representação da Morte na Baixa Idade Média utilizamos os estudos de Huizinga (1985) e Ariès (2003) em consonância com os de Martins (1969) , Infantes (1977) e Ugarte (2009).